Apreensão de menor com Crack



Um menos de 14 anos foi apreendido na noite deste domingo, 28, com nove pedras de substância análoga ao crack. Durante patrulhamento pela Av. Manoel Ribas em Jacarezinho, a equipe PM avistou um indivíduo em atitude suspeita, que ao dar voz de abordagem, saiu correndo, sendo contido logo em seguida.
Em busca pessoal, foi localizado no bolso da bermuda 9 pedras de substância análoga ao crack envolvidas em papel alumínio, que seria comercializado, segundo o menor, pelas proximidades do colégio José Pavan. Após o fato, a equipe realizou a apreensão do adolescente e o encaminhou para delegacia de policia civil, juntamente com o produto, para providências cabíveis.

FONTE: 223753/2016

Peça de Teatro acontecerá em três cidades da região



Começa mais uma temporada de apresentações da peça teatral “Por um futuro sustentável”, que percorrerá 30 municípios paranaenses e paulistas da Bacia do Paranapanema. As primeiras cidades do Paraná a receberem o evento serão Cambará, nesta terça-feira (1º), Jacarezinho (2) e Ribeirão Claro (3).
Com uma temática ambiental, o espetáculo tem como público-alvo crianças de 8 a 12 anos. A peça é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério Federal, com parceria entre a companhia Ciência Divertida e as secretarias municipais de Educação e de Cultura, além do patrocínio da Duke Energy.
Em Cambará a apresentação será às 14h, no Espaço Cultural Nilza Furlan. Na quarta-feira é a vez dos alunos de Jacarezinho, que recebem o espetáculo às 8h30, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Azzolini. Ainda em Ribeirão Claro, na quinta-feira, a atração ocorre às 14h, na Secretaria Municipal de Educação.
Em território paranaense, na próxima semana, o espetáculo será apresentado em Carlópolis, Siqueira Campos, Salto do Itararé e Santana do Itararé. As apresentações prosseguirão até o dia 18 de março.
Conhecimento
De acordo com André Guimarães, da área de Relações Institucionais da Duke Energy, a atividade visa proporcionar conhecimento de forma interativa e dinâmica. “A peça apresenta como funciona uma usina hidrelétrica. As crianças aprendem o princípio da geração dessa energia limpa e renovável com a ajuda de uma maquete,o que facilita o entendimento”, afirma.
Ainda com a participação dos estudantes, o espetáculo de 60 minutos aborda também a importância de preservar os recursos naturais e o consumo consciente da água.
Sinopse
Em síntese, a história da peça “Por um futuro sustentável”é contada por um cientista maluco que, perdido no espaço, volta do futuro para prevenir a humanidade sobre os problemas que ele viu. Para tanto, anuncia que as pessoas precisam mudar seus hábitos de consumo na atualidade.
Assim, as crianças são convidadas a se transformarem numa máquina “sustentável” e aprendem a identificar a origem das reservas naturais e como o uso delas afeta o planeta Terra e as florestas.
No ano passado, a peça percorreu outras 40 cidades paulistas e paranaenses da Bacia do Paranapanema, alcançando um público de 7 mil alunos de escolas municipais.
Sobre a Ciência Divertida
Criada na década de 90, na Espanha, com a missão de transformar a ciência em um jogo no qual as crianças descobrem e experimentam o mundo de forma lúdica e divertida, a Fun Science – Ciência Divertida – está presente em 37 países com 146 escritórios ao redor do mundo, por um sistema de franchising internacional. A proposta é estimular as crianças a descobrirem a ciência por meio de oficinas recreativas, permitindo a elas aprender e se divertir ao mesmo tempo, através dos experimentos científicos. Os ‘cientistas malucos’ propõem de forma teatralizada, oficinas interativas para o público de 4 a 17 anos. Conheça mais em www.cienciadivertidarbrasil.com.br ou www.teatrodivertidoitinerante.com.br
Duke Energy Brasil opera e administra oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim, com um total de 2.274 megawatts (MW) de capacidade instalada. Em 2014, a companhia gerou 11,2 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer 5,6 milhões de famílias ou 22 milhões de habitantes. Com cerca de 300 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp.,a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.

