A empresa Ambiental Costa Oeste Projetos Técnicos e Consultoria iniciou na última semana os trabalhos para a elaboração do Plano Municipal de Arborização de Ribeirão Claro. A empresa foi escolhida através de processo de tomada de preço pelo valor de R$ 19.999. Na primeira fase do processo está sendo desenvolvido um diagnóstico com objetivo de levantar a realidade das espécies de árvores presentes no município e propor as medidas necessárias para melhoria de sua arborização urbana. O plano é o cumprimento de um dos compromissos presentes no plano de governo do prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV).
Na primeira fase, os consultores farão a demarcação de todas as árvores do perímetro urbano, incluindo passeios e entorno de áreas públicas. As plantas terão sua posição registrada por GPS, e informações gerais como espécie, condição e tamanho estão sendo incluídas em um banco de dados. Os locais que deveriam possuir uma árvore também são sinalizados no mapa para que o plantio seja feito futuramente.
Na avaliação final serão incluídas informações como identificação das espécies, posição e interferência de galhos e raízes em relação ao passeio, acessibilidade, obstrução de placas de sinalização, interferência no transito de veículos e pedestres, alinhamento das espécies, confrontação com rede elétrica, interferência na iluminação pública, qualidade do tronco, qualidade das raízes e porte das espécies.
Após a conclusão do trabalho, a prefeitura receberá uma planilha com o censo completo das espécies e também as condições em que se apresentam, além de caderno com diretrizes que implementam a arborização urbana contendo especificações sobre mudas, coveamento, canteiro, tutoramento, grade de proteção da muda, espaçamentos, alinhamentos, irrigação, espécies recomendadas para o plantio, espécies não recomendadas para o plantio e monitoramento técnico, manejo e manutenção, poda e gerenciamento dos resíduos de poda.
Juntamente com o Plano Municipal de Arborização, será elaborado um Projeto de Lei sobre a arborização urbana. O projeto irá para a análise da Câmara Municipal Legislativo e sancionado pelo Executivo para entrar em vigor.
A secretária de Turismo, Meio Ambiente, Esportes e Lazer, Edilaine Cavalhiéri Faganelli, falou sobre outras ações desenvolvidas pela pasta recentemente. “Além do plano, outras medidas já foram iniciadas pela Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esportes e Lazer, como a revitalização paisagística do Jardim Ambiental Salomão Sogayar com plantio de 100 quaresmeiras e a readequação da Avenida das Palmeiras, com plantio exclusivo de palmeiras, para que a via pública volte a ter suas características originais”, informou.
Ela frisou o comprometimento do prefeito Maurício com o meio ambiente, mesmo em meio às constantes reduções de repasses enfrentadas pelo município. “O Plano Municipal de Arborização está sendo acompanhado pela servidora Camila Silvério Morais Amadeu, responsável pelo Meio Ambiente e por mim”, disse. “Mesmo com as dificuldades financeiras causadas pela queda nos repasses federais e estaduais, o prefeito acredita na importância do plano e o manteve entre as prioridades para a secretaria”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???