Supercreche é alvo de vândalos em Ribeirão Claro

A secretária de Educação da prefeitura de Ribeirão Claro, Cleuza Molini Ormeneze, lamentou a recente onda de vandalismo contra a Supercreche, em fase final de construção. A estrutura está sendo construída através da parceria entre prefeitura e governo federal, com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2). No total serão investidos mais de R$ 1,3 milhão para a construção do complexo capaz de atender cerca de 240 crianças.
Nos últimos dias, o prédio tem sofrido o ataque de vândalos que quebraram vidros, portas, janelas e sujaram várias salas e paredes. Alguns chegaram a fazer necessidades fisiológicas no chão de um dos cômodos. A situação é preocupante pois provoca atrasos na entrega da obra.
A nova creche está localizada no conjunto habitacional Giácomo Domingues Mio, a poucos metros das 80 casas populares feitas pela prefeitura com verbas do programa Minha Casa Minha Vida, em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e Caixa Econômica Federal.
Com mil metros quadrados de área total, a ideia é que o estabelecimento de ensino atenda crianças do novo bairro e também ajude na redistribuição de alunos dos bairros Vila Popular Doutor Osvaldo Giacóia, Jardim Zico Lobo, Residencial Bechara 1, 2 e 3, Jardim José Alves Pereira, Sagrado Coração de Jesus e Vila Zacarias Bueiri.
Atualmente as crianças que residem nos bairros próximos ao local onde funcionará a nova creche se deslocam até as creches existentes. Além de diminuir o volume de crianças atendidas, as creches em funcionamento atualmente poderão ser utilizadas para atendimento especializado, como o de crianças vindas de famílias em situação de risco social.
A secretária de Educação, Cleuza Molini Ormeneze, pediu a colaboração da população que reside próximo ao local onde a Supercreche está sendo construída para que denuncie novos delitos. “Precisamos da ajuda da população que mora perto da Supercreche para que nos ajude a cuidar do patrimônio público”, solicitou. “A identidade dos denunciantes será mantida em segredo”, concluiu.

Comissão de Agricultura da ALEP será presidida por Lupion

Definidos os presidentes, vices-presidentes e membros das 23 comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) é o novo presidente da Comissão de Agricultura da 1ª e 2ª Sessão legislativa, da 18ª legislatura.
A instalação das comissões aconteceu na terça-feira (24) e as indicações dos representantes dos partidos e blocos se deram conforme a proporcionalidade da própria composição da Casa.
 Além de presidir a comissão de agricultura, Pedro Lupion será o vice-presidente das comissões de Segurança Pública, Ecologia e Meio Ambiente e membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), constituída por outros 13 titulares e responsável por analisar todas os projetos de lei de origem parlamentar ou não.
 As demais comissões técnicas são constituídas por sete integrantes, cada uma delas é especializada em determinados assuntos de interesse coletivo e tem a responsabilidade de analisar e emitir pareceres sobre os projetos que são protocolados na Assembleia.
 “ Neste segundo mandato reafirmo meu compromisso com aqueles que confiaram o voto a mim, vou continuar apresentando projetos que beneficiam diretamente o paranaense. Trabalhar para tornar a ALEP, ainda mais, moderna e transparente, através do debate democrático e da eficiência do trâmite legislativo, continuarão sendo minhas prioridades”, destaca o deputado estadual.

Foto da Assessoria de Imprensa para divulgação.

Assistência Social anuncia Palestra Show e abre vagas para curso de marceneiro

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a prefeitura de Ribeirão Claro por meio da Secretaria de Assistência Social, promoverá no dia 4 de março de 2015, às 13h30, a Palestra Show – Um Show de Motivação. O encontro acontecerá no Ginásio de Esportes e tem como objetivo celebrar o Dia Internacional da Mulher. A ideia do evento é homenagear as mulheres ribeirão-clarenses e a secretaria convida todas as ribeirão-clarenses para participar do evento, que terá entrada franca.
Além da palestra, a secretaria e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) anunciaram a abertura das inscrições para uma nova turma do curso de marceneiro. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas no Cras, de segunda à sexta, das 8 às 11h e das 13 Às 17h. Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos e no mínimo o Ensino Fundamental incompleto. As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro.