12 vagas abertas para o Parque Tecnológico



A Incubadora Tecnológica do TECPAR (INTEC) lançou primeiro edital de 2016 do processo seletivo de empresas inovadoras que queiram participar do programa de incubação do Instituto de Tecnologia do Paraná. Neste ano, serão 12 vagas na unidade em Jacarezinho. Podem participar do processo de incubação pessoas físicas, como universitários, pesquisadores e empreendedores que tenha um negócio inovador, ou ainda pessoas jurídicas.
Para se concorrer a uma das vagas, o candidato deve comprovar que cumpre nove requisitos, como inovação tecnológica, infraestrutura de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e competência da equipe, por exemplo. "A empresa deve ainda apresentar um Plano de Negócios que deve ser desenvolvido para um período de dois anos e compreender informações gerais da empresa e dos sócios, com uma descrição do negócio e um levantamento da concorrência", exemplifica Gilberto Passos Lima, gerente da Intec.
Os interessados em participar do processo seletivo têm até o dia 7 de março para fazer a inscrição. Mais informações sobre o edital podem ser obtidas pelo site da Intec (intec.tecpar.br/comoincubar) e pelo telefone (41) 3316-3176.
Jacarezinho
Na ocasião da inauguração do Parque Tecnológico em Jacarezinho no final do ano de 2013 o Presidente do Instituto TECPAR, Julio Felix, explicou que o Parque Tecnológico é uma concentração geográfica de empresas e instituições associadas que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. "O TECPAR dá o apoio necessário para o amadurecimento da empresa. Com isto, acontece a geração de emprego e renda", ressalta.
Para o prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, é um grande avanço para o município e também todo o Norte Pioneiro, inclusive para o Estado de São Paulo. "Eles explicaram que o TECPAR irá dar o apoio necessário para o amadurecimento da empresa, favorecendo a geração de emprego e também novas ideias", enfatiza Dr. Sérgio.


Marcos Junior com Assessoria
 



Famílias de Ibaiti recebem certificado de quitação de imóveis

Após anos de espera, os moradores do Conjunto João Edmundo de Carvalho, de Ibaiti, receberam o certificado de quitação de seus imóveis. A entrega aconteceu nesta quinta-feira, 25, durante cerimonia com a presença do presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, e o prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo. Também estiveram presentes o deputado estadual Pedro Lupion, a vice-prefeita Sirlei Mattiolli e os vereadores Adauto Cunha, Jeferson Mattiolli e Paulo Sérgio.
Foram beneficiadas com o certificado, 150 famílias contempladas anteriormente com moradias. Para aproveitar o encontro, anunciaram uma parceria de trabalho entre os órgãos para a construção de mais 134 casas populares no município. Durante o evento, foi apresentado o espelho da licitação do empreendimento, cujo lançamento acontece nas próximas semanas e servirá para definir a construtora responsável pela execução das obras. Os imóveis serão construídos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), estimados em aproximadamente R$ 10 milhões, em parceria com a Caixa Econômica Federal. 

Fim da espera – As 150 famílias que receberam os certificados de quitação aguardaram durante anos pelo momento. O documento é a garantia de que todo o valor de financiamento imobiliário foi quitado pelas famílias e é necessário para a obtenção da escritura definitiva dos imóveis. Com isso, elas poderão ter mais segurança jurídica sob suas propriedades para transferir a casa para herdeiros, por exemplo. 

Segundo Beto Regazzo, a entrega da documentação e a perspectiva de novos projetos são um sinal de que a política habitacional paranaense tem sido bem conduzida. “Ações como essa são importantes principalmente para a população, que terá a vida facilitada a partir de agora”, afirma. “Esse é o começo de uma grande parceria, que ainda resultará em muitos projetos bons para a cidade de Ibaiti”, completa o prefeito. 

Para Lupion, a ampliação das ações integradas do poder público em Ibaiti é resultado da compreensão mútua dos órgãos estaduais e municipais da importância de se investir em habitação popular. “Ibaiti é uma cidade muito bem administrada, por isso a Cohapar tem tido facilidade para apoiar os projetos do município, com a conclusão de empreendimentos, obras em andamento e novos projetos sendo licitados”, argumenta o presidente da Cohapar. 

