A Prainha da Cachoeira, em Ribeirão Claro, será a base de um grupo de estudos sobre Ecossistemas Límnicos, projeto coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (GEPRHA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O alvo dos pesquisados são peixes e macro invertebrados, abundantes na represa Xavantes. O projeto é uma iniciativa do Programa de Extensão da UENP, chefiado pelo professor Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira.
Durante os dias 1, 2 e 3 de maio, cerca de trinta pessoas, entre pesquisadores, professores, alunos e ex-alunos estarão no local fazendo coletas, triagens e análise de várias espécies existentes no ecossistema da represa. O projeto conta com o apoio da prefeitura de Ribeirão Claro e do prefeito Geraldo Maurício Araújo, que cedeu uma casa no distrito da Cachoeira, além de barco e um funcionário para auxiliar o grupo.
De acordo com Vieira, a ideia é tornar o projeto anual e criar um centro de pesquisas com toda a estrutura necessária para os estudos e produção de material científico. “Vamos buscar os recursos necessários para tornar esse projeto uma realidade”, antecipou. Segundo ele, as atividades também incluirão trilhas e um concurso de fotografias entre os participantes. “As melhores fotos serão expostas em nosso estande, durante a Fescafé”, finalizou.
FONTE: Diógenes Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???