Professora da USP fala sobre plano de arborização urbana

Servidores públicos municipais e representantes da comunidade assistiram a uma palestra sobre atribuições municipais relacionadas ao meio ambiente, ministrada pela doutora Ana Maringone, professora da Universidade de São Paulo (USP). A palestra ocorreu na última segunda-feira (23), no Sindicato Patronal de Ribeirão Claro, às 15h.
O objetivo do encontro foi apresentar informações pertinentes para dar suporte à elaboração do Plano de Arborização Urbana e uma atualização do Plano Diretor do município, dois projetos considerados prioritários pela atual administração. Existe a possibilidade de que a professora dê consultoria para orientar a confecção e alterações dos planos.
Um dos temas abordados foi a estruturação prévia da cidade e a integração das secretarias municipais para garantir a efetividade do plano. “Algumas vezes tem-se a impressão de que o município não pode fazer nada (relacionado a meio ambiente) e fica tudo a cargo do IAP ou Incra”, lembrou a palestrante. “Na verdade os municípios podem fazer muito, desde que não se desrespeite as leis estaduais e federais existentes”, completou.
A secretária de Turismo, Meio Ambiente, Esportes e Lazer, Edilaine Cavalhiéri Faganelli, agradeceu a disponibilidade da palestrante e ao auxílio da responsável pelo escritório da Emater em Ribeirão Claro, Denise Lutgens Rizzo. “Agradeço a doutora Ana Maringone pela palestra e à Denise por ter intermediado a vinda da docente”, concluiu.

Lupion protocola proposições para acabar com Comissão Geral na ALEP

O deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) protocolou, na sessão plenária de ontem (23), duas importantes proposições que contam com a assinatura de outros 33 deputados governistas.

A primeira propõe que o Artigo 107 seja revogado do Regimento Interno (RI) da Casa, requerendo a extinção da Comissão Geral na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).
De acordo com o texto atual do RI o artigo 107 permite a transformação do Plenário em Comissão Geral, como forma de agilizar a tramitação dos projetos. “Desde o ano passado, quando então presidente da Comissão Especial que analisou a reforma no Regimento Interno, já destacava a necessidade de acabar com a Comissão Geral em favor da democracia e do pleno debate no processo legislativo da Casa”, defende Lupion.
A bancada de oposição também apresentou um texto idêntico, com a assinatura de 16 parlamentares, que foi anexado à proposta da base governista.
 A outra preposição protocolada pelo deputado Pedro Lupion requer a instalação de uma nova Comissão de reforma do Regimento Interno, referente ao processo legislativo na Alep. O relatório apresentado pela Comissão não teve tempo hábil para ser votado, uma vez que a pauta do final de 2014 estava sobrecarregada de projetos a serem votados antes do encerramento do ano legislativo.
 “Estamos em um momento novo da Casa, com vários deputados novos que devem participar do processo legislativo. Nossa preocupação é trabalhar para termos um Legislativo mais moderno e transparente”, ressalta Pedro Lupion.



