Casa de Apoio de Londrina atende acompanhantes do Norte Pioneiro


Noêmia Benedita de Santo Antônio da Platina

Depois de 39 anos funcionando em um imóvel no conjunto do Café, a Casa de Apoio do Hospital Universitário, mantida pela Associação dos Voluntários do HU, mudou de endereço. As atividades agora são realizadas em um imóvel alugado, localizado na rua Arlindo Antônio Vieira, 67. O novo espaço está a menos de 100 metros da rotatória do HU. A casa oferece cama, café da manhã, almoço e jantar para acompanhantes de pacientes que são de fora de Londrina e não possuem condições de pagar um hotel ou uma pensão.
A doméstica Noêmia Benedita dos Santos, 43, é de Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro) e acompanha o marido que está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HU. "A casa de apoio tem sido muito importante, porque eu não tenho parentes para estes lados. Como é que eu ia ficar sem essa benção?", destacou, ressaltando que é inviável se deslocar todos só dias entre Santo Antônio da Platina e Londrina. "Se não tivesse essa casa de apoio eu estaria dormindo na rua. Estou aqui há dois meses.
" Maria dos Anjos Tavares, 59, trabalha na instituição há seis anos e diz que a nova sede é melhor. "Ela é grande, acolhe mais pessoas. Lá na casa antiga havia 10 leitos e eles não eram suficientes. Havia dias em que chegavam as pessoas e a gente jogava colchão no chão. Hoje, a parte de cima da casa, que é a ala feminina, possui dez camas; e na parte de baixo, que é a dos homens, possui cinco camas." Ela destacou ainda que o novo endereço facilitou o deslocamento entre o hospital e a casa de apoio. "As pessoas se perdiam e ficavam procurando a casa. Não que seja tão difícil, mas para quem é de fora é complicado", apontou.

FONTE: Jornal Folha de Londrina
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???