Três cidades do Norte Pioneiro receberão investimento em sinalização viária

O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira, 18, a ordem de serviço para obras de sinalização viária. No Norte Pioneiro serão três municípios beneficiados nesta terceira etapa: Cambará, Jaboti e Wenceslau Braz. Esta é a terceira fase do programa, que no total recebe, do Governo do Estado, investimentos de R$ 28,9 milhões, em 232 cidades. Os valores são provenientes da arrecadação de multas e estavam depositados no Fundo de Reequipamento de Trânsito. O recurso é investido em sinalização viária vertical, como a instalação de placas nas vias, e horizontal, que inclui a pintura de faixas de pedestre, de estacionamento, advertências.
“Este programa de sinalização viária traz uma série de vantagens, pois ajuda no dia a dia dos cidadãos, garante mais segurança aos cidadãos, uma melhor orientação viária e, esteticamente, deixa as cidades mais agradáveis”, disse Richa. O governador destacou as ações do governo nos municípios. “A liberação de recursos para os municípios paranaenses tem sido sistemática, como resultado do ajuste fiscal, que faz com que o Paraná retome seus investimentos normalmente”, afirmou. 
A recomposição de alíquotas de impostos e a redução de despesas da máquina pública, afirmou o governador, possibilita um repasse maior de recursos do Governo do Estado aos municípios, ao contrário dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Entre janeiro e julho deste ano, as transferências do ICMS e do IPVA do Estado para os municípios aumentaram 20% com relação ao mesmo período do ano passado. “Os recursos arrecadados tiveram importância fundamental no equilíbrio das contas municipais neste momento de crise e de retração da economia”, ressaltou Richa. 
SINALIZAÇÃO PADRÃO
O objetivo do governo estadual é desenvolver um padrão de sinalização viária para todas as cidades paranaenses que ainda não estão conveniadas ao Sistema Nacional de Trânsito (STN). O diretor-geral do Detran, Marcos Traad, explicou que, para isso, é preciso organizar uma estrutura de sinalização viária que permita organizar o fluxo de pedestres, ciclistas e veículos. “De forma dinâmica, com atualizações, adequações e complementações constantes, que acompanhem a expansão do perímetro urbano, a criação de novos bairros e a alteração no fluxo de vias, por exemplo”, disse Traad. “Está incluído no programa tudo aquilo que diz respeito à melhoria da segurança e do fluxo de veículos nas cidades”, explicou Traad. 
O Detran também fornece todo o suporte técnico e consultoria em engenharia de Trânsito aos municípios. De acordo Marcos Traad, isso é necessário porque muitos projetos antigos das prefeituras para a sinalização estavam desatualizados. “Isso nos trouxe um transtorno muito grande. Tivemos que auditar os projetos antigos, identificar os problemas técnicos que apresentavam e, por meio desse programa, pudemos corrigi-los”, disse ele. “É um processo mais longo, mas nós primamos pela qualidade”, afirmou. 


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