Um conjunto de nove máquinas que farão os serviços de
adequação de estradas pelo Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial
(Pró-Rural) irão atender 27 cidades que pertencem a Associação dos Municípios
do Norte Pioneiro (AMUNORPI) e Associação dos Municípios do Norte do Paraná
(AMUNOP).
Serão atendidos os Consórcios G5 (Carlópolis, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro e Santo
Antônio da Platina), CODREN (Salto
do Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista e Wenceslau Braz), CODENOP (Congonhinhas, Nova Fátima, Nova Santa
Bárbara, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santo Antônio do Paraíso, São
Jerônimo da Serra, Sapopema e Santa Cecília do Pavão, Assai, Itambaracá, Nova
América da Colina, Santa Mariana, São Sebastião da Amoreira, Sertaneja e Uraí)
e Caminhos do Tibagi (Figueira faz parte).
A meta é trabalhar 50
quilômetros de estradas por consórcio, por ano. Na solenidade de entrega,
realizada na Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), em
Curitiba, o governador explicou que a readequação das estradas dos municípios
beneficiará os produtores no escoamento da safra.
“Vamos dar condições
aos produtores para ampliarem a produtividade e diminuírem os custos de
produção, já que eles contribuem para
o fortalecimento de nossa economia,
amenizando os efeitos da gravíssima crise nacional”, afirmou Richa. A melhoria
das estradas rurais também beneficia o transporte escolar e o acesso dos
moradores da área agrícola aos serviços públicos e comércio ofertados na área
urbana.
O governador também
ressaltou que em seu governo as demandas dos prefeitos sempre são atendidas.
“Nossa gestão tem caráter municipalista, que trabalha de braços dados com todos
os prefeitos do Paraná. Entendemos que as pessoas vivem nos municípios e é onde
precisamos investir para conferir aos paranaenses uma melhor condição de vida”.
Solo e água
Cada conjunto de
máquinas inclui equipamentos como escavadeira, retroescavadeira, trator de
esteira, rolo compactador, motoniveladora, caminhão comboio e quatro caminhões
basculantes. Com esse conjunto, será feito um trabalho que envolve obras de
terraplanagem, drenagem, revestimento primário e logística. O secretário de
Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que as obras de
adequação das estradas rurais serão executadas de modo integrado às técnicas de
conservação de solos e água nas propriedades.
“A melhora da
trafegabilidade das estradas será feita em um padrão construtivo da estrada,
por meio de projeto que permita maior durabilidade dos serviços executados,
dentro de uma prática conservacionista”, disse.
Até então, o governo estadual colaborava com a readequação das estradas, o que é uma tarefa do município, com as patrulhas rurais. Elas trabalharam entre 2013 e 2014, com obras de adequação das estradas rurais em projetos integrados com as lavouras. Foram trabalhados 3.200 quilômetros em 160 municípios. Os novos equipamentos vão substituir as patrulhas.
Até então, o governo estadual colaborava com a readequação das estradas, o que é uma tarefa do município, com as patrulhas rurais. Elas trabalharam entre 2013 e 2014, com obras de adequação das estradas rurais em projetos integrados com as lavouras. Foram trabalhados 3.200 quilômetros em 160 municípios. Os novos equipamentos vão substituir as patrulhas.
FONTE: Agência Estadual de Notícias
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