Os moradores do Conjunto Habitacional João Furtado, em Santo Antônio da Platina, tanto insistiram que conseguiram acabar com um lixão que havia se formado na rua Cesar Laranjo Crespo, que dá acesso direto à rodovia PR 092. Fiscalização constante e denúncias fizeram com que os caminhões e carroças que despejavam todo o tipo de lixo em um trecho da rua desaparecessem da região.
Para o chefe do setor de atendimento de Limpeza Pública da prefeitura, Ademir Paulino, a atitude dos moradores foi fundamental para a solução do problema. “Foi um exercício de cidadania que deu certo. Eles insistiram não apenas para que a prefeitura fizesse a limpeza, mas também para impedir que continuassem jogando lixo naquele local”, disse.
Paulino contou que os moradores começaram a fiscalizar e anotar as placas dos veículos. “Com as placas dos veículos foi possível encontrar os proprietários e notifica-los. Quando eram flagrados, os próprios moradores os pressionavam para retirar o lixo que haviam jogado. Em uma ocasião, o motorista de uma caminhonete foi obrigado a recolher todo o entulho que tinha acabado de jogar.
Segundo os moradores, o lixo que era jogado na rua vinha de outros bairros. No dia 11 de março, a prefeitura e empresa terceirizada de limpeza urbana, a Sanetran retiraram 16 toneladas de entulhos da rua Cesar Laranjo Crespo. Uma semana depois, um caminhão carregado de retalhos de roupas despejou toda a carga no local. Revoltados, os moradores fizeram a denúncia e o motorista foi encontrado e notificado.
“Na minha última inspeção, na segunda-feira, 11, fiquei satisfeito com o resultado. Ainda havia um pouco de lixo, mas nem se compara com que nós já retiramos em outras ocasiões. Isso mostra que valeu a pena a atitude dos moradores, e que essa é uma parceria que dá certo”, concluiu Ademir Paulino
Segundo a secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Eliani Simões, o descarte de lixo em locais inapropriados é crime ambiental e a pessoa flagrada pode arcar com uma multa que varia de uma a 700 URM (Unidade de Referência Municipal). Hoje cada URM vale R$ 64.
FONTE: Gladys Santoro
FOTO: Antonio Picolli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???