Nesta quarta-feira, 9, em Brasília, a governadora
Cida Borghetti defendeu a realização de audiências públicas em todas as
regiões do Paraná para construir um novo modelo de concessão das
rodovias federais, que alie mais obras e reduza as tarifas para um valor
50% mais baixo que os atuais. “Objetivo é a redução, em média, de 50%
das tarifas atuais com a execução de mais obras, em especial,
duplicações”, disse ela durante reunião com o ministro dos Transporte,
Valter Casimiro.
Segundo a governadora, a renovação dos atuais contratos está descartada e
é preciso debater qual o modelo a ser adotado. “Nossa população, nosso
setor produtivo, enfim, nós paranaenses que temos que liderar esse
processo e decidir sobre o assunto. Queremos rodovias melhores, mais
seguras e com custo mais baixo para o usuário”, acrescentou a
governadora.
Cida Borghetti pediu ao ministro uma nova delegação das
rodovias federais que formam o Anel de Integração e acordaram que o
Estado e a União vão discutir em conjunto um novo modelo de concessão
das estradas.
Cida disse que o Paraná quer ser protagonista na construção dos futuros
processos de concessão e solicitou formalmente ao Ministério dos
Transportes uma nova delegação das rodovias federais. “Os paranaenses
conhecem a realidade e sabem das necessidades de cada região. O debate
tem que ser feito no Estado. Aprendemos com o pedágio criado há duas
décadas e sabemos onde precisamos agir. As contribuições da sociedade
serão fundamentais neste trabalho”, disse ela.
O ministro dos Transportes disse que o governo federal está aberto a
debater esta questão com todos os órgãos envolvidos no processo,
inclusive o Tribunal de Contas da União (TCU). Ele afirmou que por
princípio é favorável à delegação das rodovias aos estados porque os
processos licitatórios são mais rápidos. "Geralmente os estados têm mais
agilidade nas concessões que o Governo Federal. Estamos dispostos a
evoluir nessas tratativas", disse.
DIÁLOGO - O secretário estadual de Infraestrutura e
Logística, Abelardo Lupion, disse que, a partir do diálogo aberto com o
ministro, haverá reuniões entre o Departamento de Estradas de Rodagem
do Paraná (DER-PR) e técnicos do Ministério dos Transportes para tratar
do processo de concessão. O objetivo, segundo ele, é criar um modelo
para o País. “Não abrimos mão de definir o futuro das concessões no
Paraná”, reforçou Lupion.
Dos 2,5 mil quilômetros de rodovias que formam o Anel de Integração,
cerca de 1,8 mil quilômetros são federais delegadas ao Estado. Os
contratos de concessão iniciados no fim da década de 90 se encerram em
2021.
Cida quer obras nas rodovias e tarifa de pedágio 50% mais barata no Paraná
10.5.18
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Governo do Estado
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