O Departamento
de Trânsito do Paraná (Detran) investe em serviços digitais para
diminuir filas e atender os usuários de forma mais rápida e eficiente.
Desde que foi criado, em 2011, já são 15 milhões de atendimentos pelo
sistema Detran Fácil, que disponibiliza cerca de 20 processos e
consultas pela internet, aplicativo de celular, terminais de
autoatendimento e TV digital.
"As
plataformas online fazem parte de uma tendência irreversível nos
serviços públicos e o Paraná tem sido pioneiro na oferta de novas
facilidades”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. Ele
explica que os usuários conseguem solicitar documentos, agendar aulas e
exames e até entrar com recursos de multas sem precisar ir até uma sede
física do departamento. “É bom para quem usa e para quem depende do
atendimento presencial, já que a demanda no balcão também diminui”.
Desde
a criação da plataforma, a autarquia aposta em novas opções de serviços
para o público. Em 2017, o Detran lançou um novo aplicativo para
celulares, smartphones e tablets, voltado especialmente para candidatos à
primeira habilitação.
O
app permite que o futuro motorista acompanhe o passo a passo do
processo, desde a contratação do Centro de Formação de Condutores até a
entrega da CNH aos aprovados. A ferramenta tem ainda agenda de exames,
aulas, consulta de taxas e resultados, além de um canal exclusivo para
falar com a central de atendimento do Detran e simulado do teste teórico
de direção.
A
autarquia conta ainda com o aplicativo DetranPR, que ganhou nova versão
e mais funcionalidades no último ano, e permite ver a pontuação da
habilitação, extrato de débitos do veículo, solicitar segunda via de
documentos, imprimir guia de licenciamento, realizar serviços e
consultas e, também, cadastrar mais de um veículo para controlar custos
com abastecimento, calcular preços para uso de álcool ou gasolina, até
datas e gastos com manutenção.
AUTOATENDIMENTO -
Os terminais do Detran também são uma ferramenta para utilizar serviços
de maneira fácil e rápida. Em todo o Estado são 282 equipamentos
espalhados em Ciretrans, shoppings, mercados, universidades e, em
Curitiba, nas Ruas da Cidadania. Deste total, 131 máquinas já permitem o
pagamento de guias com cartão de débito de qualquer banco.
SERVIÇOS –
Na área de habilitação, através do Detran Fácil, o usuário pode
solicitar renovação de CNH, CNH definitiva, emissão da segunda via da
CNH, Permissão Internacional - PID, agendamento de exames, verificar
resultados de Exames, impressão de Guia de Reteste - Exames, consultar a
pontuação da CNH, agendamento e cancelamento de Disciplina –
Reciclagem.
Na
área de veículos, os serviços disponíveis são Extrato de Débitos, 2ª
Via Licenciamento (CRLV), Pagamento do Licenciamento, Consulta do Envio
do Licenciamento CRLV, pagamento de multa, extrato de multas pagas,
impressão da Guia do Licenciamento, agendamento de vistoria, reimpressão
do protocolo de agendamento e pagar processo de veículo.
Nos
terminais de autoatendimento também estão disponíveis serviços da
Copel, como alteração de dados cadastrais, consulta de débitos,
histórico de consumo e pagamentos efetuados, impressão de segunda via da
conta e pedido para religação.
Agência Estadual de Notícias
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