Os primeiros reflexos da paralisação dos caminhoneiros iniciada em todo o País na manhã de segunda-feira (21) em protesto ao preço do óleo diesel foram percebidos nesta quarta-feira (23). O terceiro dia de manifestações começou com filas de veículos em todos os postos de combustíveis do Norte Pioneiro, o que fez esgotar os estoques da grande maioria das empresas antes mesmo do meio-dia.
A falta de álcool, gasolina e diesel nos postos de combustíveis da região é apenas um prenúncio do que está por acontecer nos próximos dias caso nenhuma medida emergencial for anunciada pelo governo federal. Ainda que numa proporção inferior, alguns supermercados da região já registram falta de alimentos nas prateleiras, principalmente os perecíveis como carne, frutas, verduras e hortaliças.
De acordo com representantes da categoria, responsáveis pela mobilização em Santo Antônio da Platina, as tratativas junto ao governo federal não avançaram e o protesto seguirá por tempo indeterminado. “Existem muitos áudios falsos circulando nas redes sociais anunciando o fim das manifestações, mas continuaremos firmes na luta pelos interesses do povo brasileiro, que é quem paga esses políticos que deixaram o País nesta situação lastimável”, pondera empresário do setor de transportes Sandro da Silva Delfine.
Segundo os organismos de segurança, até o fim da tarde desta quarta-feira (23) havia 90 pontos de paralização em todo o Paraná. De acordo com a PRF, os trabalhadores cumprem a determinação judicial de que as rodovias não devem ser completamente bloqueadas. Em caso de bloqueio total a multa é de R$ 100 mil por hora.
A última alta do produto ocorreu na segunda-feira (21), quando a Petrobras aumentou o preço da gasolina em 0,9% e do diesel 0,97%. Na terça-feira (22) a Petrobras anunciou queda nos preços dos combustíveis, mas afirmou que a medida não foi adotada por pressão política e sim devido à queda do dólar.
Também na terça-feira, o governo realizou diversas reuniões para tratar do tema ‘combustíveis’ e afirmou que vai diminuir a incidência de impostos sobre o diesel, o que não ocorreu até o fim da tarde desta quarta-feira.
REFLEXOS
Na tarde desta quarta-feira, a Prefeitura de Jacarezinho informou que parte dos serviços no município será suspensa a partir desta quinta-feira (24) pela falta de combustíveis em consequência do protesto dos caminhoneiros.
Conforme o diretor municipal de Trânsito Aparecido Donizete Elero, somente os trabalhos emergenciais serão realizados. “Pedimos para que a população evite jogar entulhos e lixos nas ruas, pois não serão coletados até normalizar a situação da greve dos caminhoneiros”, destacou.
A empresa responsável pela coleta de lixo doméstico na cidade informou que os trabalhos serão realizados somente até terça-feira (29). No setor da Saúde, por ora, o atendimento continuará normal.
FONTE: LUIZ GUILHERME - TANOSITE
FOTO: ANTÔNIO PICOLLI - TRIBUNA DO VALE
0 Comments:
O que você achou desta matéria???