Foto Sandro Nascimento, 

Funcionários públicos municipais terão reajuste de 13,01%

A Câmara Municipal de Jacarezinho votou na noite desta segunda-feira, 23, o Projeto de Lei 01/2015 que visa o reajuste dos vencimentos dos funcionários públicos municipais vinculados ao Poder Executivo em 13,01%. Mesmo com a aprovação no final do mês de fevereiro ele é retroativo aos vencimentos do mês de janeiro.
Participaram da votação de aprovação os vereadores Valdir Maldonado (PDT), Diogo Augusto Biato Filho (PSB), Fabiano Saad (PSB), Francisco Carlos de Moraes (DEM), Fúlvio Boberg (PMDB), José Izaías Gomes, o Zola (PT), Luciane Alves (PT), Marcos Aparecido Ganzela, o Marcos Colosso (DEM) e Ricardo Toneti, o Fucinho (PT).
Para o autor do projeto o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio (DEM) é um marca durante sua gestão a valorização do funcionalismo público. “Não estamos medindo esforços para podermos dar qualidade para nossos funcionários em suas áreas especificas. Isto tem que ser refletido no atendimento à comunidade”, argumenta.
O prefeito de Jacarezinho ainda ressalta que durante os últimos três anos foram reajustado o salário dos funcionários em aproximadamente 29%, sendo que em 2013 foram 8% e 2014 mais 8,41%. “Esta é uma grande parceria que temos com a Câmara Municipal. Pois eles nunca mediram esforços para a análise e votação dos projetos que beneficiam os nossos funcionários”, argumenta Dr. Sérgio.
Outro ponto que o Chefe do Poder Executivo ressalta é que já foi aprovado em orçamento o “Vale Alimentação” de R$ 100,00 para o funcionalismo público. “Sei que ainda é pouco, mas não podemos comprometer o orçamento municipal. Pretendemos ir ampliando gradualmente. Estamos vendo a parte legal para não ser considerado incorporação de salário e ter que pagar os impostos”, complementa.


Empresa de plantas irá receber terreno em Jacarezinho

A Câmara Municipal de Jacarezinho aprovou recentemente o Projeto de Lei 201/2014 que visa a Autorização da doação de uma área de terras à Empresa R. A. Batista de Souza – Plantas ME. A votação aconteceu de forma unanime e já foi publica em diário oficial sob a Lei 3192/2015.
A referida área com 2.500 m² (dois mil e quinhentos metros quadrados), localizada na Rua Paulo Rodrigues da Silva, Lote 18 do Loteamento Chácara Paraíso, será destinará para o comércio varejista de plantas e flores naturais.
A empresa beneficiada pela doação de terra terá o prazo de sessenta dias para a apresentação dos projetos, com data a contar da publicação da lei (11 de fevereiro). Além disto, as obras deverão ser iniciadas, no prazo máximo de sessenta dias após a expedição de alvará de licença e concluída em até 180 dias.
Participaram da votação que aprovação os vereadores Valdir Maldonado (PDT), Diogo Augusto Biato Filho (PSB), Fabiano Saad (PSB), Francisco Carlos de Moraes (DEM), Fúlvio Boberg (PMDB), José Izaías Gomes, o Zola (PT), Luciane Alves (PT), Marcos Aparecido Ganzela, o Marcos Colosso (DEM) e Ricardo Toneti, o Fucinho (PT).


