O
professor de Filosofia e organizador de livros, morador de Joaquim
Távora no Norte Pioneiro, Fábio Antonio Gabriel, lançou somente no ano
de 2017, três novos livros: “Diálogos Contemporâneos entre Filosofia e
Educação”, “Possíveis caminhos na formação de professores” e “A aula de
Filosofia enquanto experiência filosófica”. Todos os lançamentos foram
pelo selo editorial Luminária Academia.
Este
ano, o professor tem a expectativa de lançar pelo menos mais dois
livros. “A expectativa é lançar mais dois títulos esse ano, livros
organizados em forma de coletâneas. Pretendemos lançar os livros
‘Pesquisas em Educação e História da Educação’ e ‘Pesquisas
contemporâneas em educação’, disse o professor.
Fabio
Gabriel cursa doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta
Grossa (UEPG), onde já concluiu o mestrado na mesma área. O professor
ainda é licenciado em Filosofia pela Faculdade Padre João Bagozzi e
Bacharel em Teologia pela Pontifica Universidade Católica do Paraná
(PUCPR).
Ele
também é graduado em Pedagogia. Possui especialização em Filosofia e
Ética pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM) e em Metodologia do
Ensino de Filosofia e Sociologia. Fabio é professor do Quadro Próprio de
Magistério da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) e
atua no Colégio Rio Branco de Santo Antônio da Platina.
Livros lançados em 2017:
“Diálogos Contemporâneos entre Filosofia e Educação”
trata-se de um livro que reúne artigos de diversos autores de diversas
instituições de ensino superior do país tematizando as relações entre
Filosofia e Educação. Foi prefaciado pelo Prof. Dr. Alfredo M.S. Júnior
da UENP que assim se refere ao livro: “Esta volumosa obra tem como
principal mérito apresentar contrapontos importantes entre o pensamento
educacional de filósofos clássicos que influenciaram diretamente o
sistema educacional na era moderna e contemporânea, seja através de
teorias que permearam o paradigma iluminista guiado pelo primado da
razão e da observação da natureza, seja por seus críticos...”
“Possíveis caminhos na formação de professores”
é um livro resultante de pesquisas sobre formação de professores na
atualidade e seus desafios no contexto da contemporaneidade. O livro foi
prefaciado pelo doutor em educação Jorge da Cunha Dutra do Instituto
Federal Catarinense – Campus Avançado de Abelardo Luz que afirma “ao
longo dos textos, encontros, pelo menos, duas preocupações que perpassam
a todos: o comprometimento com a melhoria da qualidade na formação
docente e a luta pela superação do “conteudismo”, ou seja, que os cursos
de formação de professores apresentem novas possibilidades de reflexão
sobre a prática pedagógica de modo que permita a superação da educação
bancária.”
“A aula de Filosofia enquanto experiência filosófica”
é um livro resultante das pesquisas de Fábio Gabriel sobre ensino de
filosofia no ensino médio. O livro é prefaciado pela professora Dra. Ana
Lúcia Pereira que destaca a trajetória intelectual de Fábio Gabriel e
enfatiza a importância do entendimento da filosofia enquanto criação de
conceitos e enfatiza que o livro é um ótimo subsídio para quem deseja
entender a filosofia em uma nova perspectiva a saber enquanto criação
conceitual e experiência filosófica.TEXTO: JDS Comunicações
0 Comments:
O que você achou desta matéria???