Presente no evento, o deputado estadual Pedro Lupion exaltou a maneira como os projetos habitacionais têm sido coordenados pela atual gestão estadual. “O governador Beto Richa tem demonstrado a preocupação com o atendimento das famílias que mais necessitam do apoio do poder público. Em Ibaiti, a exemplo do que temos acompanhado por todo o Paraná, esta atenção têm permitido a melhoria da qualidade de vida de centenas de famílias”, comenta.

Atendimento aos funcionários públicos
 – Na cerimônia com as famílias, Lupion aproveitou para apresentar os planos do governo estadual em implantar na cidade o programa de construção de prédios para servidores públicos. O projeto, lançado pela atual diretoria da Cohapar, pretende atender a demanda de funcionários ativos e inativos dos três níveis de governo. Ele prevê a construção de empreendimentos com diversos itens de sustentabilidade e condições facilitadas de financiamento.

“Este é um programa que valoriza os trabalhadores que dedicaram e dedicam a vida ao atendimento da população paranaense. O mais importante é que nele não serão utilizados recursos públicos, e sim parcerias com fundos previdenciários”, explica Lupion. A receita obtida com os projetos será reutilizada pela Cohapar para a ampliação dos projetos habitacionais de interesse social.

Fotos: Pinheiro de Moura/Olga Leiria (Cohapar)

Mudanças na prefeitura de Tomazina

Nesta quinta-feira,dia 25,Eliana Baltazar Martins Correia assumiu a Diretoria de Ação Social da prefeitura de Tomazina. Já Luciano Gordinho deixou a secretaria de Esportes depois de um trabalho elogiado ao longo de sete anos. “Dois grandes amigos que fiz nessa jornada; desejo que Deus abençoe ambos em seus novos desafios”,afirmou o secretário municipal de Gestão, Flávio Zanrosso.

Caminhão cruza o Paraná com balsa para travessia na regão

Ponte no dia da chuva
Parte da balsa saiu de Guaratuba na quinta-feira (25) e deverá chegar em Bandeirantes neste fim de semana. Devido ao tamanho da embarcação – 23 metros de largura e sete metros de altura, o transporte será feito em três etapas. 
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) fez a locação da balsa Araguaia para atender cerca de 40 mil moradores da região e ajudar no escoamento de produtos. A embarcação tem capacidade de transporte de 12 veículos leves ou dois caminhões trucados, além de 30 passageiros. Os veículos e pedestres serão isentos de tarifas. 
A previsão é que a embarcação faça a travessia emergencial durante 135 dias, até que a nova ponte sobre o Rio das Cinzas seja concluída. O investimento pelo uso da balsa será de cerca de R$ 500 mil.
PONTE – O DER-PR está concluindo o projeto para uma nova ponte sobre o Rio da Cinzas. O investimento na construção da nova ponte é estimado em R$ 20 milhões, com contratação em caráter emergencial. A nova ponte terá mais cinco metros de altura para evitar transtornos caso ocorram novas enchentes.

Novos reservatórios irão beneficiar comunidade

O prefeito de Wenceslau Braz Atahyde dos Santos Junior, o Taidinho, visitou nesta semana o reservatório na Vila Madalena (capacidade para 60 mil litros), o reservatório na Vila Velha (capacidade para 60 mil litros), a nova condutora com 2,5 km já enterrada com aumento de 30% na captação, e mais 2 poços artesianos já trabalhando.

Na ocasião ele esteve acompanhado do promotor Dr. Joel Beffa, e diretores e engenheiros da Companhia de Abastecimento do Paraná (SANEPAR). “Agradeço aos nossos vereadores da base que nos ajudaram e apoiaram com atitudes. Obrigado presidente Mounir Chaowiche por ter honrado seu compromisso. Também ao Beto Richa pela liberação dos recursos. Todos juntos com seriedade e trabalho por uma Wenceslau Braz cada dia melhor”, finaliza o prefeito.