Com a “janela” de trocas partidárias entrando em sua fase decisiva, a movimentação nos bastidores da política paranaense também deve se intensificar nos próximos dias, com reflexos diretos tanto para as eleições municipais de outubro próximo, quanto para a disputa estadual de 2018. O prazo para que os políticos mudem de legenda sem o risco de perda de mandato termina no próximo dia 19, mas boa parte das trocas devem ser confirmadas já nesta semana. Entre elas, a ida do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, do PSC para o PSD; e a saída de metade da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa para o PSB.
Ratinho Jr foi convidado pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para se filiar ao PSD com a garantia de ter a legenda para concorrer ao governo do Estado daqui a dois anos. Na semana passada, ele comunicou o convite e a intenção de migrar de sigla aos deputados estaduais do PSC. Até ontem, não havia uma decisão formal, mas segundo parlamentares do partido, a mudança já estaria certa, faltando apenas “oficializá-la”. Junto com ele, o secretário deve levar junto nove dos doze deputados do PSC, e boa parte dos seis vereadores do partido em Curitiba.
No PMDB, a permanência dos deputados que apoiam o governo Beto Richa (PSDB) é considerada “insustentável” diante da orientação oposicionista e das ameaças do presidente estadual da sigla, senador Roberto Requião. A lista dos que devem deixar a legenda inclui o líder do governo na Assembleia, Luiz Cláudio Romanelli e os deputados Alexandre Curi, Artagão Júnior e Jonas Guimarães. Romanelli confirmou ontem que o destino mais provável é o PSB do ex-prefeito de Curitiba e deputado federal Luciano Ducci. Faltaria apenas “bater o martelo”, já que os quatro dissidentes pretende tomar uma decisão conjunta e ir para o mesmo partido. Além deles, o grupo incluiria ainda o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), que entretanto, pode ir para outra legenda.
O PSDB do governador Beto Richa também pretende atrair algumas filiações de políticos com mandato durante a “janela”. Na Assembleia, comenta-se que o deputado André Bueno – filho do prefeito de Cascavel, Edgar Bueno (PDT) – pode trocar o PDT pelo “ninho tucano”. O mesmo destino teria o suplente de deputado estadual do PMDB, Reinhold Stephanes Júnior.
Questionado ontem, o presidente da Assembleia e do PSDB paranaense, Ademar Traiano, confirmou as negociações, mas evitou dar nomes. “Nós teremos a adesão de pelo menos mais um deputado no partido. Só me reservo o direto de anunciar o nome desse deputado, a pedido dele, no tempo certo”, alegou.
0 Comments:
O que você achou desta matéria???