Reforma de delegacia conta com apoio da população

“A união faz a força”. Assim que se pode resumir o documento que circula pela internet demonstrando a importância da participação da comunidade na reforma da delegacia e carceragem de Ribeirão do Pinhal. O arquivo enviado pela Policia Civil também demonstra outro projeto que é a ampliação do prédio que também deverá contar com o auxílio da população.
Segundo o delegado Isaías Fernandes Machado atualmente a parte administrativa funciona num prédio locado por R$ 2 mil mensais. Ele ressalta que o local está interditado há aproximadamente sete anos e durante este período os presos são transferidos para a delegacia de Jundiaí do Sul. “Em razão de tais fatos, tem afetado as investigações policiais, já que diariamente, um investigador de polícia tem que ficar na cidade vizinha, realizando a guarda dos 31 presos, o que prejudica o andamento das investigações. Além disto, existem as péssimas condições de segurança, higiene e outros fatores”, argumenta.
O delegado ainda ressalta que requereu uma verba da Polícia Civil de R$ 14 mil para auxiliar na reforma. “Eles enviaram no final do ano passado. Tem contribuído e muito. Além disto, o Conselho da Cidade que é ligado ao Poder Judiciário também tem colaborado para esta reforma. A expectativa que até em 60 dias possamos estar com a parte administrativa e carceragem funcionando no prédio”, explica Isaías Fernandes Machado.
A equipe de reportagem entrou em contato com prefeito Dartagnan Fraiz que explicou que a Prefeitura tem auxiliado na reforma dentro da lei. “Colaboramos com a mão de obra de nossos funcionários. Além disto, o engenheiro da Prefeitura auxiliou com o projeto para as melhorias do espaço físico. É de extrema importância esta benfeitoria o mais rápido possível”, analisa o prefeito.
A expectativa do delegado que a nova carceragem possa alojar até 40 presos. Ele ainda ressalta que é de grande importância à participação da comunidade que vem auxiliando de forma voluntária. “Muitas pessoas chegam até aqui. Verificam o que ainda precisamos de material e vão até a casa de construção e deixa em crédito. Eu e toda a equipe da Policia Civil queremos agradecer a Prefeitura, através do prefeito Dartagnan Fraiz, pelo auxílio que tem nos dados com a mão de obra e o projeto”, Isaías Fernandes Machado.
Médio prazo
No mesmo documento enviado pela Policia Civil também consta um projeto em médio prazo que é a construção de mais espaço físico. Ele destaca que o imóvel tem rachaduras devido a infiltrações pelo pátio ser de terra. “Se concretado todo o pátio, assim dará vazão da água para a rua, o que resolverá o problema de infiltração, evitando rachadura do imóvel”, está assinalado.
Serão necessários aproximadamente 20 metros cúbicos de concreto usinado para o pátio, além de reboco do muro, na parte interna. Outro ponto é construção do estacionamento das viaturas, evitando que fique ao tempo para danificarem os veículos. Além disto, aos fundos deste novo local são necessárias três novas salas e um banheiro para a utilização do setor de Inteligência e Investigação. Somente o custo para com a mão de obra será de aproximadamente R$ 8 mil.
Em frente às novas salas será necessária a construção de um muro de arrimo de 10 metros de comprimento para evitar que o terreno venha a ceder. O prédio também necessita de pintura. Outro ponto importante é a colocação de 150 metros de concertina (lembra arame farpado) nos muros, o que dificultaria uma possível fuga dos presos para a rua ou até mesmo pessoas adentrarem ao interior do prédio. Também será instalada no solário (local onde os presos ficaram soltos durante o dia para o banho de sol).
No quesito segurança com tecnologia o documento destaca três utensílios para a instalação na nova delegacia de extrema importância. A utilização de sensor de movimento, a instalação de câmeras de segurança e fechadura eletrônicas das celas, para evitar o contato direto entre policiais e detentos.
Situação
Em 2012 o Ministério Público do Paraná (MP-PR), através da Promotoria de Justiça de Ribeirão do Pinhal, propôs ação civil pública com pedido de liminar contra o Estado do Paraná, para que seja construída uma nova delegacia na comarca. Segundo vistorias realizadas por arquitetos e engenheiros contatados pelo próprio Estado, a delegacia corria o risco de ruir, colocando em risco a vida de policiais e detentos.
De acordo com a Promotoria, em 2009, a delegacia foi interditada e os presos transferidos para outras comarcas. Hoje, eles estão na carceragem da delegacia de Jundiaí do Sul, onde permanecem em condições subumanas diante da precariedade do edifício, sem as mínimas condições de higiene.
A Promotoria também tem inquérito civil em trâmite a respeito da situação desta delegacia, que pode resultar em ação civil pública para interdição daquele local.
Em 2010, o Poder Legislativo autorizou a doação de um imóvel para que fosse construída uma nova delegacia de Polícia e carceragem em Ribeirão do Pinhal, no prazo de dois anos, mas ela ainda não foi edificada.

Wendy Comunicações - Especial para Jornal Gazeta do Norte Pioneiro


Aberto Concurso em Joaquim Távora

Aberto Concurso em Joaquim Távora

Acaba de ser publicado o edital de concurso daPrefeitura de Joaquim Távora, no Paraná no intuito de preencher 19 vagas para todos os níveis de escolaridade. Os salários variam entre R$ 774,00 e R$ 5.797,72.

