Paraná inicia planejamento com cinco cidades do projeto Angra Doce

Acontece na segunda-feira (27), em Curitiba, o primeiro encontro de trabalho com prefeitos e técnicos dos cinco municípios paranaenses do Norte Pioneiro integrantes do Projeto Angra Doce. O objetivo é iniciar o planejamento estratégico participativo integrado da região.
No Paraná, o projeto tem a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral em parceria com diversas secretarias e instituições consideradas estratégicas para alavancar o desenvolvimento da região.
OFICINA DE TRABALHO - De acordo com o secretário do Planejamento, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, a expectativa é fazer com prefeitos e técnicos o diagnóstico participativo da região, identificando as reais demandas e anseios dos municípios e buscando criar em conjunto uma visão regional de futuro.
O encontro incluirá palestra do consultor em desenvolvimento sustentável Silvio Barros, que terá como foco a importância de se construir um planejamento participativo e de longo prazo com envolvimento multissetorial.
Na sequência, haverá uma oficina de trabalho para construção da visão estratégica dos municípios, com moderação do consultor do Sebrae Gabriel Pesce. A visão se desenvolverá com base em cinco eixos estruturantes que atendem as dimensões do desenvolvimento sustentável: emprego e renda (que tem a menor pontuação no IDH-M da região), turismo, desenvolvimento regional e inovação, meio ambiente e infraestrutura.
A partir do resultado dessa oficina de trabalho, serão incentivadas reuniões municipais, com envolvimento da sociedade civil e de empresas, para ampliar e validar essa visão de futuro. Os projetos serão elencados e priorizados tecnicamente pelo Governo do Estado, de acordo com os resultados apontados nesses encontros e oficinas de trabalho.
O município de Ribeirão Claro se antecipou e promoveu um workshop de planejamento participativo no início de março, enquanto Carlópolis tem este trabalho planejado para a segunda semana de abril.
De acordo com a metodologia de trabalho adotada pelo projeto Angra Doce, as parcerias multissetoriais e o empoderamento dos municípios por meio da mobilização da sociedade civil local serão fundamentais para estabelecer a governança regional para garantir a continuidade e a efetividade do projeto.
ENTENDA O ANGRA DOCE - No início de fevereiro, os estados do Paraná e de São Paulo assinaram protocolo de intenções com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável integrado da região por meio do turismo. O Angra Doce engloba 15 municípios lindeiros à Usina Hidrelétrica de Chavantes, concessão da empresa CTG Brasil (China Three Gorges). São 10 cidades paulistas e cinco paranaenses - Jacarezinho, Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos e Salto do Itararé.
O projeto Angra Doce é acompanhado e chancelado pelo Programa Cidades do Pacto Global da ONU que, além de reconhecimento, parcerias e atração de investimentos internacionais, oferece metodologia de engajamento com municípios, empresas, sociedade civil e universidades para o estabelecimento de uma governança interestadual participativa.
SERVIÇO – O encontro de trabalho com os prefeitos acontece na segunda-feira (27), das 14h às 18h, no Palácio das Araucárias (Sala de Situação, 4º andar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???