A
unidade do PROCON de Jacarezinho fechou o mês de setembro com 2.831 atendimentos.
A principal queixa foi relação a serviços com 1.894 (66%). Sendo seguida pelos
Assuntos Financeiros que atingiu a marca de 567 (20%) dos atendimentos no
local. O levantamento foi realizado entre os dias 01 de janeiro e 30 de
setembro de 2015.
A
chefe de Divisão do PROCON, Maiara de Souza Guimarães, ressalta que apesar dos
serviços ser um dos maiores pontos em reclamação, a situação é solucionada via
atendimento geral. “Não precisamos abrir um processo administrativo ou
notificação formal, conseguimos solucionar o problema por telefone ou e-mail”,
comenta. Ela também explica que em contrapartida as instituições financeiras
são acionadas, na grande maioria, via notificação formal. “O objeto dessas
reclamações, em regra, consiste no pedido de boleto para quitação antecipada de
contratos de outorga de crédito (empréstimo)”, ressalta.
O atendimento diário na unidade é de 15 situações.
Neste período foram abertos 147 processos administrativos. Maiara de Souza
Guimarães explica que com a abertura do processo
administrativo é convocada uma audiência conciliatória. A sessão é presidida
pelo Diretor Geral e/ou pelo Chefe de Divisão.
Ela ainda lembra que primeiro é importante o
cliente tentar um contato com o fornecedor, pois muitas vezes a situação é solucionada
rapidamente. “Caso não tenha efeito isto, é importante que o consumidor procure
o órgão para podermos intermediar”, analisa. A pessoa que se sentir lesada pode
procurar o PROCON que fica na Rua Antônio Lemos, 916, na área central de
Jacarezinho ou pelo telefone: (43) 3911-3100.
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