Professores e funcionários das escolas da rede estadual de ensino
terão seis dias destinados exclusivamente para estudo e planejamento
divididos em três períodos, nos quais os servidores terão mais tempo
para atualização e preparação de ações para o ano letivo.
O primeiro momento acontece nos dias 11, 12 e 13. Já o segundo
encontro irá acontecer no retorno do recesso de julho, nos dias 25 e 26.
Em outubro, o primeiro sábado do mês também será dedicado a essas
atividades.
A mudança no calendário e a ampliação do período para estudo e
planejamento atende a uma demanda dos professores e funcionários. “O
objetivo dos dias de Estudo e Planejamento é propor coletivamente a
implementação de ações que impactem na melhoria da aprendizagem”,
explicou o superintendente da Educação, Raph Gomes Alves. Segundo ele,
possibilitar essa troca de experiências e a elaboração de planos de ação
é fundamental para aprimorar a aprendizagem.
ATIVIDADES – O cronograma foi elaborado pela Secretaria de Estado da
Educação para ampliar o tempo destinado à preparação dos profissionais e
garantir a continuidade do projeto de aprendizado definido no início do
ano letivo.
Dando sequência aos estudos iniciados na formação dos diretores,
realizada em janeiro, a ideia é que os professores se debrucem sobre os
dados do Ideb (indicador da qualidade da educação básica no Brasil) e
estabeleçam metas e planos de ação, visando aprimorar o processo de
aprendizagem.
CRONOGRAMA - A Secretaria da Educação elaborou materiais para
subsidiar o desenvolvimento dessas atividades. No primeiro dia, os
professores vão trabalhar as questões relacionadas à avaliação e
resultados obtidos por suas escolas.
No segundo dia, receberão materiais diferenciados: primeiro sobre
Gestão de Sala de Aula e Liderança no processo educativo e depois sobre
organização interna e tecnologia e inovação, material esse que poderá
ser utilizado conforme opção da escola.
O terceiro dia será destinado à elaboração do planejamento das aulas,
começando pela primeira quinzena de aulas, a partir do Plano de Ação e
das metas estabelecidas no primeiro dia. A proposta é que durante a
primeira quinzena os professores façam um nivelamento da aprendizagem
dos alunos, de modo a identificar as fragilidades dos estudantes e
elaborar ações didáticas de superação.
De acordo com o superintendente da Educação, o objetivo dessas
atividades é ajudar os professores a analisar os indicadores
educacionais, levantando hipóteses sobre as causas das dificuldades e
fragilidades dos estudantes.
FONTE: Agência de Notícias
Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???