Há cinco anos, os 155 estudantes do 6° ao 9° ano do ensino
fundamental do Colégio Estadual Ubaldino do Amaral, em Santo Antônio da
Platina, no Norte Pioneiro, estudam em tempo integral no chamado turno
único. Para que a rotina diária de nove horas de aula seja mais
dinâmica, a escola desenvolveu uma metodologia com salas de aulas
temáticas para organizar os horários e os espaços escolares – são as
salas ambiente.
A metodologia oferece espaços diferenciados que estimulam e promovem a
aprendizagem e melhoram as condições de trabalho do professor e o
interesse dos estudantes inseridos na Educação em Tempo Integral,
facilitando o uso de equipamentos e materiais diversificados específicos
do ensino em turno único.
Para os professores, esse sistema facilita a organização do trabalho e
dos materiais didáticos em um mesmo local, evitando o deslocamento por
diferentes salas. “Já para os alunos, proporciona outra organização dos
materiais de apoio didático e também o auxílio de imagens que ajudam na
compreensão dos conteúdos”, disse a diretora Edilene Chaves Ribeirete.
No intervalo de cada aula são os alunos que mudam de sala (no ensino
regular é o professor que vai até o aluno). De acordo com a diretora, ao
se deslocarem para a próxima sala, os alunos saem da rotina de esperar o
professor. “Além disso, há sempre um ambiente novo, com espaços que
acompanham as temáticas das disciplinas e conteúdos que são trabalhados
pelos professores”, explicou.
A escola possui duas salas temáticas de língua portuguesa e de
matemática, uma para aulas de ciências, geografia, língua estrangeira
(inglês, espanhol e francês), história e arte. Nas salas de matemática,
por exemplo, há modelos de sólidos geométricos pendurados e na de
geografia há mapas nas paredes.
“O ensino em tempo integral no turno único exige muito do aluno,
então optamos por criar algo diferente, que saísse um pouco da rotina e
os motivasse. Dessa maneira a sala se transforma em um livro aberto”,
destaca Edilene.
O aluno Ricardo Henrique Guiotto, 14 anos, do 9° ano, aprovou a
iniciativa. “As salas ficaram mais bonitas, coloridas, e sem aquele
mesmo aspecto de sempre, branco e sem vida”, disse. “Acho legal poder
ficar mais tempo na escola porque é mais divertido e posso aprender
coisas novas”, disse.
A colega dele Júlia de Oliveira Santos, também de 14 anos e do 9°
ano, disse que as salas deixam o ambiente mais atrativo. “Não fica tão
cansativo porque os espaços são sempre alterados com novas pinturas”,
contou.
Segundo o chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria de
Estado da Educação, Cassiano Ogliari, as salas ambiente promovem a
curiosidade dos estudantes e a criatividade dos professores das várias
disciplinas. “Essa iniciativa favorece a articulação entre os diversos
conhecimentos de cada área”, disse. A chefe do Núcleo Regional de Educação Magda Cristina também acompanha o projeto.
FONTE: Agência Estadual de Notícias
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