PSC se fortalece em Santo Antônio da Platina

O Partido Social Cristão (PSC) está se fortalecendo em Santo Antônio da Platina para as próximas eleições municipais. A sigla deverá lançar candidatura própria para prefeito em 2016. A informação foi repassada pelo vereador Aguinaldo Roberto do Carmo, o Professor Aguinaldo.
“O deputado estadual Ratinho Junior abonou ficha de filiação recentemente de várias lideranças pelo Paraná e inclusive em nossa cidade”, argumenta Professor Aguinaldo. Ele ainda destaca que o partido está analisando o melhor para Santo Antônio da Platina.
Ultimamente foram filiados várias lideranças, entre elas os empresários Celso Schmidt e Junior Pucci. O vereador de Professor Aguinaldo representante do partido em Santo Antônio da Platina está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal. Desde o primeiro dia ‘hasteou a bandeira’ pela implantação do curso de medicina no município. A meta, conforme o político é atender todo o Norte Pioneiro nas áreas de educação, saúde e principalmente alavancar o desenvolvimento regional com crescimento social e econômico. “O PSC está de portas abertas para aqueles que querem um futuro melhor para Santo Antônio da Platina”, finaliza.


Italiano visita Ribeirão Claro e conhece projeto esportivo apoiado pela prefeitura

O empresário italiano Gabrielle Tubaldo visitou Ribeirão Claro entre os dias 28 e 30 de agosto para conhecer o trabalho realizado na Escolinha de Futebol da Associação Atlética dos Menores Ribeirão-Clarenses (AAMR), projeto apoiado pela prefeitura. O objetivo é firmar uma parceria entre as categorias de base do município e clubes europeus com os quais o empresário trabalha.
Gabrielle foi recebido pelo prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV) em seu gabinete e seguiu para uma sessão de treinos no Estádio Municipal Pérola do Norte. Também participaram do encontro, o secretário de Administração, Fabio de Lucca, a secretária de Esportes, Edilaine Cavalhiéri e os treinadores Eberval Marques e Carlos Luiz Pinheiro da Silva. O empresário que já trabalhou com atletas de ponta como Mario Balotelli, Kaká e Alexandre Pato, ficou impressionado com a estrutura disponibilizada pela prefeitura e vê com bons olhos o ingresso de jogadores na Europa, como já fizeram Leandro Nascimento e Matheus Santana.
Gabrielle veio ao município convidado pelo treinador Luiz Carlos Pinheiro da Silva, que o conheceu em uma das viagens para a Itália, acompanhando o jogador da Ponte Preta e da Seleção Brasileira Sub 17, Leandro Nascimento, que tem contrato para defender a Udinese assim que atingir a maioridade.
O empresário aprovou a metodologia de trabalho adotada em Ribeirão Claro e falou sobre o sistema de contratações de atletas estrangeiros. “Os atletas daqui podem ser encaminhados para clubes da Europa, mas só após completarem 18 anos”, explicou. “Vocês fazem um trabalho muito bonito aqui, um trabalho social para que a criança tenha uma ocupação e se divirta”, concluiu.

Prefeitura realiza convênio com Faculdade para servidores

O Prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, assinou recentemente um convênio com o polo no município da Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) para beneficiar os funcionários e familiares. A medida irá possibilitar que os servidores interessados possam estudar um curso de graduação ou pós-graduação à distância num valor mais acessível.
“É uma grande parceria sem custo para o município. Temos a política de valorização dos nossos servidores e este convênio irá possibilitar também aos familiares poderem realizar uma graduação ou pós-graduação”, argumenta Dr. Sérgio.
Para Marcelo Mendonça, responsável pela FAEL em Jacarezinho, a parceria irá proporcionar ótimos resultados. “Os funcionários e familiares através deste convênio, terão mais descontos nas mensalidades. O objetivo de nossa faculdade é a ofertar um ensino de qualidade aos servidores. Teremos mais um vestibular neste mês de setembro com entrada em Outubro, com uma promoção especial de mensalidade apenas R$ 99,00 até o mês de janeiro,  finaliza Marcelo Mendonça.

Prefeito de Quatiguá retorna após 6 meses

Afastado desde fevereiro após ordem judicial, o prefeito Luis Fernando Dolenz (PSDB) retornou à sede do executivo de Quatiguá na tarde desta sexta-feira, dia 28 para buscar as chaves da prefeitura diretamente das mãos da interina Leila Salvi . O encontro aconteceu dentro das dependências do prédio às 16h30m.
Cumprindo a data estipulada pelo juiz que era de seis meses, ela antecipou em um dia a entrega do cargo (29). A conduta da prefeita Leila foi bem diferente da realizada pelo afastado na época em que recebeu a notificação do juiz. Fernando protelou o quanto pode o recebimento da comunicação de seu afastamento.
 Ele foi acompanhado de seu ex-secretário Álvaro Simonetti, o "Neno".
 Horas antes o secretário tinha protocolado um comunicado de Reassunção do Cargo, onde constava: "Como é de conhecimento de Vossa Excelência, o período de meu afastamento do exercício do cargo de Prefeito Municipal de Quatiguá encerra-se no dia 28 de agosto de 2015. Por outro lado o exercício interino do cargo de Vossa Excelência termina, de igual forma, às 24hs do mesmo dia 28. Assim sendo, tem esta única finalidade de lhe comunicar e lhe dar ciência, que reassumirei o cargo no dia 29 de agosto de 2015 às 8hs da manhã (sábado), cuja assunção se efetivará na sede do Município, ou seja, na Prefeitura Municipal. Portanto solicito o obséquio de Vossa Excelência no sentido de me entregar as chaves da Prefeitura Municipal no horário acima referido, diretamente ou por alguém de sua confiança. Limitado ao assunto, reiteramos protestos de estima, consideração e apreço, com as nossas saudações. Luis Fernando Dolenz - Prefeito Municipal." (Protocolo nº 558/15)
O agora prefeito de Quatiguá ainda agradeceu a presidente da Câmara e ex-prefeita Leila Salvi, declarando sua gratidão: "Obrigado elos serviços prestados ao município". Suspeito de ter cometido improbidades, o líder do Executivo é alvo de investigação por parte do Ministério Público Estadual e esteve afastado do cargo por 180 dias. Fernando foi substituído pela presidente da Câmara na época, pois a sua vice tinha deixado o cargo no final de 2014.
As investigações foram sobre supostos desvios de verba do Hospital São Vicente de Paulo. Na ocasião, foram decretados indisponíveis, os bens do prefeito, sua filha e de seu ex-genro no montante de 250 mil reais cada. 
A Justiça ainda não decidiu sobre o futuro dos envolvidos na denúncia que figura nas áreas cível e criminal(Texto e foto: Waltinho Chiolli).

