Dança e esporte quebram barreiras na inclusão social

Sempre focada nas possibilidades de estar constantemente participando da construção de uma sociedade mais solidária e cidadã, a SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social, em 2015, deu um grande passo na criação do Projeto Ubuntu visando o fortalecimento de vínculos entre as crianças e adolescentes assistidos pelo CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, levando a dança e o esporte à comunidade carente de Santo Antônio da Platina.
Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre as pessoas. Trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade, compreendendo, aceitando e tratando bem o outro, uma ideia semelhante de amor ao próximo.
Desenvolver as habilidades e potencialidades de crianças culturalmente carentes é a missão do Projeto Ubuntu, que oferece para meninas e meninos de 7 a 17 anos aulas de dança, Zumba, Hip Hop, futebol de salão, alongamento entre outras atividades. Para a maioria das crianças esta é uma oportunidade ímpar de fazer contato com a arte, o esporte e a vida cultural, e quem sabe poder mudar a sua trajetória de vida.
Para o Secretário de Desenvolvimento Social, Israel Junior, a convivência dos jovens no campo socioeducativo é uma oportunidade de vivência e afirmação de atitudes e valores que fortaleçam e despertem o prazer de viver em comunidade, a importância da vida, a aposta em si mesmo dentro de padrões sociais solidários e cooperativos.
“É muito importante que esses jovens possam pertencer a grupos, reconhecerse num contexto, construir referências de atitudes e valores. Essa percepção da diversidade são caminhos que só podem ser percorridos dentro das relações sociais”, enfatiza Israel Junior.

Atualmente são atendidos cerca de 80 crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, com atividades nos períodos da manhã e da tarde. Para se inscrever no Projeto Ubuntu é só comparecer a antiga sede da Guarda Mirim, onde atualmente funciona o CREAS. Podem participar do projeto crianças e adolescentes inseridos nos Programas Sociais, com CadUnico ativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???