As professoras alfabetizadoras de Ribeirão Claro que atuam nas turmas de 1º ao 3º Ano da Rede Municipal de Ensino, retomaram seus estudos de Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Pelo 3º ano consecutivo, o município adere ao programa que tem o intuito de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
A formação continuada com as professoras, favorece além de reflexões teóricas sobre alfabetização e direitos de aprendizagem dos alunos, também uma reflexão da própria prática pedagógica, além de trocas de experiências. A capacitação e valorização dos professores é uma das prioridades da atual administração e continuará recebendo investimentos, segundo o prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV).
Em 2013 a formação do PNAIC foi em Língua Portuguesa e em 2014 em Matemática. Neste ano, o foco do PNAIC está na ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização.
O seminário inicial contou com a participação da Coordenadora do Programa no Município, Andreia Dias Barbosa e da Orientadora de Estudos, a professora Tatiana Paschoal Chagas, que dirigiu o encontro e compartilhou com as professoras, supervisoras e diretoras presentes as novas orientações do Programa para este ano.
Participaram também do evento, as professoras do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, Tereza Cristina Marçal, Coordenadora do Setor de Estrutura e Funcionamento e Débora dos Santos Escolático, Técnica Pedagógica do Setor Equipe Pedagógica. As professoras falaram sobre Currículo, com o intuito de esclarecer as dúvidas das professoras sobre esse elemento tão importante das escolas e por meio do qual a educação acontece.
Para a orientadora de estudos, recomeçar as formações do Pacto é uma alegria. Esse contato de perto com as professoras, no qual todas discutem suas ideias, suas práticas pedagógicas e dúvidas, e refletem sobre as propostas teóricas e de atividades, colabora muito para o sucesso e a qualidade da educação de Ribeirão Claro.
A coordenadora do programa, agradeceu a presença das professoras Tereza e Débora: "Essa parceria com o Núcleo é muito importante, a educação acontece dessa forma, quando estabelecemos boas parcerias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???