O governador Beto Richa
autorizou nesta segunda-feira (30) a transferência de R$ 250 milhões do
Estado para organizações da sociedade civil que mantêm escolas e centros
educacionais especializados no atendimento de estudantes com
deficiências, múltiplas deficiências e transtornos globais do
desenvolvimento.
“O repasse pode ser aplicado em melhorias e adequações nas escolas ou em
ações pedagógicas”, exemplifica o governador, lembrando que nos últimos
anos a educação especial ganhou total apoio do Estado a partir da
implantação do programa Todos Iguais pela Educação em 2013. “Garantimos
para a educação especial os mesmos direitos e recursos destinados às
demais escolas da rede estadual”, afirmou.
Richa também ressalta a criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência do
Estado do Paraná (Lei 18.419/15), que estabelece diretrizes em áreas
como saúde, educação, profissionalização, trabalho, assistência social,
acessibilidade, bem-estar social, entre outras.
No ano passado, a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento
Social lançou a coleção Paraná Inclusivo, que trata de temas importantes
relacionados a este público. São três cartilhas com os títulos:
Conhecendo a Pessoa com Deficiência, Os Direitos da Pessoa com
Deficiência e Rede de Atendimento da Pessoa com Deficiência.
MAIS RECURSOS - Na atual gestão, pela primeira vez o
Fundo Estadual para a Infância e Adolescência disponibilizou R$ 11,23
milhões para cofinanciar projetos de entidades não governamentais que
atendem esse público.
A secretária estadual da Educação, professora Ana Seres, destaca que o
Estado tem feito todos os esforços para atender as escolas conveniadas
da melhor maneira possível. Segundo ela, atualmente são cerca de 400
mantenedoras e 40 mil estudantes no Paraná que recebem atendimento
educacional especializado e escolarização.
O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, disse que com a liberação desses
recursos o governo cumpre mais um compromisso com a educação e reforça a
parceria com as entidades, o que é fundamental para o bom atendimento e
inclusão dos alunos com necessidades especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???