A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Santa Cruz) destinou R$ 131.287 para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ribeirão Claro. O recurso será usado para dar suporte ao projeto de Diagnóstico Situacional da Criança e do Adolescente que será realizado durante esse ano. A verba é proveniente da dedução de 1% do Imposto de Renda devido da empresa. O cheque simbólico foi entregue pelo gerente de negócios da CPFL, Luiz Henrique Cocchi, ao prefeito em exercício, Jovadir Blum (PV), prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV), membros da diretoria do conselho, vereadores e representantes da comunidade.
As ações elencadas foram pensadas para serem executadas dentro de um intervalo de tempo compreendido entre 2014 a 2017, prevendo ações imediatas e permanentes, a médio e longo prazo, em respeito às necessidades e a realidade local. Para os municípios de pequeno porte, que recebem repasses menores do governo, as parcerias com empresas constituem um importante meio para realização de projetos de grande abrangência.
O CMDCA de Ribeirão Claro, com apoio de alguns setores da comunidade, tem promovido campanhas de divulgação, conscientização e arrecadação de fundos, com visitas às empresas e segmentos organizados, para ampliar projetos que atendam às diversas políticas de proteção à criança e ao adolescente, atendendo assim às 2.994 crianças e adolescentes da cidade.
Segundo o acompanhamento feito pela PRATTEIN, consultoria especializada em Desenvolvimento Social, entre 2004 e 2014 em 130 municípios do Brasil, os principais problemas enfrentados pela rede local de proteção da Criança e do Adolescente são: violências domésticas (maus tratos, negligência, abandono), adolescentes em conflito com a lei, envolvimento de crianças e adolescentes com álcool e drogas, ruptura dos vínculos familiares, abuso sexual ou exploração sexual comercial de crianças e adolescentes e evasão escolar.
Os Conselhos Municipais da Criança e Adolescente (CMDCA) são importantes instrumentos de execução das políticas públicas para esse público, porém a falta de recursos e de capacitação adequada prejudica o entendimento da realidade das crianças e adolescentes nas cidades, e consequentemente a aplicação eficiente dos recursos captados.
Segundo o diretor-presidente da CPFL, Carlos Zamboni Neto, a experiência de mais de 10 anos com o Programa de Apoio aos CMDCAs, motivou a empresa a contribuir de forma mais efetiva no fortalecimento dos Conselhos e da rede de proteção e na disseminação de políticas públicas. Assim, a interferência em realidades sociais traz ganhos muito mais abrangentes. “A distribuidora preocupa-se com a melhoria da qualidade de vida dos públicos que atende e nesse sentido, busca soluções que garantam as condições necessárias ao pleno desenvolvimento, especialmente àqueles em situações de vulnerabilidade social”, afirma Zamboni Neto.
O apoio é parte da política de sustentabilidade e responsabilidade coorporativa da empresa, de acordo com ele. “Alinhado à sua Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa o Programa CPFL de Apoio aos Conselhos Municipais e Iniciativas Federais, através de leis de incentivo fiscal, atua em quatro diferentes frentes: Conselhos Municipais da Criança e Adolescente, Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, pacientes com câncer e pessoas com deficiência física”, completou.
A presidente do CMDCA, Juceli Aparecida Spaduto, agradeceu a CPFL Santa Cruz pelo apoio a essa importante ação. “A importância do apoio das empresas em doações, contribui para a efetivação dos projetos, que trazem benefícios incalculáveis à população mais vulnerável. Estamos imensamente agradecidos por ter podido contar com a participação, colaboração e parceria da CPFL, e acima de tudo, por ter efetuado a doação de recursos e ter acreditado no sucesso do nosso projeto”, afirmou.
FONTE: Diógenes Gonçalves
FONTE: Diógenes Gonçalves
0 Comments:
O que você achou desta matéria???