Maurício recebe livro sobre a ponte pênsil Alves de Lima‏

O prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo (PV), recebeu essa semana uma cópia do livro “Ponte Pênsil Alves de Lima: Patrimônio Histórico Arquitetônico Norte Pioneiro do Paraná”, entregue pela escritora e professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Silvia Borba Zandoná Cadenassi. Acompanharam a entrega o secretário de Administração, Fábio de Lucca e o diretor do Departamento de Cultura, Anselmo Oliveira. A obra conta a história da construção, destruição por enchentes e guerra, tombamento pelo patrimônio histórico e restauração da ponte.
Entre pesquisa de documentos, entrevistas e a elaboração dos textos, o trabalho consumiu cerca de um ano e dois meses e foi custeado exclusivamente pela autora. A obra narra a história da ponte inaugurada em 1920, para o escoamento da sagra de café até o porto de Santos – SP através da antiga linha ferroviária existente até hoje. A construção, instalada sobre o rio Paranapanema, tem características arquitetônicas que a tornam única. A literatura pode ser encontrada em bibliotecas municipais, de estabelecimentos de ensino e no acervo da UENP.
Segundo a autora, o livro é uma contrapartida pelo apoio dos prefeitos da região para o estabelecimento da UENP. “Quando surgiu a ideia de uma universidade aqui no Norte do Paraná, foi necessário o apoio de muitos prefeitos da região que pediram que fosse estudado o que era possível da região”, contou. “Eu optei por estudar a ponte pênsil, que é um patrimônio arquitetônico que não é conhecido por muitos”, explicou.
Para a escolha do tema, pesou a identificação com a região, em especial com o município de Ribeirão Claro, adotado como terra natal pela professora. “No livro me coloco como cidadã ribeirão-clarense, porém sou paulista da região de Presidente Prudente, mas estou aqui há mais de 30 anos”, justificou.
A pesquisa permitiu descobertas desconhecidas por grande parte das pessoas, inclusive moradores da região. “O nome correto é ponte Alves de Lima, porque homenageia Manoel Antônio Alves de Lima, antigo proprietário da Fazenda Monte Claro e principal idealizador da construção”, frisou. “Me dediquei, primeiro procurei o idealizador da ponte, depois fui observar o que aconteceu desde a inauguração da ponte até aqui e procurar a fidedignidade dessa história”, pontuou. “Quem construiu, quem financiou, analisei documentos da Câmara de Ribeirão Claro, da prefeitura e artigos produzidos por jornais e blogs da região”, disse.
A autora destacou o empenho realizado para que a ponte fosse restaurada após sofrer danos causados por enchentes, vandalismo e do tempo. “[No livro] consta o esforço de ex-prefeitos e do atual prefeito para a recuperação de tantas intempéries que a ponte passou”. “Foi um estudo profundo e o que foi possível eu constei no livro, atas de criação e algumas fotos que fazem parte da historiografia”, concluiu.
Câmara Municipal rejeita cassação de prefeito de Siqueira Campos

Câmara Municipal rejeita cassação de prefeito de Siqueira Campos

A Câmara Municipal de Siqueira Campos rejeitou nesta quinta-feira (27) o pedido de cassação do prefeito Fabiano Lopes Bueno (PSB). A sessão foi acompanhada por cerca de 50 pessoas e durou mais de seis horas.
Conforme o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Garanhani (SDD), o pedido de cassação feito pela Comissão Processante foi negado por 7 votos contra 2.
Assim, o prefeito continua no cargo. O resultado da sessão será agora encaminhado à Justiça Eleitoral.
A Comissão Processante durou 90 dias e analisou duas denúncias contra o gestor, cometidas em 2013, segundo os vereadores.
A comissão investigou o suposto uso indevido de máquinas da prefeitura em outro município e o emprego indevido de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O prefeito, que não compareceu à sessão, afirmou ao G1 que as denúncias têm conotação política. “Esse resultado já era esperado. Nós apresentamos toda a documentação no momento da defesa. Isso não passou de perseguição política”, considera.

