O ensino da disciplina de Filosofia na rede pública estadual ganhou
um reforço elaborado por um professor do Paraná. Fabio Antônio Gabriel,
professor no Colégio Estadual Rio Branco, em Santo Antônio da Platina
(Norte Pioneiro), lançou a obra “A Aula de Filosofia Enquanto
Experiência Filosófica”.
O livro é resultado da tese de mestrado defendida pelo servidor na
Escola de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
A publicação, lançada no início de novembro, aborda a temática do
ensino da Filosofia por meio de experiências práticas do cotidiano que
envolvem conceitos filosóficos. “Por experiência filosófica entendo um
tipo de compreensão se ensino de Filosofia em que se distancia do mero
enciclopedismo mostrando para os alunos experiências práticas que
facilitam o aprendizado da disciplina”, diz Fábio.
A obra de 341 páginas foi dividida em três capítulos subdivididos a
partir de uma pesquisa desenvolvida pelo autor com professores da
disciplina de Filosofia e alunos na disciplina das escolas pertencentes
ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho.
O livro tem como embasamento teórico os estudos de Gilles Deleuze
(1925 – 1995) e Friedrich Nietzsche (1844 – 1900), nela o autor
problematiza a possibilidade de um ensino de filosofia que não esteja
centrado no “enciclopedismo”, mas numa experiência filosófica real para o
estudante do ensino médio. “O problema norteador com a pesquisa
organizada no livro pretende responder como o professor de Filosofia
entende o seu ensino e de que maneira contribui para a experiência
filosófica do estudante do ensino médio deduzir valores, avaliá-los e
também criar conceitos”, afirmou.
A pesquisa foi elaborada com 340 questionários e quatro entrevistas,
nas quais o autor observou o conhecimento dos profissionais de educação
sobre a importância das Diretrizes Curriculares de Ensino de Filosofia
no Paraná e a relevância da Filosofia para a formação dos alunos.
“A palavra “experiência”, como destacada no livro, é condutora das
buscas do autor para fundamentar a formação do professor como meio de se
educar os alunos e ressaltar a importância da Filosofia no Ensino
Médio”, explicou o autor. “O livro é um subsídio para professores de
Filosofia que desejem aprofundar estudos sobre a aula como criação
conceitual que é a proposta das diretrizes curriculares de filosofia do
Paraná”, acrescentou.
PERFIL - Fábio possui licenciatura em Filosofia, bacharelado em
Teologia e especialização em Ética e mestrado em Educação. É doutorando
em Educação. Gabriel é autor, coautor e organizador de cinco livros na
área de filosofia e educação, além de outros 5 em temáticas
interdisciplinares.
FONTE: Agência Estadual de Notícias
0 Comments:
O que você achou desta matéria???