Prefeituras realizam festividades em Praças

Festividade em Carlópolis



Os moradores de Jaboti, Pinhalão e Nova América da Colina poderão acompanhar a passagem de ano em festividades nas ruas. As Prefeituras destas cidades irão proporcionar queimas de fogos e ações durante a noite deste domingo.
Em Jaboti o Prefeito Lei da Lica explicou que a partir das 22 horas na área central da cidade haverá um show com a banda “Farol da Barra” e logo em seguida as queimas de fogos para celebrar a chegada de 2018. Já em Pinhalão o Prefeito Sérgio Rodrigues contou ao Blog do Marcos que na Praça haverá a queima de fogos e também um Trio Elétrico para animar o último dia do ano. “Quero deixar em nome de toda a minha equipe um Feliz 2018 para todos”, comenta Sérgio Rodrigues.
 Nova América da Colina
Jaboti
Em Nova América da Colina o prefeito Alexandre Basso também destacou que haverá atividades na Praça e também a tradicional queima de fogos. Em Carlópolis a Prefeitura, através do prefeito Hiroshi, juntamente com a Rádio Carlopolitana proporcionam durante a semana várias atividades artísticas.

Imagens de Igreja Católica são quebradas

A Padroeira de Santa Cecília do Pavão e várias imagens da Igreja Católica foram alvos de vandalismo na noite deste sábado, 30. A situação pegou fiéis e a população de surpresa pelo tamanho do vandalismo. O autor do ato já foi identificado e serão tomadas as medidas cabíveis.
 Segundo uma fonte do Blog, ele utilizou de um pequeno martelo para quebrar as imagens e subiu numa torre de mais de 40 metros.
O prefeito Edimar dos Santos foi procurado já na madrugada e lamentou a situação que chocou toda a comunidade católica.

Meirelles aponta ações que tiraram país da crise

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, lançou filme no Twitter listando seis ações do atual governo que ajudaram o país a sair "da maior recessão da sua história".

O filme tem 45 segundos de duração e lista a criação do teto de gastos, a redução das despesas obrigatórias para o mesmo patamar de 2014, o fim das intervenções em preços e em setores da economia, aumento da abertura comercial e simplificação dos processos de importação e exportação, a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a transparência da política econômica e defesa incessante das reformas necessárias para modernizar o país. As informações são de Eduardo Campos no Valor Econômico.

O vídeo se encerra com a exibição de uma logomarca com a bandeira do Brasil e o nome do ministro, com o sobrenome "Meirelles" em letras mais destacadas.

O ministro tem intensificado sua exposição nas redes sociais e embora se considere um "presidenciável" diz que ainda não se decidiu sobre eventual candidatura à Presidência da República em 2018.

Sorteio de brindes será nesta sexta-feira



A Prefeitura Municipal de Barra do Jacaré realizou uma grande parceria com o comércio local e os moradores. Quem enfeitou sua casa ou estabelecimento para a época natalina e se cadastrou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) participa de um sorteio na noite desta sexta-feira, 29.
O evento começará a partir das 20 horas em frente a Secretaria Municipal de Educação. “Apesar da crise, conseguimos trazer o espírito natalino para a nossa cidade. Tivemos a participação da população de nossa cidade para enfeitar a cidade e também a nossa praça foi totalmente iluminada”, finaliza o prefeito Adalberto de Freitas, o Berano.

Prefeito Hiroshi faz balanço positivo do primeiro ano



Apesar da forte crise que afetou todo o país, deixando algumas Prefeituras com dificuldades em fechar suas contas no final do ano de 2017, o prefeito Hiroshi considera que foi um ano produtivo. Numa conversa, ele contou sobre os projetos conquistas no primeiro ano de administração e as dificuldades encontradas.
“A forte crise enfrentar fez os repasses diminuírem. Mesmo assim conseguimos protocolar e a liberação de várias ações na esfera Estadual que serão vistas a partir do próximo ano”, comemora Hiroshi Kubo. Uma das principais dificuldades enfrentadas foi a falta de certidão negativa e muitas documentações estavam com mais de 15 meses atrasados nos envios das informações. “Colocamos toda a documentação em dia com os órgãos controladores. Sem certidões é impossível ter recursos dos Governos Estadual e Federal”, comenta.
Hiroshi Kubo explica que mesmo com as quedas nas arrecadações e através de uma administração séria conseguiu manter em dia a folha de salários dos servidores e dos fornecedores do pagamento. “No mês de dezembro fizemos o pagamento de três folhas salariais, totalizando mais de R$ 3 milhões”, enfatiza.
Para 2018 já estão programados com recursos já definidos, a reforma, ampliação e a reabertura do Hospital São José; Construção de 106 casas populares; Recape de 34.000 m2 de ruas; pavimentações em parcerias; Ampliações de Redes coletoras de esgotos; reforma de 10 pontes rurais; readequação de estradas rurais; poços artesianos no assentamento do INCRA e Bairro da Graciana.
“Temos muitos projetos que serão concretizados e vindo de encontro diretamente com os desejos da população de nossa cidade. Apesar das dificuldades, podemos afirmar que foi um primeiro ano positivo. Tenho que agradecer aos deputados Romanelli e Lupion pelo apoio na esfera estadual e também ao governador Beto Richa pela liberação dos recursos”, finaliza Hiroshi Kubo.

