Após uma longa espera, o novo centro cirúrgico do Hospital São Sebastião, de Wenceslau Braz, pode finalmente começar a ser construído. A expectativa da direção da instituição é que as obras se iniciem em julho.
O hospital já dispõe de um recurso de R$ 900 mil oriundo do governo do Estado, com intermediação do deputado estadual Paulo Litro (PSDB), além dos R$ 400 mil conseguidos com a venda de um terreno que era de posse da instituição.
Consequentemente, o único entrave para que a obra saia do papel são questões burocráticas. Depois de alguma espera, o hospital conseguiu a licença do Corpo de Bombeiros para realizar a obra. Faltam apenas a conclusão do projeto, o que deve acontecer na próxima semana, e aí a aprovação do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).
“Felizmente depois de muita luta estamos com a construção do centro cirúrgico bem encaminhada. O projeto está para ser terminado e só vai faltar uma licença do IAP. Em julho as obras começam, tenho certeza”, projeta Fabiano Stortti, diretor do Hospital São Sebastião.
A prévia da obra, com a preparação do terreno onde o novo centro cirúrgico será erguido, já acontece. “Já temos um pedreiro fazendo uma nova tubulação de esgoto e logo o terreno estará preparado para a obra começar”, continua Fabiano.
PROBLEMAS ESTRUTURAIS
O hospital, que teve boa parte do seu corpo construído nas décadas de 60 e 70, tem cerca de 40% de sua estrutura física fora das normas exigidas pelos órgãos fiscalizadores, justamente devido ao tempo de construção.
Com relação ao centro cirúrgico, o antigo foi demolido após ser interditado pela vigilância sanitária em 2013, e desde então pacientes do município precisam se deslocar para cidades vizinhas quando existe a necessidade de intervenção cirúrgica.
Além disso, outros pontos do hospital também precisam de melhorias para se adequar às novas exigências e demanda de atendimentos de Wenceslau.
VIDA NOVA
No entanto, todo o hospital deve passar a viver uma nova realidade a partir de julho, quando centro cirúrgico deverá ser construído e as outras adequações realizadas.
Além da readequação da totalidade do prédio às normas, algumas reformas importantes devem acontecer, como a ampliação do número de leitos disponíveis com a construção de uma nova enfermaria – exatamente onde funcionava o antigo centro cirúrgico.
Outro destaque fica por conta do projeto da total readequação da maternidade e berçário, que também deve ter início em julho.
“Ficaremos 100% nos padrões e tenho certeza que vamos ser um dos melhores hospitais da região”, garante Fabiano.
E um dos planos para a instituição é a formação de uma parceria com o Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) para descentralização dos atendimentos, que hoje acontecem em Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.
“Vamos ter total condições de realizar vários procedimentos aqui. Como nossa cidade tem uma posição geográfica estratégica, poderemos atuar em parceria com o Cisnorpi para receber pacientes de municípios vizinhos para determinados tipos de tratamento, sendo a quimioterapia um deles”, completa o diretor do hospital.
FONTE: Lucas Aleixo - Jornal Folha EXTRA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???