Mutirão de cirurgias é realizada no Hospital Regional

Começou em fevereiro o mutirão de cirurgias eletivas proposto pelo governo do Estado. Na região, o Hospital Regional do Norte Pioneiro, sediado em Santo Antônio da Platina, está atendendo pacientes nas especialidades Clinica Geral e Ginecologia. O Hospital ainda atende nas áreas de ortopedia, com baixo grau de complexidade, e está começando a realizar procedimentos em casos de urologia.
Segundo informações da 19ª Regional de Saúde, as cirurgias ginecológicas reúnem o maior número de pessoas na fila de espera. Algumas estão aguardando a operação desde 2014.   Já na Clínica Geral, não há fila antiga. Todos os inscritos para o mutirão são de 2016.
Para cirurgias de histerectomia (retirada de útero), e de Miomectomia (retirada de miomas), o mutirão inscreveu 133 mulheres dos 22 municípios da abrangência da Regional e do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisnorpi), que estão trabalhando em parceria para o atendimento do maior número de pessoas possível.
Para clínica geral, a maioria dos pacientes aguardam cirurgias  hérnias e pedra na vesícula.
O mutirão vai até o dia 31 de agosto, e segundo o diretor da 19ª Regional de Saúde, Alfredo Ayub, há um intenso trabalho para conseguir ampliar o número de profissionais para atuar no mutirão. As cirurgias estão sendo feitas na terceira semana de cada mês.
Segundo a diretora geral do HR, Fátima Izac, há toda uma logística para atender o mutirão sem afetar o movimento normal da unidade. “Não podemos deixar de atender os pacientes já agendados por conta do mutirão. Temos que pensar na disponibilidade de leitos, de equipamentos e aparelhagem. Por isso, as cirurgias do mutirão foram marcadas para a terceira semana do mês. Dessa forma, conseguimos nos organizar. Com essa dinâmica, o mutirão está apresentando um bom resultado”, comentou salientando que o HR é referência em maternidade e ortopedia.
No Estado, as maiores filas são para as cirurgias oftalmológicas, principalmente, as de cataratas. Na região, não há fila para essa especialidade. Mensalmente, o Hospital de Olhos, sediado em Jacarezinho, atender cerca de 300 pessoas de toda a região.

FONTE: Gladys Santoro
FOTO: Antonio Picolli


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???