Cargos e Vagas

Nível Fundamental: Gari (1), Servente (1), Operário (1), Pedreiro (1), Operador de Máquina (1), Operador de Trator Agrícola (1), Agente Comunitário de Saúde (1), Agente de Saúde Pública (1) e Motorista “D” (1).
Nível Médio/Técnico: Auxiliar de Consultório Odontológico (1), Assistente Administrativo (CR), Fiscal de Obras (1), Técnico em Enfermagem (CR), Técnico em Higiene Dental (1) e Professor (CR).
Nível Superior: Libras (1), Arquiteto (1), Assistente Social (CR), Cirurgião Dentista (CR), Psicólogo (1), Enfermeiro (CR), Farmacêutico (1), Fonoaudiólogo (1), Médico (1) e Médico Veterinário (1).

Inscrições

Os interessados poderão realizar a inscrição até 10 de março de 2015 no site: www.funtefcp.com.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 a R$ 100,00.

Provas

Serão aplicadas provas objetivas(todos os candidatos), prova de títulos para cargos de nível superior, além de prova prática para Operador de Máquina, Operador de Trator Agrícola e Motorista. A prova objetiva será aplicada em Joaquim Távora em 29 de março de 2015.
A validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura distribui 80 toneladas de adubo

O prefeito de Tomazina Guilherme Cury participou na manhã desta segunda-feira, 23, mais de 80 toneladas de Super Simples, um adubo composto de Fósforo, que é um dos principais elementos usados na correção da fertilidade do solo.
O Projeto é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado que vem beneficiando mais de 90 produtores rurais tomazinenses. “A Agricultura sempre foi e continuará sendo uma bandeira em nosso mandato. Aproveito para parabenizar o Secretário de Agricultura Delcino, pelo trabalho que vem realizando”, finaliza o prefeito Guilherme Cury.


“Esta é uma conquista nossa”, comemora Dr. Sérgio

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, participou na manhã desta segunda-feira, 23, da apresentação dos alunos do curso de Odontologia no Centro de Ciências da Saúde (CCS) campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
“É uma conquista de todos nós. Classe política, classe dos dentistas e de toda a comunidade não só de Jacarezinho, como de todo o Norte Pioneiro”, comemorou o prefeito durante sua fala no primeiro dia dos acadêmicos. “É uma conquista para todos mais este novo curso em nossa Universidade”, complementa.
Estava agendada a primeira aula para a manhã desta segunda-feira, mas devido a greve que acontece em todo o Estado, houve apenas a apresentação dos alunos e o primeiro contato deles com o curso do Ensino Superior.
O prefeito de Jacarezinho lembra que enquanto todos estavam voltados para um curso de medicina na região em março de 2014. Uma equipe formada por classe política, Igreja, Clubes de Serviços e Entidades formaram o grupo “Amigos de Jacarezinho”.
Com um projeto já aprovado no Conselho Universitário e protocolado na Secretaria Estadual de Ciência e Ensino Superior em 2010 os membros do grupo ganharam a adesão dos prefeitos numa reunião da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI).
Em maio do mesmo ano, o governador Beto Richa esteve no Cine Teatro Iguaçu no centro de Jacarezinho e assinou a autorização para a realização do primeiro vestibular que aconteceu em novembro. “Uma grande conquista para toda a comunidade”, argumenta o dentista Augusto Fogiatto, que lecionará no primeiro ano do curso.
Um grande tema em debate foi o local que seria abrigado o novo curso. O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, sinalizou a verba para um novo prédio. Em acordo entre todos os representantes ficou destacado que seria importante um novo prédio dentro do próprio CCS. “Inicialmente já foram investidos mais de R$ 250 mil que foram aplicados no laboratório de genética, informática e compra de livros especializados que poderão ser usado pelos alunos dos cursos existentes no campus”, explica Antônio Stebelini Neto.