FONTE: G1 - PARANÁ

Distrito Industrial receberá 14 empresas com previsão de geração de mais de 160 empregos

A quarta concorrência pública realizada pela prefeitura de Ribeirão Claro na última segunda-feira (24) oficializou a venda de 22 lotes do Distrito industrial. Os espaços serão usados por indústrias e prestadores de serviços dos segmentos de marcenaria, guincho, reciclagem, serralheria, cosméticos, tratamento de madeira, material de construção, confecção, artefatos de concreto e vidros temperados.
O distrito industrial foi criado pelo prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV) para geração de empregos e renda, atraindo novas empresas ao município, permitindo que negócios locais sejam expandidos e abrindo novos postos de trabalho. Os compradores dos lotes têm um prazo de até 90 dias para iniciarem a construção das unidades industriais, contados após a assinatura do contrato que acontece nas próximas semanas.
O valor total de investimentos pelas empresas vencedoras será de cerca de R$ 3,5 milhões com estimativa de geração de 161 novos empregos. Das 14 empresas, seis estão vindo para o município agora e oito são empreendimentos locais que serão expandidos. Todos os lotes já contam com infraestrutura básica incluindo água, energia elétrica, iluminação pública e rede de esgoto. As ruas receberão o revestimento asfáltico assim que cada unidade industrial estiver conectada às redes de água e esgoto.
Somados aos dados e valores obtidos nas quatro concorrências públicas, serão 17 empresas, 196 novos empregos e R$ 4,5 milhões em investimento. O momento de crescimento registrado no município contrasta com a forte recessão causada pela crise econômica enfrentada pelo país em 2015. Muitos municípios têm encontrado dificuldades para manter os projetos e programas em andamento, pela queda progressiva nos repasses do governo federal.
Em Ribeirão Claro, o prefeito Maurício tem conseguido manter o alto investimento em obras, programas e projetos executados em Ribeirão Claro graças a uma política de austeridade no controle de gastos e responsabilidade fiscal. Graças a essa postura, o município recuperou a confiança dos investidores. “Apesar da crise, muitos empresários estão acreditando na administração pública e estão investindo em Ribeirão Claro”, avaliou o prefeito, Geraldo Maurício Araújo. “A credibilidade que conquistamos e as leis de incentivo estão chamando a atenção de empresários de vários setores”, completou. “Estamos aptos a receber empresas que possam gerar empregos e renda”, concluiu.
Santuário que faz parte de rota turística é restaurado no Paraná

Santuário que faz parte de rota turística é restaurado no Paraná

O Santuário Eucarístico do Sagrado Coração de Jesus voltou a ser frequentado pelos fiéis do norte pioneiro do Paraná. A igreja localizada em Ibaiti ficou um ano e meio fechada para uma reforma que custou cerca de R$ 850 mil. Segundo a paróquia, o templo é um dos cartões-postais do município por ostentar uma torre com 60 metros de altura.
A igreja faz parte da “Rota do Rosário”, que é um destino turístico criado em parceria entre a diocese de Jacarezinho, no norte, e a Paraná Turismo, ligada ao Governo do Paraná. A rota integra 15 imóveis, entre igrejas, museu sacro e santuários do norte pioneiro.
Segundo o pároco e reitor do santuário de Ibaiti, Anderson Marchiori, a reforma da igreja consolida o imóvel como um ponto turístico. O prédio tem quase 70 anos. A reforma, concluída em junho, foi a primeira grande intervenção no imóvel. A obra durou um ano e meio. Durante o período, os paroquianos usaram apenas o salão da igreja para as missas e outras celebrações.
Houve melhorias no forro, no sistema de som, nos bancos e na pintura das paredes, além do pastilhamento do altar e a restauração de seis imagens sacras. O dinheiro da reforma, segundo o pároco, foi obtido por meio de arrecadação de donativos e campanhas entre os paroquianos, segundo Marchiori.
“Nós mantemos as características do santuário, que não é tombado, mas tem um estilo românico e gótico, como o das catedrais da Europa”, afirma o pároco.
Marchiori não tem uma estimativa do número de visitantes ao santuário, mas acrescenta que os roteiros turísticos da "Rota do Rosário", no norte pioneiro, recebem 650 mil pessoas por ano.
O turismo religioso, conforme o diretor-presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, é uma prioridade da pasta. “A ideia é fazer o turismo religioso do Paraná uma referência”, afirma. Ele relata que a parceria está aberta a outras religiões. "Começamos com a 'Rota do Rosário' porque a diocese entrou em contato conosco primeiro, mas estamos abertos a todas as religiões", diz.
Segundo ele, estão sendo organizados seminários, em parceria com a Pastoral do Turismo e a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomercio) para fortalecer o setor.

FONTE: G1 PARANÁ

Prefeitura de Ribeirão Claro conclui reforma de pasteurizador

A prefeitura de Ribeirão Claro concluiu na última semana a reforma do pasteurizador utilizado diariamente por dezenas de produtores rurais do município. A melhoria foi uma resposta do prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV) às solicitações dos pecuaristas de leite, uma das maiores atividades rurais de Ribeirão Claro, responsável pelo sustento de pequenos produtores.
Na obra, orçada em R$ 30 mil e custeada com recursos próprios, foi reformada a estrutura usada para pasteurizar o leite produzido no município, incluindo todas as salas, troca de pisos e janelas, reforma do banheiro e pintura do local. Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Maurício e pelo secretário de Agricultura, Benício Mareca.
Segundo o secretário, a obra é mais uma melhoria entregue na atual administração e que beneficiará centenas de produtores. “Parabéns ao prefeito Maurício pela atenção e apoio que dá ao homem do campo, que agora conta com essa bela estrutura para o processamento de 1,3 mil litros de leite por dia”, concluiu.

Alunas das Oficinas Permanentes se apresentam em Ribeirão Claro

As alunas do Ballet das Oficinas Permanetes de Jacarezinho se apresentaram no último sábado, 22, no Festival de Novos Talentos de Ribeirão Claro (Expressarte). O evento aconteceu no palco da Praça Rui Barbosa, área central da cidade.

As jacarezinhenses abriram o evento com a Valsa das Flores de Tchaikovsky.
Três bailarinas do baby class e dez da turma de iniciação II fizeram uma belíssima apresentação e recebendo muitos aplausos. “Foi a estreia das meninas no palco, elas estavam muito concentradas e dançaram com a alma. Foi lindo!”, comemora a professora Narda Helena Jorosky.

