CONHEÇA MAIS SOBRE O FUTEBOL: TÓPICOS ESPECIAIS



O Doutor Fábio Vieira, morador no Norte Pioneiro, está participando de três projetos de livros que auxiliam na área esportiva. Hoje você irá conhecer um pouco mais sobre o livro: “Futebol: Tópicos Especiais da Preparação do Atleta” (Custo de R$ 69,90)
Ele é uma obra que procura tratar de problemas complexos a respeito da preparação do futebolista que habitualmente não são bem elu­cidados e claros na literatura científica e no meio acadêmico. Temas como a formação dos programas motores e a correção de hábitos e habilidades motoras já formados, a reação complexa e a antecipação correta do goleiro na cobrança do pênalti, a precisão nos chutes a gol por parte dos jogadores, são exclu­sividade desse livro.
Todos os tópicos citados acima entre outros são tratados com êxito por meio de uma análise minuciosa do conteúdo da atividade competitiva no futebol e das disciplinas científicas que compõem o corpo de conhecimentos a respeito da preparação do atleta, tais como: a neurofisiologia, fisiologia, biomecânica, bioquímica, entre outras teorias científicas (teoria da formação das habilidades motoras, teoria do treinamento desportivo). Além disso, o presente trabalho traz uma nova interpretação das áreas acima citadas com base na criação de modelos matemáticos imitacionais dos diversos processos (mecanismos e biome­canismos) que acontecem no organismo do atleta na prática do futebol, principalmente nas situações “problema” que são historicamente tratadas com muita controvérsía em outros tra­balhos. O livro conta também com uma parte voltada somente para nutrição e utilização de suplementos alimentares para os jogadores.
Assim como a primeira obra dos autores publicada no Brasil – Futebol – Aspectos Fisiológicos e Metodológicos – o materi­al por si só é uma inovação na área por não ser composto de uma série de “receitas prontas”, mas por possuir reflexões que quebram muitos mitos e paradoxos da teoria do treinamento desportivo.

FUTEBOL:

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???