Em entrevista ao Timburi Notícias, na Rádio Timburi, nesta terça-feira, dia 29, a Prefeita eleita de Andirá, Ione Abib, falou sobre os desafios do município de Andirá para a partir de janeiro, início de sua gestão. Ela já esteve conversando com deputados, secretários de estado, lideranças políticas, empresariais e buscando se inteirar da realidade situacional do município. Durante a entrevista, ela também já anunciou os nomes dos primeiros secretários escolhidos para gerenciar áreas estratégicas do próximo governo. A Prefeita viaja nesta quarta-feira para Foz do Iguaçu, onde participa do encontro de Prefeitas e Prefeitos do Paraná. O governador do Paraná, Beto Richa, além dos Secretários de Governo, estará presentes. Ministros do Governo Federal e deputados também estão confirmados. Ao retornar de viagem, a prefeita eleita deve informar os nomes dos demais secretários. Confira alguns dos temas abordados durante a entrevista!
OS DESAFIOS DO INÍCIO
“O que a gente tem feito são tentativas de consertar determinadas situações e já estar apresentando Andirá para os deputados, secretários e ministros para que pensem com carinho pra gente para 2018, para estarem colocando orçamento. Para o ano de 2017, vamos estar trabalhando com o orçamento do atual gestor de Andirá. Então, as perspectivas não são das melhores. Eu estive olhando e no sistema de convênio do Governo Federal, a gente tem apenas o convênio do Morcegão, que inclusive a obra já está licitada e um convênio do Senador Requião, que é para o asfalto ali do Bela Vista III. Seria do Jardim América, mas foi passada lá para o Bela Vista III. Então estas são apenas as duas perspectivas para 2017, lá no sistema. A gente, na realidade, tem pouca coisa. A gente vai ter que fazer uma gestão baseada em muita economia, para que sobre recursos aqui do nosso orçamento, para que possamos tocar os projetos e programas sobre os quais a gente esteve conversando durante a nossa campanha eleitoral”.
A QUESTÃO DA SAÚDE
“Nós estivemos na Regional de Saúde pra saber a situação de Andirá. Existiam muitos boatos por aí, inclusive de pessoas que trabalham na saúde, de que nós estávamos perdendo recursos. E exatamente está acontecendo isso mesmo. Nós estamos, hoje, recebendo cerca de 61% do que poderíamos receber. Uma, por que estamos com falta de pessoal e não temos equipes completas no programa Saúde da Família. E outra por uma questão de alimentação do sistema. Hoje o SUS cobra muita rapidez. O que está acontecendo é que não estamos conseguindo mandar a informação pra lá. Temos casos de dois postos de saúde (Central e o do Distrito) que não mandam informações de suas equipes desde janeiro. Me parece que do Posto Nossa Senhora Aparecida já não estão vindo mais. E agora estamos sem mandar informações desde o mês de setembro e os recursos são diminuídos. Nós temos entrado em contato com o secretário, com o pessoal da saúde, pra pedir ajuda para que alimentem o sistema. Estamos perdendo, também, a verba da saúde bucal. Estamos sem equipe completa também. Agora a situação se agravou pois lá no Timburi nós vamos estar sem equipe completa, me parece que a médica foi embora. São muitas situações que cobram da gente uma rapidez para resolver. E isso está nos preocupando bastante. Eu acabei até abandonando um pouco as outras áreas para estar mergulhando há duas semanas na questão da saúde. Temos também conversado com o pessoal do hospital, pois precisamos viabilizar um convênio. Hoje os recursos são passados para o hospital através de licitação. É uma modalidade que a assessoria jurídica da prefeitura não julgou correta, está com parecer contrário dos procuradores jurídicos do município. E eu não posso como gestora ir contra o parecer jurídico. Nós vamos ter que achar uma outra modalidade para estar enviando os recursos. Então a gente já está vendo um convênio. Já está havendo muito boa vontade por parte do atual prefeito pra estar nos ajudando a enviar este projeto de convênio para a câmara, para que possamos já a partir de primeiro de janeiro estar enviando recursos para o hospital”.