Educação promove seminário inicial para o PNAIC 2015

As professoras alfabetizadoras de Ribeirão Claro que atuam nas turmas de 1º ao 3º Ano da Rede Municipal de Ensino, retomaram seus estudos de Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Pelo 3º ano consecutivo, o município adere ao programa que tem o intuito de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
A formação continuada com as professoras, favorece além de reflexões teóricas sobre alfabetização e direitos de aprendizagem dos alunos, também uma reflexão da própria prática pedagógica, além de trocas de experiências. A capacitação e valorização dos professores é uma das prioridades da atual administração e continuará recebendo investimentos, segundo o prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV).
Em 2013 a formação do PNAIC foi em Língua Portuguesa e em 2014 em Matemática. Neste ano, o foco do PNAIC está na ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização.
O seminário inicial contou com a participação da Coordenadora do Programa no Município, Andreia Dias Barbosa e da Orientadora de Estudos, a professora Tatiana Paschoal Chagas, que dirigiu o encontro e compartilhou com as professoras, supervisoras e diretoras presentes as novas orientações do Programa para este ano.
Participaram também do evento, as professoras do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, Tereza Cristina Marçal, Coordenadora do Setor de Estrutura e Funcionamento e Débora dos Santos Escolático, Técnica Pedagógica do Setor Equipe Pedagógica. As professoras falaram sobre Currículo, com o intuito de esclarecer as dúvidas das professoras sobre esse elemento tão importante das escolas e por meio do qual a educação acontece.
Para a orientadora de estudos, recomeçar as formações do Pacto é uma alegria. Esse contato de perto com as professoras, no qual todas discutem suas ideias, suas práticas pedagógicas e dúvidas, e refletem sobre as propostas teóricas e de atividades, colabora muito para o sucesso e a qualidade da educação de Ribeirão Claro.
A coordenadora do programa, agradeceu a presença das professoras Tereza e Débora: "Essa parceria com o Núcleo é muito importante, a educação acontece dessa forma, quando estabelecemos boas parcerias.

Assistência Social realiza encontro com moradores da Zona Rural

O Secretario de Assistência Social de Santo Antônio da Platina Israel Junior tem realizado constantemente encontros com moradores da Zona Rural para proporcionar soluções mais rápidas nas questões de políticas públicas. Na tarde de segunda-feira (24) recebeu os moradores do Distrito do Monte Real (Adriana Moretti Souza, Lindinalva Domingues de Paula, Eleandra da Silva, Dirce Fátima Costa Silva, Ademir Batista, Ademar Caetano de Souza, Juarez dos Santos e Elisângela Negrett), que foram reivindicar ações de apoio sócio-assistencial. O Secretário apresentou todo o rol de demandas pertinentes a pasta do governo municipal, e já afirmou que já faz parte do planejamento da pasta, visitas em loco, para a busca ativa aos usuários assistidos pelos programas e projetos de apoio sócio-assistencial.




Projeto de Lei do deputado Diego Garcia é aprovado na Câmara

Aprovada na Câmara dos Deputados, a nova correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) contou com uma contribuição do deputado federal Diego Garcia (PHS-PR). O parlamentar teve seu Projeto de Lei 1469/2015, apensado ao substitutivo, votado na última terça-feira (18). A proposição equipara a remuneração dos saldos das contas vinculadas FGTS às dos depósitos de poupança. O texto ainda será votado no Senado.
O parecer foi apresentado pelo relator, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que teve a contribuição de vários projetos de lei. Diego Garcia explica que o objetivo de sua proposta era reparar minimamente a depreciação desses valores em função da inflação acumulada ao longo dos anos. Ao todo, o parlamentar apresentou 11 projetos de lei na Câmara dos Deputados.
Com o texto aprovado, o FGTS (TR + 3% ao ano) será reajustado de forma escalonada, atingindo, em 2019, índice igual ao da poupança, que é corrigida de acordo com a TR mais 6,17% ao ano. Sendo que esses novos percentuais só se aplicam aos depósitos feitos a partir de 2016, que serão colocados em uma conta separada. O estoque acumulado até dezembro de 2015 continua com a correção atual.
FGTS
Criado em 1967, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo trabalhador com carteira assinada ou outra forma de contrato de trabalho formal - exceto os servidores públicos.
Atualmente, é regido pela Lei 8.036/1990. Todo mês, o patrão deve depositar no FGTS, no nome de cada trabalhador, um valor correspondente a 8% do salário pago. O dinheiro depositado nessa conta, que é gerenciada pela Caixa Econômica Federal, vai formando um fundo que pode ser usado pelo cidadão em situações de necessidade, com rendimento de 3% ao ano.

Gado furtado em Japira é recuperado pela Polícia Militar

O furto ocorreu no dia 17 de agosto de 2015, no Bairro rural dos Gomes, em Japira, onde foram furtadas 22 cabeças de gado de aproximadamente um ano de idade, com a marca LA.
Os PMs do Serviço Reservado localizaram ontem (25/08/2015), por volta das 13h00min, na cidade de Guapirama, 10 cabeças de gado das 22 que foram furtadas, sendo que os animais foram reconhecidos pelo dono.
Segundo o empregado da fazenda em que os animais estavam, foram dados 04 animais e mais uma quantia em dinheiro em troca das 10 cabeças de gado.
A PM conseguiu localizar o fretista que realizou o transporte das criações, o qual relatou que apenas transportou as 04 cabeças de gado da fazenda para um sítio localizado atrás da igreja do Bairro do Guapé e que o proprietário é residente na cidade de Jaboti, mas não realizou o transporte dos 10 animais até a fazenda em Guapirama.

Diante dos fatos, o receptador e o fretista foram encaminhados, juntamente com o gado apreendido, para a Delegacia de Polícia para esclarecimentos.

