Para o oficial, o ideal seria fortalecer as legislações municipais com penas mais severas aos donos de terrenos baldios que não promovem a manutenção adequada nos respectivos espaços, pois segundo avalia, o problema contribui significativamente para o aumento das ocorrências desta natureza. "Os incêndios florestais causam prejuízos ao meio ambiente e também à saúde. Nas vegetações, eles podem causar a perda de biodiversidade, contribuindo para o desequilíbrio florestal, erosão do solo, além de problemas econômicos quando ocorrido em áreas de produção agrícola", explica o comandante dos bombeiros salientando. "Nesta época do ano as doenças respiratórias também aumentam, e os incêndios potencializam os riscos de agravamento dos problemas causados ao organismo", alerta.
Na semana passada, um incêndio criminoso de grandes proporções atingiu o Parque Ambiental de Santo Antônio da Platina. Brigadistas da prefeitura e militares do Corpo de Bombeiros levaram mais de seis horas para combater as chamas, que segundo o diretor municipal do Meio Ambiente, José Ricardo Arruda, consumiu cerca de dois hectares de mata nativa no Morro do Bim. "Foi registrado um boletim de
Ainda na semana passada, outro incêndio de grandes proporções atingiu uma área particular no Morro do Cruzeiro, também em Santo Antônio da Platina. As chamas devastaram aproximadamente sete hectares de eucaliptos.
FONTE: Luiz Guilherme - Especial para o Jornal Folha de Londrina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???