Luís Gustavo Queirós, de 23 anos, usou e aprovou um aplicativo
que auxilia estudos de biologia para quem vai prestar vestibular e Enem. “Estou
estudando com o aplicativo há quase duas semanas, e gostei muito. Ajuda a fixar
o conteúdo. Aprovei e indico”, disse o estudante. O aplicativo, que é gratuito,
funciona de maneira muito simples. Após o cadastro no site, ele envia cinco
questões de biologia por dia no dispositivo móvel do aluno cadastrado por 12
semanas. As questões se repetem em intervalos de tempos diferentes, o que deverá
ajudar o candidato a aprender e a ser aprovado.
Natural de Boituva (SP),
Luís Gustavo, que se prepara para o Enem e para provas de vestibular, comenta os
benefícios do aplicativo para quem enfrentará algum concurso. “Achei muito
interessante a forma como eles disponibilizam as questões. São apresentadas, mas
sem dar uma resposta direta, forçando a construção do conhecimento e a
recuperação de conteúdos. É uma ótima ferramenta para auxiliar nos estudos”,
destaca.
Baseado em mobile learning (m-learning - aprendizagem móvel:
aprenda em qualquer lugar, a qualquer momento) e nas técnicas de estudo proposta
pela literatura internacional na área de neurociências cognitivas, o aplicativo
é resultado de uma pesquisa da professora Roberta Ekuni de Souza, da
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e doutoranda em Ciências pela
Unifesp. O projeto acontece em parceria com o Departamento de Psicobiologia da
Universidade Federal de São Paulo e é financiado pela Fundação
Araucária.
Roberta Ekuni explica que o aplicativo é baseado em duas
técnicas de estudo que possuem alta eficácia: o efeito da testagem (ato de
testar o conhecimento que fortalece as conexões cerebrais envolvidas) e o efeito
do espaçamento (que distribui os períodos de estudo para lembrar do conteúdo por
mais tempo). “Pesquisas mostram que essas técnicas são pouco conhecidas e pouco
utilizadas pelos estudantes, que preferem estudar por técnicas que possuem baixa
eficácia como reler o conteúdo e grifar os textos”, pontua.
A professora
aponta ainda outro dado importante para que o estudante repense suas técnicas de
estudo. “A maioria dos estudantes já teve os famosos ‘brancos’ no momento da
prova. Por exemplo, achavam que sabiam o conteúdo. Até dizem saber em qual
página do caderno ele está, mas não conseguem recordá-lo. Esses ‘brancos’ podem
ser evitados se o aluno estudar via testes e distribuir os momentos de estudo ao
longo do tempo”, explica. “Trabalhos como esse são relevantes, pois propõem uma
aprendizagem baseada em evidências científicas, por isso a probabilidade de
lembrar o conteúdo é bem maior e duradoura”, acentua Roberta.
Para
Larissa Torres, doutoranda em psicobiologia e professora de cursinho
pré-vestibular preparatório para medicina, em São Paulo, o aplicativo ajudará
muito os estudantes. “Testei por dois meses. Há um feedback muito rápido.
Algumas questões se repetem durante o passar dos dias e esse efeito do
espaçamento ajuda a consolidar o conteúdo”, conta. “O aplicativo é muito bom. Se
esqueci de responder, há um alarme que me faz lembrar. Ele é fácil de usar e
possui uma base científica por trás. Eu aprovei e já compartilhei com meus
alunos de cursinho”, disse a professora.
O aplicativo faz parte de uma
pesquisa e os resultados dela ajudarão a desenvolver e aprimorar mais técnicas
de como aprender melhor utilizando tecnologia. Inicialmente, como se trata de
uma pesquisa para se definir os melhores esquemas de estudo, foi escolhida
apenas a disciplina de biologia. “Futuramente, gostaríamos de ampliar para
outras matérias. Na literatura internacional, vemos a eficácia dessa técnica
para diversas matérias”, comenta Roberta.
Como essas técnicas são pouco
conhecidas, o grupo responsável pela pesquisa criou uma fanpage no facebook
(facebook.com/approvado) e um canal
do youtube https://goo.gl/Y84iTY com a proposta de
divulgar conhecimentos científicos nessa área.
DESENVOLVIMENTO - O
aplicativo foi estruturado de acordo com as descobertas das pesquisas de
neurociência cognitiva pelas professoras Roberta Ekuni e Sabine Pompeia
(professora do departamento de Psicobiologia da Unifesp). O desenvolvimento do
Aplicativo foi realizado pelo professor Bruno Miguel Nogueira de Souza, do
Centro de Ciências Tecnológicas da UENP, Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, e
por Giovanne dos Santos Striquer (graduado em Sistemas de Informação –
UENP).
SERVIÇO - Como obter o aplicativo: Para participar e baixar
gratuitamente o app, acesse: www.approvado.com.br. O Estudante precisa ter 16
anos ou mais para o cadastro. Contato e informações podem ser obtidas pelos
e mails:
approvado@gmail.com ou robertaekuni@uenp.edu.br
FONTE: Agência Estadual de Notícias
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