FONTE: PM

Projeto “Pé na Estrada” desembarca em Santo Antônio da Platina

O PPS do Paraná realizará em Santo Antônio da Platina nesta sexta-feira (28/08), uma nova etapa do projeto “Pé na Estrada”, que percorre todo o estado, realizando reuniões que promovem novas filiações e buscam novas lideranças. Com essas bases, são montadas as chapas de candidatos a vereador e prefeito.
O projeto está em sua oitava edição, e por onde passa tem obtido ótimos resultados, despertando a consciência política com sua diferenciada forma de atuação.
“Vamos reorganizar diretórios municipais, convidar novas lideranças e preparar o partido para as eleições de 2016”, declarou o presidente do PPS no Paraná, deputado federal Rubens Bueno.
Além da questão partidária, Rubens Bueno, que tem presença destacada no cenário político nacional, como líder do PPS na Câmara Federal, tratará de assuntos como a conjuntura e a reforma política.
 Santo Antônio da Platina
Data: 28/08/2015 (sexta-feira)
Horário: 17h00
Local: Câmara Municipal – Av. Oliveira Mota, 715 - Centro

Siqueira Campos pode assumir liderança da Série Prata

O time de Siqueira Campos tem uma difícil missão no próximo sábado no Ginásio de Esportes Londrinense pela Série Prata do Futsal Paranaense contra os donos da casa. Atualmente Londrina é o líder da competição com 28 pontos, já os siqueirenses somam 27 pontos.

No último sábado o time de Siqueira Campos venceu em casa a Assifusa de Irati por 3x2. A terceira colocação está com o Toledo Futsal que tem 23 pontos.  G4 da competição tem o São José dos Pinhais com 22 pontos.  

Três atletas ribeirão-clarenses se destacam em prova do Circuito Sesc

Os corredores Felipe Wallan e Alesxander Tofoli, da Associação dos Corredores de Ribeirão Claro (Ascor) e o atleta Carlos Alberto Beltramo, da Associação Atlética dos Menores Ribeirão-Clarenses (AAMR) se destacaram na etapa do Circuito Sesc, realizada em Santo Antônio da Platina no último domingo (23). Felipe ficou em terceiro lugar na prova de cinco quilômetros e Alesxander ficou com a quarta colocação. Carlos chegou em segundo lugar na categoria Especial, de 25 a 29 anos.
Segundo o treinador da Ascor, Rodrigo Jorge, a equipe participou do evento pela chance de competir com atletas mais experientes. “O próximo desafio será a final dos Jogos Escolares na cidade de Apucarana, com os melhores atletas do estado, onde no ano passado o atleta Felipe Wallan terminou em terceiro, a apenas um segundo do campeão”, lembrou.
Para Rodrigo, o atleta chega à competição credenciado pelos últimos resultados, numa crescente em relação a 2014. “Foi um grande ano para nosso atleta Felipe pois das 10 provas que participamos, Felipe conseguiu ganhar todas, isso demostra que será um sério candidato ao título”, avaliou. “O atleta ele quer trazer esse título para nossa cidade e vem treinando forte”, revelou. “Além de treinar atletismo, é um excelente atleta da canoagem, atual campeão brasileiro de canoagem”, disse.

Os atletas agradecem o apoio do prefeito Maurício, da empresa Laticínios Carolina, da secretária de Esportes, Edilaine Cavalhiéri, da Secretaria de Educação pelo transporte e ao presidente da AAMR, Osvaldo Ziroldo.

Jacarezinho conta com nova Academia da Terceira Idade

Diariamente centenas de pessoas utilizam o espaço do Centro de Ciências da Saúde (CCS) antiga Faculdade de Educação Física campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para realizar atividades físicas. Diante desta situação a Prefeitura de Jacarezinho instalou recentemente uma Academia da Terceira Idade (ATI) no local.
“Os equipamentos irão completar os exercícios que as pessoas realizam por ali. Estes aparelhos buscam uma melhor qualidade de vida”, comenta o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio. O pioneiro da ideia no Paraná foi à cidade de Maringá, em abril do ano passado, quando instalou a primeira academia. A prática regular de atividades físicas produz benefícios cientificamente comprovados para a saúde. Ela reduz o risco de doenças crônicas, tais como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Cada ATI é formada por 10 equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica. Os resultados não demoram a aparecer. Quem frequenta uma ATI logo percebe a diferença no aumento de disposição e de energia para as atividades diárias.

Jacarezinho receberá título de Cidade Resiliente

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, e a Coordenadora Municipal de Defesa Civil Laís Lamin receberão na próxima semana o título “Cidade Resiliente”. O município preencheu os requesitos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A solenidade está marcada para a próxima semana em Londrina.
Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos. 
O lançamento no Brasil da Campanha Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando, da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU), é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, e pretende sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios de se reduzir os riscos por meio da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes. 
Conscientes de que o município é quem realiza a primeira resposta em situações de crises e emergências, é fundamental que os governos locais e a sociedade civil organizada unam esforços, integrem todos os setores da sociedade e desenvolvam soluções inovadoras que engajem suas cidades na redução das vulnerabilidades. Para isso, é necessário que o município se reconheça como público alvo e agente promotor e realizador da Campanha. 
O objetivo da ação é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos. 
A redução de riscos de desastres ajuda na diminuição da pobreza, favorece a geração de empregos e oportunidades comerciais, a igualdade social, ecossistemas mais equilibrados e ainda atua nas melhorias das políticas de saúde e de educação.


