A
importância da família no desenvolvimento e na vida das crianças e dos
adolescentes é o tema de uma campanha publicitária lançada pelo Governo
do Paraná na noite deste domingo (09).
A
ação de sensibilização com o título “Família” é uma iniciativa da
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, em parceria
com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
(Cedca-PR).
Para
tratar do tema, a campanha retrata os diversos tipos de família
existentes, todos mostrando a necessidade de se ter um ambiente familiar
com amor e carinho.
A
campanha teve início com a exibição de um filme para TV, durante o
intervalo do programa Fantástico, da TV Globo. Os demais materiais como
cartazes, folders, mobiliário urbano, além de divulgação nas mídias
sociais, começam a ser distribuídos em todo o Estado, a partir desta
quarta-feira (12), quando se comemora o Dia da Criança. O conteúdo
completo da campanha pode ser visualizado e baixado no site: www.amordefamilia.prgov.br
A
secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda
Richa, destaca que a campanha faz parte da política do Governo do Estado
de fortalecimento das famílias. “Precisamos sensibilizar a sociedade
que toda criança ou adolescente tem o direito de serem criados e
educados no seio da sua família e, excepcionalmente, em uma família
substituta, independente que como ela seja.”
CAMPANHA
- A campanha Família recebeu investimento de R$ 2 milhões, recursos do
Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA), com aprovação do
Cedca-PR.
Os
exemplos de família abordados na campanha são: Família de Origem,
constituída por pais e filhos consanguíneos; Família por Adoção; Família
por Acolhimento, na qual a criação é feita por parentes próximos; e
Família por Apadrinhamento, sem vínculo no papel, mas que proporciona na
prática os valores familiares.
ESTATUTO
– De acordo com a coordenadora de Proteção Social Especial da
secretaria, Elenice Malzoni, a campanha usa como base o direito à
convivência familiar e comunitária, estabelecido no Estatuto da Criança e
do Adolescente. O ECA reconhece três tipos de família: a natural, a
extensa e a substituta.
“Essa
campanha é uma ação estratégica de sensibilização da população e
trabalha para a mudança de paradigma, afirmando a importância e o papel
das famílias, seja ela de origem ou extensa, substituta por meio da
guarda, tutela ou adoção”, diz.
Malzoni
explica que a campanha explora ainda as referências asseguradas pelo
apadrinhamento afetivo e para a garantia do direito à convivência
familiar e comunitária.
ESTRATÉGIA
- As campanhas de conscientização são estratégias usadas pelo Governo
do Estado para sensibilizar a sociedade a respeito da defesa de direitos
de crianças e adolescentes. São ações que desde 2011 alcançaram todas
as regiões do Estado por meio das campanhas educativas: Doe sua Voz
(2011), Solte sua Voz (2012), Viva a Infância (2013), Viva a Infância 2 e
Defenda o Adolescente (2016). No momento, está em elaboração a campanha
de combate à exploração sexual nas estradas.
0 Comments:
O que você achou desta matéria???