Clínica de Odontologia da UENP inicia atendimento a pacientes

A Clínica de Odontologia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, neste mês de março, os primeiros atendimentos à comunidade. Com capacidade para tratamento do público infantil ao adulto, a Clínica possui estrutura para realizar 280 procedimentos odontológicos e 520 exames semanalmente.

Seu José Benedito da Silva Filho, de 38 anos, do município de Jacarezinho, foi o primeiro paciente da Clínica da UENP.  Ele disse que procurou atendimento por estar com forte dor de dente.  “Fiquei com dor por quatro meses mais ou menos. Quando vi que começou a piorar, tive que buscar uma solução”, conta. Seu José foi encaminhado pelo Posto de Saúde e aprovou o trabalho realizado pelas graduandas do curso de Odontologia.
“O atendimento está sendo ótimo. Às vezes você vai em alguns dentistas. Chega lá, ele só pede para você abrir a boca. Aqui eles perguntam, fazem uma radiografia completa de você. Tava precisando disso em Jacarezinho mesmo”, acentua. Pela qualidade e gratuidade, seu José pretende garantir acompanhamento odontológico à família inteira. “Quero trazer minha mulher e meus dois filhos de 11 anos e de 2 meses, para serem acompanhados pela Clínica. Fiquei bastante satisfeito”, diz seu José.      
Quem realizou o primeiro atendimento pela Clínica da UENP foram as acadêmicas Giovanna Moretti, que atuou como operadora, e Fernanda Millan, que a auxiliou. Giovanna fala da emoção pela experiência. “Foi mágico, foi encantador. Esperamos muito por esse momento. É uma sensação inexplicável ter um paciente sentado na nossa cadeira, e a gente trabalhar pela primeira vez como (aprendiz de) cirurgiã dentista. Estou muito feliz”, partilha.
Giovanna conta que antes do primeiro procedimento realizado no seu José, foi preenchida uma Fixa de Anamnese, com dados sobre exames físicos intraorais, extraorais que ficarão arquivados na Clínica da Universidade. “Esse documento vai dizer tudo que foi feito, que já estava feito e que fizemos com aquele determinado paciente”, explica Giovanna.
Para Fernanda, havia muita expectativa em relação ao atendimento. “A gente esperou muito por isso. Chegamos aqui e foi tudo que imaginávamos. Foi demais!”, resume. “Lógico que há dificuldades, principalmente para a gente que é a primeira vez. Alguns procedimentos podem demorar mais que o normal, mas nos preparamos para isso”, finaliza.
Dona Regina Freitas Alves, de 55 anos, moradora de Jacarezinho, também foi uma das primeiras pacientes da Clínica. Com necessidades especiais em relação ao tratamento por realizar hemodiálise semanalmente, dona Regina necessitará de um acompanhamento bastante cuidadoso. “O dente meu já faz tempo que era para eu ter vindo fazer. Porque meu dente amoleceu, quebrou e ficou só a raiz. Quando foi ano passado, eu fui lá no postinho, a moça examinou minha boca e me deu uma cartinha. Daí levei no posto e demorou para me chamar. Eu fui, conversei, e o Posto me encaminhou para cá”, relata.
Após os primeiros tratamentos recebidos, dona Regina aprovou. “Gostei do atendimento, foram bem atenciosas. Se continuar assim, está excelente”. Laura Camargo e Liciane Meire, que realizaram o atendimento à dona Regina, contam que a bagagem teórica oferecida pelo curso de Odontologia proporcionou segurança para realizar os procedimentos, embora o natural e esperado nervosismo.  “Eu fiquei um pouco nervosa antes, porque muita coisa que você vê na teoria e não faz na prática, acaba não sedimentando. Principalmente atendimento a pacientes”, pondera Laura.
“Mas o atendimento foi muito tranquilo porque ela é uma senhora muito querida. Foi muito gostoso – uma sensação muito boa”, complementa. Liciane destaca que, durante o procedimento, os estudantes puderam contar com a atenção dos professores, caso houvesse alguma dúvida. “Os professores nos deram todo auxílio que precisávamos”, disse.
O professor José Sidney Roque, que acompanhou os atendimentos, explica que na primeira clínica foi realizado exame clínico radiográfico e uma triagem dos pacientes. Após a triagem, aqueles aptos a receber atendimento foram agendados para serem operados.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???