Sociedade Rural pretende mudar o local da Feira Agropecuária em Ibaiti

O Presidente da Sociedade Rural Regional de Ibaiti (SORRI) Osvaldo Massera Filho está há quatro meses a frente da entidade. Na última semana ele destacou que anualmente são mais de 25 mil cabeças de gados que são leiloadas no recinto. Além disto, já planeja mudar futuramente a Feira Industrial, Comercial, Artesanal e Agropecuária (FICAI) para um espaço mais amplo.
“Neste local que estamos é muito apertado. Temos vizinhos que podem ser atrapalhados com os sons durante a festa. Nosso projeto para um futuro próximo é termos um Centro de Eventos mais afastado da cidade e podermos oferecer mais espaço para os visitantes e expositores”, comenta Osvaldo Massera.
A atual diretoria foi eleita em abril deste ano para o biênio 2015/2017 e além de Osvaldo é composta pelo vice-presidente Marcelo Pinto de Carvalho, secretário Heberton Gonçalves Dias Rodrigues, diretor financeiro Cristiano Patelini e diretor jurídico Miguel Elias Fadel Neto. O conselho fiscal é composto por José Peixoto Filho, Renato Watfe e Fábio Fraiz Vanzeli. Os suplentes: Silvia Aparecida Ferreira Dias Gonçalves, Lindomar Torres e Roberto Watfe.
O Presidente da Sociedade Rural também ressalta que os preparativos para a 31ª FICAI já se iniciaram. Ela acontecerá entre os dias 4 e 9 de novembro. A Feira conta com várias atrações dentre elas, Shows, Rodeio, Parque de Diversão, Praça de Alimentação, e ainda com Exposição de produtos Industriais, Comerciais, Culturais, Artesanais e Agropecuária de importantes empresas renomadas de Ibaiti e região.

LEILÃO
Um ponto que é destacado por Osvaldo Massera Filho é a realização dos leilões quinzenais que se tornam um dos melhores do Paraná. “Em época boa são 1.200 animais comercializados. Já em época ruim chegamos a 750 cabeças de gado. Isto demonstra a força da atividade em nosso recinto”, comemora.
Ele também ressalta que outra intenção é abrir o quadro de sócios para que aumente a participação regional durante a feira. “Dedicarei bastante o meu tempo durante a minha passagem como Presidente da Sociedade Rural”, finaliza Osvaldo Massera Filho.


Última votação para redução de cadeiras será hoje em Jacarezinho

A Câmara Municipal de Jacarezinho vota na noite desta segunda-feira, 24, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 02/2015 que revoga o aumento o número de cadeiras para 13. A primeira votação aconteceu em 10 de agosto, caso seja aprovada em segunda discussão serão 9 cadeiras no Poder Legislativo para a Legislatura 2017/2020.
Desde o dia 23 de setembro de 2009, através da Emenda Constitucional 58, a Constituição Federal, no art. 29, IV, “c”, passou a dispor que nos municípios com mais de trinta mil habitantes até cinquenta mil habitantes, a Câmara Municipal será composta por até 13 vereadores.

O grupo “Todo Poder Emana do Povo” já se organiza para fazer a terceira manifestação em frente ao Poder Legislativo na noite desta segunda-feira solicitando a redução do subsídio dos vereadores para R$ 788. No último movimento reuniu mais de 1.500 pessoas (segundo a Policia Militar) no dia 10 de agosto. 

Dívidas vêm sendo regularizadas e CISNORPI já conta com certidão provisória

O Presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) e prefeito de Tomazina Guilherme Cury anunciou na última semana que as dívidas vêm sendo regularizadas. Semanalmente ele se reúne com os funcionários para finalizar os detalhes contábeis e financeiros.
“Aos poucos estamos sanando todas as pendências. O CISNORPI já pode obter a certidão do Tribunal de Contas, pois nossa contabilidade já está sendo lançada neste ano. Quando assumimos estava parada desde 2013”, comenta o Presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro.
A responsável pelo setor Brissa Hartmann comenta que a equipe está se esforçando para colocar toda a documentação em dia. “É importante o trabalho de todos os funcionários que se empenham para normalizar a situação”, argumenta.
COMO ESTAVA
Em março deste ano foi criada uma comissão para verificar a real situação do CISNORPI. Ela teve seu trabalho efetuado em vinte dias (de 23 de março a 13 de abril) apontou que a despesa chegava a aproximadamente R$ 2,1 na sede administrativa localizada em Jacarezinho e aproximadamente R$ 836 mil no Hospital Regional localizado em Santo Antônio da Platina. Um déficit mensal de aproximadamente R$ 55 mil.

“Somente nos primeiros trinta dias conseguimos reduzir a folha salarial em aproximadamente R$ 40 mil com gratificações e funcionários comissionados”, argumentou Guilherme Cury. No início do mês de março o prefeito de Quatiguá Fernando Dolenz foi cassado e teve que deixar a Presidência do Consórcio Público. O então primeiro vice-presidente Geraldo Maurício (prefeito de Ribeirão Claro) assumiu e solicitou que Guilherme Cury pudesse desempenhar a função ‘interinamente’. Depois ele foi eleito para o cargo. 

Alunos da rede municipal recebem uniformes

O prefeito de Tomazina Guilherme Cury destacou recentemente que todos os alunos da rede municipal receberam uniformes escolares. “Entregamos mais de 800 conjuntos completos com calça, jaqueta e duas camisetas”, comenta o prefeito. 