CENÁRIO POLÍTICO
“Em todas as reuniões que eu tenho ido, a tônica tem sido esta: muita reclamação, de se falar muito da crise. É evidente que a crise existe mesmo, não podemos negar. Mas não podemos nos esquecer daquilo que nós falamos durante a campanha eleitoral. Agora, depois que a gente se elegeu, não basta sentar e ficar reclamando. É hora de saber que a crise existe, mas nós fomos eleitos justamente para driblar esta crise, pra fazer com que as coisas andem e aconteçam. E é isso que eu quero fazer. Eu não gosto muito de reclamação não. O que a gente tem que fazer é se inteirar da real situação de Andirá. Embora eu ainda não tenha o poder da caneta, eu já conversei com o Presidente da Cohapar, o deputado Lupion, no sentido de trazer as casas populares que Andirá quer. Conversei com ele, também, sobre a viabilização da cessão daquele terreno das Populares. Ele me garantiu que não há empecilho nenhum, que o ano que vem a gente vai conversar sobre isso e a Cohapar vai estar cedendo para Andirá. Estive na Copel, também, sobre o caso da nossa subestação. Eu não sei o que aconteceu exatamente na época. Mas a subestação, inclusive, se chama Subestação Andirá Leste, mas, pasmem: ela vai ser construída em terreno no município de Barra do Jacaré. Então a gente esteve se movimentando, conversamos com a diretoria. Infelizmente o terreno já esta desapropriado ali no município da Barra do Jacaré, mas a gente não está desistindo não. Estamos tentando viabilizar, se possível, que fique no município de Andirá. Vai gerar ISS, é uma grande obra. Ao mesmo tempo estamos conversando com prefeitos da região, inclusive alguns que nem se reelegeram, mas, que tem programas de sucesso, pra gente aprender. A gente esta buscando exemplos de coisas que deram certo em outros municípios para que possamos estar trazendo para Andirá”
TRANSIÇÃO
“De inicio nomeamos uma equipe se transição de apenas quatro pessoas. O prefeito nomeou dez, me parece. Eu sempre disse que todas as áreas são prioritárias, tem que funcionar direitinho. Mas existia preocupação muito grande de nossa parte em duas áreas especificas que seria a saúde e o Samae. São serviços essenciais que no dia primeiro de janeiro tem que estar andando redondinho. E na área da educação também. Na medida em que nós vamos nos inteirando e solucionando estas áreas, a gente vai colocando mais pessoas na equipe de transição. Agora estamos colocando uma pessoas para a área de obras, na próxima semana vamos estar colocando pessoas nas áreas de viação, agricultura, esportes”.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
“Eu estive em várias reuniões do SEBRAE. Hoje o empreendedorismo está cada vez mais forte e mais necessário. Nós vamos fazendo uma parceria muito forte para trazer a sala do empreendedor, que é altamente necessária, para estar fomentando nossas micro empresas, estar trazendo crédito barato, a Junta Comercial para facilitar a vida dos nossos comerciantes e buscando também soluções. A gente ficou muito feliz por que o Sebrae tem um projeto de inovação tecnológica para desenvolver no Norte Pioneiro. E embora o município de Andirá não tivesse aderido na data correta, eles escolheram cinco municípios: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Santo Antônio da Platina e Jacarezinho. Infelizmente o município de Andirá não fez a adesão. Mas como a Silvia Flores, que é presidente da Associação Comercial, ser dirigente regional e até estadual da federação do comércio, a gente conseguiu encaixar Andirá. Assinei um termo e faremos parte deste sistema de inovação. Quando a gente fala em tecnologias parece meio distante da gente, mas, é muito interessante o que está sendo pensado em desenvolvimento na nossa região nesta área. Outra coisa, nós temos já a questão dos terrenos, onde já há diversos empresários interessados. Lógico que vamos estudar por que não basta apenas a vontade, o empresário vai ter que ter um suporte para estar fazendo sua construção e gerindo seu negócio. O que aconteceu aqui nos últimos dias, para o meu espanto, é que o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo foi extinto. Eu acho que neste momento de tanta dificuldade a gente não pode deixar esta secretaria. O turismo também tem recursos, se a gente não pegar, outros municípios vão pegar. Nós temos que viabilizar a atração de empresários”.
UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR
“Existem algumas pessoas torcendo contra. O que acontece é o seguinte. No começo vamos estar trabalhando o orçamento de outro gestor. Então hoje não temos previsão, tanto para o uniforme, quanto para o material escolar. Vou estar fornecendo o material e o uniforme os quatro anos. Significa que 2018, 2019, 2020 e quando sair já vou deixar o orçamento para 2021. Nós vamos fazer através da economia. Só que não será no primeiro mês. A economia nós fazer ao longo do ano. Então, não vamos conseguir fornecer, principalmente o material já para fevereiro. A gente esta se programando para fornecer o uniforme - que pode esperar mais um pouquinho - até abril, quando já conseguiremos fazer uma economia e licitar o uniforme. Tem o processo licitatório que demora um pouco. Com o material, não vai dar tempo, já que teríamos apenas o mês de janeiro. O que eu posso garantir é que agora vamos dar o material básico para aqueles alunos que não podem estar comprando. O que não teremos é o material completo, o que ficará para inicio de 2018”.
PRIMEIRA LISTA DE SECRETÁRIOS
O Secretário de FINANÇAS não é surpresa pra ninguém, acompanhou meu marido, o qual tenho uma relação de confiança e amizade muito grande que é o Sr. Dirceu Luiz, que é um craque na área da contabilidade.
A Secretária de EDUCAÇÃO acho que também não é surpresa, é uma pessoa de extrema competência e de uma honestidade à toda prova. Tenho certeza que vai me ajudar muito na economia, fazer o dinheiro da educação render para que possamos dar uma educação de extrema qualidade para nossas crianças de Andirá, que é a professora Laudiceia de Mello Pereira.
Na área da SAÚDE, como eu disse, a minha preocupação é muito grande. Eu sempre fui da opinião de que a gente precisaria ter um médico na secretaria de saúde, mas em conversa até com o nosso promotor ele me explicou que ele vai exigir dedicação integral dos secretários. Um secretário ganha pouco mais de quatro mil, mas para um médico que não poderá estar atendendo nem no hospital e nem no seu consultório é impossível. Mas o que eu vi em Cornélio, na Regional de saúde, é que precisamos de um gestor. Um gestor que vá atrás dos recursos, que fique atento aos diversos recursos que vem. A gente precisa estar atento para não perder estes recursos, sabeR onde podemos gastar, por que muitas vezes são verbas carimbadas, que tem destinação especifica. Então fui buscar uma pessoa que eu sei que é um excelente gestor e administrador, que terá o auxílio de alguém que conheça de saúde para estar informando como são os procedimentos. É o Paulo Cesar Fernandes, conhecido como Paulinho do HSBC. Tem um amplo conhecimento da área financeira e vai estar fazendo a gestão, administração e contando com a imensa equipe da área da saúde que nós temos.
Outra questão que nos angustiava muito é o SAMAE. Olha, eu tenho uma vontade muito grande de acertar e sei da angustia da nossa população com relação a deficiência do nosso sistema de água. Então fui tentar buscar alguém que fosse um profundo conhecedor desta área. Tive a sorte de encontrar. Muitos, talvez, não o conheça. Ele é um andiraense que está fora de Andirá há algum tempo e que tem uma carreira de sucesso na gestão do sistema de água, por que nós queríamos um especialista. É o Antônio Carlos Picolo Furlan, conhecido na cidade como Charles. O Antônio Carlos começou a trabalhar ainda menino no SAAE de Andirá, antes que o nosso sistema de água fosse para a Sanepar. Ele foi trabalhar junto com o seu pai. Então ele conhece tudo do nosso sistema. Sabe muito sobre isso. Se formou em engenharia civil e trabalhou na Sanepar por 23 anos, trabalhou tanto na área de gestão quanto na área de elaboração de projetos. Foi um achado. Uma sorte muito grande para gente que, hoje, ele esteja aposentado e vindo para Andirá. Vamos estar fazendo uma gestão de qualidade, que hoje nós precisamos muito.
FONTE: Tiago Dedone
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???