Um
dos destaques do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná
Gestão 2017-2020, que acontecerá em Foz do Iguaçu de 30 de novembro a 2
de dezembro, será uma oficina de crédito promovida pela Fomento Paraná. A
instituição financeira de desenvolvimento é uma das organizadoras do
encontro, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae/PR.
O
objetivo da oficina “Importância do crédito para o fortalecimento da
economia local” é sensibilizar os governantes eleitos e reeleitos da
importância de fortalecer a parceria entre a Fomento Paraná e os
municípios para estimular o acesso ao crédito para promover o
desenvolvimento dos pequenos negócios. Esses empreendimentos são
responsáveis pela maior parte da geração de empregos e da renda que
movimenta a economia nas pequenas localidades.
“Estamos
presentes em mais de 350 pontos de atendimento, com agentes de crédito
instalados em prefeituras, federações e associações comerciais,
cooperativas de crédito, sindicatos e outras entidades. Podemos apoiar
projetos de empreendedores de micro, pequeno e médio porte em todos os
segmentos da atividade produtiva com as melhores taxas de juros do
mercado”, afirma o presidente da instituição, Juraci Barbosa.
“E
o apoio dos prefeitos é fundamental para nos ajudar a ampliar essa rede
de agentes e aumentar o volume de crédito na mão dos empreendedores,
porque esta é uma ação que impacta diretamente na renda das pessoas e na
qualidade de vida”, diz.
Considerando
todo o crédito colocado pela Fomento Paraná na mão de empreendedores
paranaenses, desde 2011, chega-se à soma de R$ 770 milhões. “Esse
crédito é dinheiro novo que entrou na economia e, como dizem os
economistas, é um recurso que circula, trocando de mãos três, quatro ou
mais vezes, aquecendo a economia”, analisa.
A
meta prevista no planejamento estratégico da instituição é contratar
até R$ 800 milhões em operações de financiamento privado no período
2015-2018.
MICROCRÉDITO
— Uma pesquisa do Departamento de Economia da Universidade Federal do
Paraná, com dados da Fomento Paraná relativos a financiamentos, mostra
que há uma melhoria significativa na atividade econômica medida pelo PIB
nos municípios onde os empreendedores têm acesso e contratam operações
de microcrédito para investir na melhoria de empresas e atividades
econômicas.
Segundo
a pesquisa, para cada 1% adicional no valor médio contratado em
operações de microcrédito, houve uma variação média no PIB de 0,32%
entre os municípios analisados no estudo com dados do período entre 2010
e 2013.
“O
impacto positivo médio para o conjunto de municípios avaliados confirma
a potencialidade do microcrédito na indução do desenvolvimento
econômico, o que serve como um exemplo de sucesso a ser replicado em
outros contextos”, diz a pesquisadora da UFPR, Raquel Guimarães.
RECORDES
– A Fomento Paraná tem trabalhado em parceria com o Sebrae-PR na
qualificação dos agentes de crédito e promoveu uma série de melhorias
nos sistemas internos. Com isso, tem batido recordes na contratação de
operações de microcrédito. De janeiro a setembro, por exemplo, a
instituição contratou R$ 42,5 milhões, com 3.904 contratos. O valor é
24,4% superior ao contratado em microcrédito durante todo o ano de 2015.
O
microcrédito representa quase 90% dos contratos da instituição. O
beneficiário pode pagar o financiamento em até três anos, podendo ter um
período de carência.
A
meta para 2016 é contratar R$ 45 milhões nesse tipo de operação, que
tem como limite R$ 10 mil para empreendedores pessoa física e R$ 20 mil
para pessoa jurídica (MEI e microempresas).
Desde
2011, a Fomento Paraná já contratou R$ 170 milhões em 18 mil operações
de microcrédito, que atendem empreendedores da indústria, do comércio e
do setor de serviços, de todas as regiões do estado.
SETOR
PÚBLICO — Além da discussão sobre o crédito para o setor privado, a
Fomento Paraná vai provocar as prefeitas e prefeitos eleitos para que
desde agora comecem a pensar em projetos de financiamento para seus
municípios para obras de infraestrutura, como pavimentação e mobilidade
urbana, projetos para renovação do parque de iluminação pública,
saneamento básico e gestão de resíduos, transporte escolar e ainda
programas para modernização da administração tributária e da gestão de
setores básicos.
A
Fomento Paraná é gestora do Sistema de Financiamento aos Municípios
(SFM), em parceria com a Secretaria estadual do Desenvolvimento Urbano,
com apoio técnico operacional do Paranacidade.
O SFM possui atualmente uma carteira de R$ 771,5 milhões em financiamentos contratados com mais de 300 municípios paranaenses.
Além
dos recursos do SFM, a Fomento Paraná atua como agente financeiro do
BNDES, para repasse de financiamentos em linhas como o PMAT (Programa de
Modernização da Administração Tributária e da Gestão de Setores
Básicos), assunto que será objeto de uma das palestras do evento.
A
instituição também é agente financeiro do FGTS, para repasse de
recursos do fundo para obras de acessibilidade e mobilidade urbana, como
a modernização de sistemas de transporte público, entre outros
equipamentos, pelo programa FGTS Pró-Transporte.
“Nossa
experiência em mais de 15 anos apoiando os municípios demonstra que
cada obra que financiamos, além de melhoria da infraestrutura e da
qualidade de vida do cidadão, representa geração de empregos”, explica
Juraci Barbosa. “E mais. Gera contratos, aquisição de produtos e
serviços que se revertem em arrecadação de tributos para o município que
em muitos casos pagam o custo do financiamento”, afirma.
A
meta da instituição é contratar R$ 1,2 bilhão em diferentes linhas de
financiamentos para atender municípios paranaenses no período 2015-2018.
Parte
desses financiamentos deve ser feita por meio do Programa Paraná Urbano
III, que prevê investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão em recursos
financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, para
investimento em infraestrutura nos municípios, por meio do SFM.
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