Com nova Estação de tratamento, Siqueira Campos deve atingir 68%


O prefeito de Siqueira Campos Fabiano Bueno Lopes anunciou na última sexta-feira, 21, com a inauguração da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) irá atingir 68% das unidades habitacionais da cidade. A entrega foi realizada juntamente com o Presidente da Companhia de Abastecimento do Paraná (SANEPAR) Mounir Chaowiche.
“Quero agradecer ao Governo do Estado pelo investimento de 5,6 milhões em nosso município. Isto resulta em qualidade de vida para a nossa população”, ressalta o prefeito de Siqueira Campos. Foram executados mais de 8,1km de rede coletora atendendo
303 famílias, elevando o índice de esgotamento sanitário dos atuais 62% para 68% da população. Fabiano Lopes ainda explica que para isso foi necessário implantar tubulação em travessias aéreas e sob a rodovia.
O Presidente da SANEPAR Mounir Chaowiche ressalta que os recursos também foram utilizados para transformar a ETE existente em estação elevatória. “A antiga não podia mais ser ampliada e não havia condições de aumentar a vazão do efluente (esgoto tratado). Portando a obra é uma grande contribuição para o meio ambiente”, finaliza.



Conferência da Juventude será neste domingo

O gestor da Secretaria Municipal de Santo Antônio da Platina Israel Junior convida a população para a Conferência da Juventude que acontecerá neste domingo, 23, a partir das 7h30 na Câmara Municipal. O objetivo desta conferência é analisar, reivindicar e propor ações para os Poderes Públicos.

“Também é para pactuar os instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas da Juventude”, comente Israel Junior. Ele ainda destaca que também neste domingo haverá a Ação Social promovida pelo SESC onde será desenvolvida a caminhada da melhor idade em frente a Escola Santa Terezinha, visando o bem estar social e com premiação para as participantes que mais se destacarem.

Chefe do Núcleo visita escolas da região

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho Magda Cristina Nogueira iniciou na última semana uma agenda de visita às escolas estaduais. O primeiro local foi às instituições de Carlópolis. Ele esteve no Colégio Estadual Carolina Lupion e a Escola Hercília de Paula e Silva (onde foi recebida pelo diretor Humberto Benedito Domingues).

A professora Magda ressalta que o objetivo dessas visitas é aproximar o NRE das escolas, ouvir, sanar dúvidas e colocar-se a disposição no que for possível e necessário.
Agricultores de Santana do Itararé recebem casas

Agricultores de Santana do Itararé recebem casas

16 famílias de Santana do Itararé receberam na última semana a chave da casa própria. As moradias fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural e foram construídas por meio da parceria do governo do Paraná, governo federal e prefeitura, com investimentos de R$ 456 mil.
As famílias beneficiadas pagarão apenas uma pequena parte do valor do imóvel, dividida em quatro parcelas anuais de R$ 285. O programa visa o atendimento de famílias com renda bruta anual de até R$ 15 mil, que não possuam qualquer outra propriedade além daquela onde já vivem e trabalham.
O superintendente de relações institucionais da Cohapar, José Boni, disse que o governo do Paraná vem desenvolvendo um trabalho forte a fim de beneficiar as famílias que moram no campo. “Essas moradias são um estímulo para que os agricultores familiares permaneçam em suas propriedades. O governador Beto Richa sabe da importância que tem a produção agrícola do Estado a qual essas famílias fazem parte. É um grande sonho das pessoas e também nosso, estamos todos felizes”, destacou.
O prefeito José Isac explicou que a habitação rural é um projeto muito importante no município, tipicamente agrícola. “Estamos com projeto para entregar mais 6 rurais, pois queremos incentivar nosso produtor a continuar no campo. Agradeço a parceria com o Governo do Estado que está ajudando a fomentar a riqueza da pequena produção rural no Paraná”, disse.

Em Santana do Itararé, 40 moradias urbanas estão em obras e 27 em projetos. Outras 7 rurais estão sendo construídas e 18 estão em projetos. Somadas as moradias urbanas, rurais, titulações de imóveis e projetos, 112 famílias estão sendo beneficiadas, com investimentos de R$ 3,5 milhões.

Projeto Vida Verde visa recuperação de menores infratores em Tomazina

O Projeto Vida Verde “Eu posso Mudar”, criado a partir de uma parceria entre prefeitura municipal de Tomazina, Poder judiciário e CRAS E CREAS, visa a recuperação de menores infratores. O Projeto dispõem de uma área, em anexo ao Centro Cultural onde os menores coordenados pela professora pedagoga Selma Ventura Machado, cultivam em dois períodos hortaliças orgânicas.
Os menores que cometem algum tipo de infração são enviados pelo Juiz da comarca, para o Projeto Vida Verde, junto com um histórico da infração cometida e a quantidade de horas que terão que trabalhar, “aqui temos 22 menores que trabalham em dois períodos no Projeto Vida Verde, Juntos cultivamos vários tipos de hortaliças que são enviados para o Hospital São Vicente de Paulo, creche, Casa Lar e lógico, os próprios menores levam para suas casas. O obtivo do projeto não é punição, mas sim, uma maneira de fazer com que eles reflitam sobre os seus próprios erros. Vale destacar também que eles a cada 15 dias tem palestras coma psicóloga Gisele e uma assistente social. Todo esse trabalho tem o conhecimento dos pais que assinam termo de responsabilidade de acompanhar o menor durante sua estada no projeto”, informou Selma.

A pedagoga Sela afirmou que o projeto era um antigo sonho da Assistência Social de Tomazina que se tornou realidade, graças ao empenho do prefeito Guilherme que fez a doação da área para que o programa pudesse ser implantado, “quando temos pessoas de bem pensando na comunidade as coisas acontecem, principalmente nas nossas crianças, adolescentes e jovens. Quero agradecer o prefeito Guilherme pelo empenho, doação do terreno e manutenção do projeto, ao Juiz da comarca Oto Luiz Sponholz Junior e ao promotor Anderson Osório Rezende, pelo excelente trabalho, que visa a recuperação dos nossos menores e coloca-los no caminho do convívio familiar e social”, finalizou Selma. 