Vereador quer a contratação de mais professores

Vereador quer a contratação de mais professores

O vereador de Santo Antônio da Platina Francisco Faustino de Proença Junior, o Chiquinho Net (PPS), destacou na tarde desta quinta-feira, 19, que foi realizada uma sessão extraordinária para correção na tabela de salários dos professores municipais.

“Solicitei em plenário o pagamento das horas atividades aos profissionais. Bem como            a contratação de novos professores para podemos inaugurar os CMEIS que já estão prontos. Problema de índice na folha de pagamento não tem mais. Pelo que apresentaram está em 40% bem longe do limite prudencial que é de 51%”, argumenta o vereador Chiquinho Net.
Motoristas utilizam desvio irregular para fugir de pedágio entre SP e PR

Motoristas utilizam desvio irregular para fugir de pedágio entre SP e PR

Uma campanha está sendo realizada por motoristas que usam o pedágio entre Ourinhos (SP) e Jacarezinho, no Paraná. Eles incentivam a utilização de um desvio irregular que livra os motoristas da tarifa de R$ 14,80.  É mais uma polêmica envolvendo a praça de pedágio da região, que tem a legalidade discutida na Justiça há mais de sete anos.
Mas agora os motoristas descobriram uma maneira de passar de São Paulo para o Paraná sem pagar a tarifa. Eles usam uma estrada que começa atrás da praça de pedágio e passa pelo bairro de Marques dos Reis, em Jacarezinho. Segundo os usuários, ela existe antes da criação do pedágio, mas agora está ganhando notoriedade. "É a única solução que nós achamos para não pagar esse pedágio, porque não tem como todo dia", reclama o motorista Manoel Santana.
O aposentado Paulo Pavini não concorda com o valor do pedágio, mas diz que não costuma fazer a rota alternativa. “Passo sempre e pago, não gosto de cortar o pedágio. Mas sou contra (o preço) porque isso é abusivo, é muito caro, um absurdo.”
Até panfletos estão sendo distribuídos e um vídeo circula nas redes sociais mostrando o caminho. O trecho tem mais de dois quilômetros e termina na BR-369, no Paraná. Esse trecho final foi aberto irregularmente e às vezes é fechado pela concessionária que administra o pedágio.
Adriana dos Santos passo sempre pela estrada alternativa e diz que gasto mais com pedágio do que com combustível. "Antes de ter o pedágio já tinha (a passagem), mas foi o pedágio que proibiu a passagem de todo mundo."
Outras formas para evitar o gasto na divisa dos estados já foram tomadas. Muitos acabam arriscando a própria vida e desviam da praça fazendo o contorno pela contramão da rodovia. Em setembro do ano passado, uma mulher morreu tentando furar a praça de pedágio por onde não há cancelas. A motocicleta que ela estava colidiu com uma corrente de proteção que enroscou no pescoço da vítima.
Justiça
O pedágio na divisa de Ourinhos e Jacarezinho é alvo de uma disputa judicial há mais de sete anos. A principal reclamação é de quem trabalha em São Paulo e mora no Paraná, e precisa pagar a tarifa ida e volta todos os dias. Considerando 22 dias em média de trabalho por mês, o trabalhador pagaria R$ 651,20 apenas de tarifa. O gerente comercial Felipe Ramon viaja todos os dias para trabalhar e sente o peso da tarifa no bolso. "Moro em Andirá e trabalho em Ourinhos, me desloco todo dia. R$ 30 por dia não há quem aguente."
A Ordem dos Advogados de Ourinhos acompanha a briga. “Hoje o processo está no Supremo Tribunal Federal, mas ainda não temos posição. Isso causa uma revolta que acaba com a população tomando medidas próprias”, afirma o presidente da OAB Fernando Alves de Moura.
Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná informou que a Econorte, concessionária que administra o pedágio, deve fechar o desvio próximos dias de forma permanente. Também afirmou que o fechamento do desvio não vai prejudicar os moradores de Marques dos Reis, que já são isentos do pedágio. A Econorte não quis se manifestar sobre o caso.
A Polícia Rodoviária Federal concorda com o fechamento do desvio para que acidentes decorrentes da falta de estrutura da estrada alternativa sejam evitados. Mas enquanto isso não acontece, os usuários aproveitam a rota alternativa. "Eu furo pedágio porque ele está irregular aqui" afirma o comerciante Pedro Renato Domingues.

