O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira,
18, a ordem de serviço para obras de sinalização viária. No Norte Pioneiro
serão três municípios beneficiados nesta terceira etapa: Cambará, Jaboti e
Wenceslau Braz. Esta é a terceira fase do programa, que no total recebe, do
Governo do Estado, investimentos de R$ 28,9 milhões, em 232 cidades. Os valores
são provenientes da arrecadação de multas e estavam depositados no Fundo de
Reequipamento de Trânsito. O recurso é investido em sinalização viária
vertical, como a instalação de placas nas vias, e horizontal, que inclui a
pintura de faixas de pedestre, de estacionamento, advertências.
“Este programa de sinalização viária traz uma série de
vantagens, pois ajuda no dia a dia dos cidadãos, garante mais segurança aos
cidadãos, uma melhor orientação viária e, esteticamente, deixa as cidades mais
agradáveis”, disse Richa. O
governador destacou as ações do governo nos municípios. “A liberação de
recursos para os municípios paranaenses tem sido sistemática, como resultado do
ajuste fiscal, que faz com que o Paraná retome seus investimentos normalmente”,
afirmou.
A recomposição de alíquotas de impostos e a redução de
despesas da máquina pública, afirmou o governador, possibilita um repasse maior
de recursos do Governo do Estado aos municípios, ao contrário dos recursos do
Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Entre janeiro e julho deste ano, as
transferências do ICMS e do IPVA do Estado para os municípios aumentaram 20%
com relação ao mesmo período do ano passado. “Os recursos arrecadados tiveram
importância fundamental no equilíbrio das contas municipais neste momento de
crise e de retração da economia”, ressaltou Richa.
SINALIZAÇÃO
PADRÃO
O objetivo do governo estadual é desenvolver um padrão de
sinalização viária para todas as cidades paranaenses que ainda não estão
conveniadas ao Sistema Nacional de Trânsito (STN). O diretor-geral do Detran,
Marcos Traad, explicou que, para isso, é preciso organizar uma estrutura de
sinalização viária que permita organizar o fluxo de pedestres, ciclistas e
veículos. “De forma dinâmica, com atualizações, adequações e complementações
constantes, que acompanhem a expansão do perímetro urbano, a criação de novos
bairros e a alteração no fluxo de vias, por exemplo”, disse Traad. “Está
incluído no programa tudo aquilo que diz respeito à melhoria da segurança e do
fluxo de veículos nas cidades”, explicou Traad.
O Detran também fornece todo o suporte técnico e consultoria
em engenharia de Trânsito aos municípios. De acordo Marcos Traad, isso é
necessário porque muitos projetos antigos das prefeituras para a sinalização
estavam desatualizados. “Isso nos trouxe um transtorno muito grande. Tivemos
que auditar os projetos antigos, identificar os problemas técnicos que
apresentavam e, por meio desse programa, pudemos corrigi-los”, disse ele. “É um
processo mais longo, mas nós primamos pela qualidade”, afirmou.
0 Comments:
O que você achou desta matéria???