Fatura de contas de luz assusta consumidores em Jacarezinho

Com a chegada da fatura de energia elétrica do mês de abril, o pequeno empresário Caio Felipe levou um susto. Ele que é proprietário de um Pet Shop na área central em Jacarezinho relata que o valor que se aproximava de R$ 200 nos meses anteriores, ultrapassou R$ 360 com a nova conta.

“Realmente fui pego de surpresa com este novo valor. Manter uma pequena empresa com os impostos que são cobrados já não está fácil. Agora estamos trabalhando o dobro para não ter que repassar para os clientes os reajustes em nosso serviço”, comenta Caio Felipe.

O pequeno empresário relata que o consumo de energia elétrica em seu estabelecimento sempre foi alto pelo trabalho de banho e tosa oferecido. Para atender a necessidade teve que adotar novas maneiras nos últimos meses para não sofrer o grande impacto. “Imagino que toda a economia foi em vão já que a conta veio muito acima do esperado. Desativei a internet e paramos de usar o computador para voltar a usar a agenda para marcar os horários dos clientes, além de não deixarmos a luz acesa com tanta frequência”, desabafa Caio Felipe.

O reajuste reflete diretamente no orçamento familiar. Pois o aumento da tarifa de energia elétrica somado ao preço exorbitante da gasolina, afeta diretamente as empresas que precisam repassar os valores aos consumidores. O proprietário do Pet Shop ainda não pretende aumentar os valores de seus serviços aos clientes.
ANEEL
Após entrar em vigor a revisão extraordinária aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) as contas subiram, em média, 23,5%. Segundo tabela divulgada pelas empresas, a COPEL que é responsável pela maior parte da distribuição no Estado do Paraná teve um aumento de 36,4%. Já a CPFL Santa Cruz que é responsável em Jacarezinho, Ribeirão Claro e Barra do Jacaré o reajuste foi de 9,2%.
Desde janeiro deste ano entrou em funcionamento as bandeiras tarifárias que sinalizam aos consumidores o preço real da energia no País e as condições de abastecimento do sistema.

CRÉDITO: Marcos Júnior especial para o Jornal Gazeta do Norte Pioneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???