A Polícia Militar do Paraná, através do 2º Batalhão, lançou
oficialmente o APP 190 – EMERGÊNCIA PARANÁ nesta sexta-feira, 8, para
solicitação de atendimento de ocorrência nos 22 municípios que com área desta
Unidade: Jacarezinho, Cambará, Carlópolis, Ribeirão Claro, Santo Antônio da
Platina, Ribeirão do Pinhal, Abatiá, Jundiaí do Sul, Joaquim Távora, Guapirama,
Quatiguá, Siqueira Campos, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Salto do
Itararé, São José da Boa Vista, Ibaiti, Japira Jaboti, Pinhalão, Conselheiro
Mairinck e Tomazina.
sendo que na data de ontem (07/03) ocorreu o lançamento da
área do 18º BPM (Cornélio Procópio e região) e no decorrer da semana ocorrerão
os lançamentos para demais áreas do 2º Comando Regional: 15º BPM – Rolândia
(11/03), 10º BPM - Apucarana (12/03), 6º Companhia Independente (13/03) -
Ivaiporã e 7ª Companhia Independente - Arapongas (14/03).
As pessoas podem baixar o aplicativo gratuitamente em seus
celulares, desde que tenham o sistema operacional Android ou IOS. Após baixar o
aplicativo, o usuário fará um cadastro rápido no portal Governo Digital, com
informações pessoais (nome completo, RG, CPF, e-mail) e a partir daí será
criado um perfil que armazenará todo o histórico de solicitações e atividades.
Sobre a abertura de ocorrência
Com o aplicativo instalado, o usuário poderá solicitar
atendimento para quaisquer tipos ocorrência. Na tela de abertura de ocorrência
está disponível ícones para solicitações rápidas para situações de violência
doméstica, perturbação do sossego e trânsito. Para os demais crimes, tipo
roubo/furto, pessoas suspeitas, etc o usuário acessará o ícone Outros, também
disponível na mesma tela.
O usuário pode ainda inserir no chamado 02 fotos e 01 vídeo
sobre o fato solicitado, bem como acompanhar o andamento do atendimento pela
tela “minhas ocorrências – andamento”, consultando as providências tomadas até a
finalização.
Uma inovação importante comparada ao sistema tradicional de
acionamento através do telefone 190, é a disponibilidade de acesso para
usuários com deficiência fonoaudiólogica, sem precisar de uma terceira pessoa
com a capacidade de fala e audição para intermediar com a Polícia Militar,
bastando cadastro em seu perfil com apoio às necessidades de comunicação com
tradução em libras.
Conversando diretamente com o Policial Militar
O aplicativo ainda disponibiliza uma tela de Chat, na qual o
usuário poderá conversar diretamente como Policial Militar atendente trocando
informações acerca das suas ocorrências em andamento.
Para o comandante do 2º Batalhão, Tenente-Coronel José Luiz
de Oliveira, esse afirmou que aplicativo vem ao encontro dos anseios da
comunidade no sentido de agilizar os atendimentos, bem como coloca a Polícia
Militar alinhada com a modernidade: “Nos dias de hoje são inúmeros serviços
públicos que estão disponíveis para acesso através de um smartphone e a Polícia
Militar do Paraná não poderia ficar para trás. O aplicativo traz inovações que
revolucionarão a maneira com que cidadão se comunica com a Polícia Militar. Ao
solicitar um atendimento, por exemplo, ele poderá inserir fotos e vídeos no seu
chamado, conversar com o atendente através de “chat”, inclusive com
disponibilidade da comunicação em libras.
"Outro fato importante é a possibilidade do usuário
poder acompanhar a sua solicitação até o desfecho da ocorrência, gerando,
assim, um nível maior de satisfação pelo serviço recebido. Ressalto, por fim,
que os atendimentos pelo telefone 190 continuarão normalmente e o aplicativo
vem a somar mais uma maneira que o cidadão tem em mãos, literalmente, para
acionar a Polícia Militar", finalizou o Comandante.
COMUNICAÇÃO BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR
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