FONTE: Agência CRIATIVA
Investigador assume direção do IML de Jacarezinho

Investigador assume direção do IML de Jacarezinho

Luiz Alberto Paschoal é o novo chefe do Instituto Médico Legal (IML), em Jacarezinho. O servidor foi nomeado na segunda-feira (17), e assumiu o lugar de Rafael Brito de Oliveira, que respondia interinamente pela unidade. Paschoal trabalhou durante 37 anos como investigador da Polícia Civil e se aposentou como chefe da superintendência da 12ª Subdivisão Policial, em Jacarezinho. 
O policial contou que recebeu o convite no ano passado para chefiar o instituto, e que desde então estudava a possibilidade. No entanto, nos últimos 30 dias as negociações ganharam intensidade e ele aceitou a proposta para desenvolver um novo modelo de gestão no órgão. “Quando recebi o convite, eu apresentei um projeto com algumas condições para aceitar o desafio. A chefia em Curitiba analisou a proposta, e o parecer foi favorável. O nosso objetivo é reestruturar o IML por completo, tanto na área administrativa como operacional, e o primeiro passo já foi dado com a garantia do governador de que teremos condições para trabalhar”, disse Paschoal.
Na próxima semana, o novo chefe do IML pretende se reunir com os prefeitos do Norte Pioneiro para voltar a discutir a possibilidade dos municípios cederem ao menos três médicos para atender a unidade até que seja autorizada a realização do concurso público para a contratação de novos profissionais. “Atualmente estamos sem nenhum médico no instituto, pois o único profissional que atende o órgão está afastado para tratamento de saúde. Esperamos que os municípios nos forneçam ao menos três profissionais para minimizarmos os problemas até a realização do concurso, que deve ocorrer ainda este ano”, previu o policial.
De acordo com o novo chefe do IML em Jacarezinho, com a realização do concurso a unidade passará a contar com seis médicos, seis peritos, seis auxiliares e seis motoristas, o que em tese resolveria definitivamente os problemas no instituto.

FONTE: Luiz Guilherme Brandani



Diretoria da CIPA toma posse e participa de treinamento

A nova diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da prefeitura de Ribeirão Claro foi empossada na última semana e passou por treinamento para assumir as funções durante a gestão 2015/2016. Renato Castelani Delbone foi designado presidente, Daniele Cristina Ribeiro foi eleita vice-presidência. Também fazem parte da comissão os João Paulo Molini e Marisa Oliveira Araújo.
A nova diretoria foi empossada durante cerimônia com a presença do secretário de Administração, Fabio de Lucca e do técnico de segurança do trabalho da prefeitura, Kleber Braz Dias. Antes de assumirem as novas funções, todos os membros titulares e suplentes passaram por um treinamento que incluiu curso de primeiros socorros, combate a incêndios, DSTs e sobre suas funções e atribuições na CIPA.

FONTE: Diógenes Gonçalves

Sesc Santo Antônio da Platina realiza 2ª doação da Campanha do Agasalho 2015‏

O Sesc local, em parceria com o Senac, realizou a segunda entrega da Campanha do Agasalho 2015. O tema é " Onde há calor há mais vida " e teve a sua segunda entrega hoje (19) para a Secretaria Municipal de Ação Social, da prefeitura . O secretário, Israel Júnior da Silva , veio ao Sesc receber as  816 peças arrecadas durante o período de meados de julho até o dia 18 de agosto.Durante toda a campanha o Sesc local arrecadou, em 2015,  1896 peças.
Júnior  ainda ressaltou a importância da parceria com o Sesc ao longo do ano em várias áreas  e que tal ato é de muita importância para as famílias carentes do município platinense. Para o gerente do Sesc local, José Dimas Fonseca, essa atitude é de muita importância em benefício dessa comunidade atendida  pelo projeto da Márcia e também serve para aproximar o Sesc com as instituições filantrópicas do município, as quais desenvolvem um grande trabalho em prol da solidariedade.
Agradecemos também ao grupo de Trabalho Social com Idosos do Sesc Santo Antônio da Platina os quais foram fundamentais no serviço de arrecadação das peças.
* Legenda da foto: Gerente executivo José Dimas Fonseca,o secretário de Ação Social Israel Júnior da Silva, a assistente social do município Isabele Marques e o técnico de atividades do Sesc Leandro Assis.

Tomazina recebe Conselheiro Mairinck pela Copa AMUNORPI

O time de Tomazina já espera o próximo domingo, 23, para a partida contra Conselheio Mairinck pelo grupo C da Copa AMUNORPI no Estádio Moises Chueire. A estreia dos tomazinenses foi fora de casa e empate em 1x1 contra Jundiaí do Sul. Já Conselheiro Mairinck perdeu em casa por 2x1 para São José da Boa Vista.

Para o técnico Pindoka do time de Tomazina o time tem muito a crescer ainda, pois errou muito nas finalizações. “Dominamos o jogo, mas infelizmente os gols não saíram”, argumenta. A expectativa é de casa cheia no Estádio Moíses Chueire no próximo domingo. 

Funcionários começam a receber cartão vale alimentação

Os funcionários da Prefeitura de Jacarezinho começaram a receber nesta semana o cartão “Vale Alimentação” no valor de R$ 100. O prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, havia anunciado a medida em janeiro deste ano em seu programa de rádio semanal “A Hora de Jacarezinho”.
“Esta é uma medida que estávamos estudando para entrar em pleno funcionamento o mais rápido possível. Sei que ainda é pouco, mas não podemos comprometer o orçamento municipal. Pretendemos ir ampliando gradualmente”, enfatiza Dr. Sérgio. Atualmente a Prefeitura de Jacarezinho conta com aproximadamente 1.200 funcionários. Este valor será disponibilizado num cartão que está sendo entregue no Recurso Humanos para os funcionários na mesma data do pagamento. A relação dos estabelecimentos credenciados poderá ser vista através do site: www.coopercred.com.