Paraná reduz pobreza e dependência do Bolsa Família

O Paraná reduziu o número de famílias dependentes do Bolsa Família nos últimos anos. O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário mostra que o Estado tinha 370,8 mil famílias registradas no programa em 2016. O volume é 20,5% menor do que o registrado em 2010 (466,6 mil). 

O Paraná foi o Estado que mais reduziu o número de atendidos do programa no período. Em segundo lugar ficou Rondônia, com redução de 18%, de 114,1 mil para 93,5 mil famílias. No Rio Grande do Sul o número caiu 16,4%, de 456,8 mil para 379,2 mil. Em todo o País, no entanto, o programa federal, criado para auxiliar pessoas em situação de extrema pobreza, ampliou o número de usuários em 6%, de 12,8 milhões para 13,7 milhões de famílias. 

A principal explicação para a redução do número de beneficiários do Bolsa Família no Paraná está na diminuição da pobreza no Estado, na avaliação do economista Julio Suzuki Júnior, presidente do Ipardes. Programas de combate à pobreza, como o Família Paranaense, e de incentivos para instalação de empresas e geração de empregos, como o Paraná Competitivo, têm contribuído para melhorar a renda da população e tirar famílias da linha da pobreza.

“O que se observa no Paraná, nos últimos anos, é que o rendimento subiu mais entre a parcela da população com menor renda. Programas de assistência social e de promoção do emprego vêm proporcionando maior independência e autonomia para as famílias mais pobres”, diz Suzuki Júnior.

Redução - O Paraná conseguiu diminuir a pobreza em 15% entre 2009 e 2015, de acordo com pesquisa do IBGE. O número de pessoas que residem em domicílios cuja renda mensal per capita é de até meio salário mínimo – um dos critérios para medir a pobreza - caiu de 2,1 milhões para 1,5 milhão no Estado. Foi a maior queda entre os Estados do Sul e quase cinco vezes a registrada no Brasil no mesmo período. Entre 2009 e 2015, o número de pessoas que ganhava até meio salário mínimo no Brasil caiu 3,3%, de 58,2 milhões para 56,3 milhões.

“Hoje o Paraná também se consolida como um Estado socialmente responsável. Os resultados alcançados pelo programa Família Paranaense nos enchem de orgulho e mostram que estamos no caminho certo”, diz a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

Lançado em 2012, o programa Família Paranaense, principal programa do governo para redução de pobreza no Estado, atende famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. Desde a sua implantação, já chega a 265,6 mil o total de famílias atendidas em todos os municípios do Estado. 

(foto: Rogério Machado/ANPr)
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???