"Será uma honra governar o Paraná"

A vice-governadora Cida Borghetti (PP) disse nesta terça-feira, 26, que será, em caso de desincompatibilização do governador Beto Richa (PSDB), a primeira mulher a governar o Paraná. "O Paraná hoje é um estado diferenciado. Eu quero deixar bastante claro que se isso acontecer, que é uma decisão pessoal do governador Beto Richa em deixar o governo e disputar uma das duas vagas ao Senado e isto não está definido ainda", disse Cida Borghetti em entrevista ao jornalista José Wille na BandTV. "Vai ter recurso para trabalhar. Muitas obras serão inauguradas e entregues durante o ano de 2018", completou.

link do vídeo

Livro trata ensino da Filosofia com experiências do cotidiano

O ensino da disciplina de Filosofia na rede pública estadual ganhou um reforço elaborado por um professor do Paraná. Fabio Antônio Gabriel, professor no Colégio Estadual Rio Branco, em Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro), lançou a obra “A Aula de Filosofia Enquanto Experiência Filosófica”.
O livro é resultado da tese de mestrado defendida pelo servidor na Escola de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
A publicação, lançada no início de novembro, aborda a temática do ensino da Filosofia por meio de experiências práticas do cotidiano que envolvem conceitos filosóficos. “Por experiência filosófica entendo um tipo de compreensão se ensino de Filosofia em que se distancia do mero enciclopedismo mostrando para os alunos experiências práticas que facilitam o aprendizado da disciplina”, diz Fábio.
A obra de 341 páginas foi dividida em três capítulos subdivididos a partir de uma pesquisa desenvolvida pelo autor com professores da disciplina de Filosofia e alunos na disciplina das escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho.
O livro tem como embasamento teórico os estudos de Gilles Deleuze (1925 – 1995) e Friedrich Nietzsche (1844 – 1900), nela o autor problematiza a possibilidade de um ensino de filosofia que não esteja centrado no “enciclopedismo”, mas numa experiência filosófica real para o estudante do ensino médio. “O problema norteador com a pesquisa organizada no livro pretende responder como o professor de Filosofia entende o seu ensino e de que maneira contribui para a experiência filosófica do estudante do ensino médio deduzir valores, avaliá-los e também criar conceitos”, afirmou.
A pesquisa foi elaborada com 340 questionários e quatro entrevistas, nas quais o autor observou o conhecimento dos profissionais de educação sobre a importância das Diretrizes Curriculares de Ensino de Filosofia no Paraná e a relevância da Filosofia para a formação dos alunos.
“A palavra “experiência”, como destacada no livro, é condutora das buscas do autor para fundamentar a formação do professor como meio de se educar os alunos e ressaltar a importância da Filosofia no Ensino Médio”, explicou o autor. “O livro é um subsídio para professores de Filosofia que desejem aprofundar estudos sobre a aula como criação conceitual que é a proposta das diretrizes curriculares de filosofia do Paraná”, acrescentou.
PERFIL - Fábio possui licenciatura em Filosofia, bacharelado em Teologia e especialização em Ética e mestrado em Educação. É doutorando em Educação. Gabriel é autor, coautor e organizador de cinco livros na área de filosofia e educação, além de outros 5 em temáticas interdisciplinares.

FONTE: Agência Estadual de Notícias

Construção do novo prédio do CREAS deverá começar em 2018 em Jacarezinho



O município de Jacarezinho terá um novo prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A informação foi repassada na tarde desta quinta-feira, 28, pelo Secretário Municipal Fábio Junior Soares. O investimento será de R$ 480 mil e o prédio será construído próximo ao complexo SESC/SENAC.
“Em agosto de 2017 fizemos o pedido no Ministério para a construção desta nova unidade. Em outubro tivemos a nossa proposta aceita e imediatamente as equipes das Secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Urbano realizaram todo o projeto para ser entregue até o mês de novembro”, explica o Secretário Municipal de Assistência Social Fábio Junior.
Ele ainda ressalta que os servidores Claudinei e Elaine fizeram todos os procedimentos para a entrega a Secretaria Municipal de Planejamento para protocolo no Governo Federal. “Para nossa surpresa essa semana tivemos a notícia que a construção foi empenhada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e as obras deverão iniciar já em 2018. Agradeço aos funcionários de nossa secretaria que não mediram esforços para esta conquista”, finaliza Fábio Junior Soares.

Expectativa para inauguração oficial da Ponte



A nova ponte de acesso ao município de Pinhalão será oficialmente inaugurada nesta às 19 horas desta sexta-feira, 29. A expectativa é grande para toda a população e também ao prefeito Sérgio Rodrigues que explicou que o investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões em parceria da Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal.
A ponte já foi aberta para a passagem de carros nesta semana. Em conversa com o prefeito de Pinhalão Sérgio Rodrigues ele ressaltou que por muitas vezes as pessoas achavam que a obra estava parada. “O local contará com mais segurança. Antes apenas um carro passava por vez. Já é uma obra que chama a atenção por quem passa por nossa cidade”, argumenta Sérgio Rodrigues.
A ponte que o município possuía era uma das vias principais de acesso ao perímetro urbano. A infraestrutura da antiga ponte havia sido construída há mais de 40 anos e sofreu alguns danos na enchente de 2010 que assolou vários municípios da região