Mossato defende a desburocratização do licenciamento ambiental

Candidato a deputado estadual, o ex-presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato, destaca entre as suas propostas a necessidade de modernizar a legislação estadual para proteção do meio ambiente e geração de emprego.
"Muitos reclamam da demora na emissão dos licenciamentos ambientais, mas muito disso se deve à falta de atualização das nossas próprias leis", explica. Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o candidato defende a desburocratização do licenciamento ambiental aliado a novos métodos de preservação do meio ambiente.
 "Sabemos que o Estado é burocrático e que muitos procedimentos podem le-var muito tempo para serem feitos, mas isso também se deve à falta de modernização da legislação. Hoje em dia temos tecnologias de monitoramento e controle de impactos muito mais eficientes que as nossas leis limitam", defende.
Segundo ele, a implementação de sistemas de informação feita nos últimos anos no IAP, como o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), reduziu em 60% o tempo de espera do usuário e já tem auxiliado na modernização de procedimentos. "Hoje uma Licença Ambiental Simplificada chega a ser emitida em menos de 30 dias, antigamente a solicitação da mesma documentação chegava a demorar meses para ser analisado pelos nossos técnicos", disse.
O sistema, implementado em 2014 pelo IAP em parceria com a Celepar, permitiu que a população pudesse solicitar licenciamento ambiental e determinadas autorizações através da internet. A dispensa do licenciamento ambiental também pode ser emitida online e em poucos dias. "Acredito que ferramentas como essa, um concurso público para repor o quadro ambiental e um novo modelo de gestão ambiental do estado podem contribuir muito para que o Paraná continue se desenvolvendo, gerando empregos e preservando o meio ambiente", conclui.
Tarcísio é candidato pela primeira vez a um cargo eletivo e diz ter se colocado à disposição da população pela necessidade de ter um representante que defenda e conheça a área ambiental. "Dos atuais candidatos, me considero o mais preparado, pois sou servidor de carreira do IAP e já atuei no licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental. Sei dos anseios dos servidores da área e daqueles que defendem o desenvolvimento conciliado com o meio ambiente", disse.

Conheça algumas das propos-tas do ex-presidente do IAP:
Desburocratizar o licenciamento ambiental

Fortalecer o desenvolvimento agrícola e industrialização do Estado do Paraná aliado ao fomento da conservação da biodiversidade

Fortalecer a gestão ambiental dos municípios

Revitalizar a fauna dos rios do Paraná

Fomentar as pesquisas cientí-ficas em prol do desenvolvimento sustentável

Fortalecimento do Norte Pioneiro

Defender o projeto Angra Doce junto com a ONU
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???