FONTE: TV TEM - (afiliada a Rede Globo em SP)

Campeão da Copa AMUNORPI realiza amistoso contra time profissional

O time de Jacarezinho, atual campeão da Copa AMUNORPI de futebol, irá receber o PSTC (Centro de Treinamento do Futebol do Paraná) que atualmente disputada a Série Prata (2ª divisão) do Campeonato Paranaense. A partida acontecerá no Estádio Municipal Pedro Vilela às 16 horas com portões abertos.
“Será um grande treinamento para as duas equipes. Eles estarão disputando a competição estadual e nós temos o objetivo de ir ajustando a equipe para o torneio regional deste ano”, ressalta o diretor de esportes José Franco.
A equipe jacarezinhense conquistou em 2014 o bicampeonato da competição com a melhor defesa e perdendo apenas uma partida durante todo o campeonato. A partida final foi uma goleada por 4x0 contra Guapirama no Estádio Municipal Pedro Vilela. Local que nos oito anos de competição regional a equipe nunca perdeu.
Já o PSTC firmou uma parceria com o município de Cornélio Procópio surgindo assim o PSTC Procopense, que fez uma excelente campanha na primeira fase do paranaense da série prata ficando com a sexta colocação. Já em 2014 a equipe renovou a parceria com a cidade de Cornélio Procópio e mandou seus jogos no Estádio Municipal Ubirajara Medeiros. O time terminou na quarta colocação e não subiu para a primeira divisão do campeonato paranaense por apenas um gol.

O prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, destaca que deverá ser uma grande partida. “Acompanhei as partidas no ano passado e vi de perto que a nossa equipe tem um entrosamento muito grande. Será importante a presença da torcida em mais este jogo de nossa equipe”, finaliza o prefeito de Jacarezinho. 

Polícia Militar garante segurança no Carnaval da região

A “Operação Carnaval 2015” realizada pelo 2° Batalhão de Polícia Militar no período de 13 a 18 de fevereiro reforçou o Policiamento nas cidades da região, garantindo ao cidadão que pudesse desfrutar das festividades de carnaval com segurança.  
Sete municípios tiveram eventos carnavalescos durante esse período, sendo eles, Jacarezinho, Cambará, Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Tomazina e Ibaiti.
Durante todos os dias de carnaval foram empregados aproximadamente 280 Policiais Militares nas 22 cidades que compõem a área do 2° BPM, que reforçaram o policiamento ordinário nas áreas urbanas com maior fluxo de foliões, bem como um grande efetivo foi aplicado nos locais com carnaval de rua, principalmente na cidade de Tomazina, que recebeu milhares de visitantes.
O Comandante do 2º BPM, Ten. Coronel Antônio Carlos de Morais, afirmou que os trabalhos da “Operação Carnaval 2015” foram satisfatórios: “ Considerando o aumento significativo de pessoas nas cidades e balneários de nossa região, a “Operação Carnaval 2015” alcançou seus objetivos. Não tivemos ocorrências de vulto ligadas diretamente as festividades de carnaval, resultado este, fruto de empenho de nossos Policiais Militares. Algumas situações infelizmente ocorreram, como furtos de veículos e um homicídio em Santo Antonio da Platina, sendo este último, uma ocorrência pontual e não relacionada ao Carnaval. A Polícia Militar deu atendimento a todas as ocorrências solicitadas através do 190 e esteve presente com efetivo permanente nos locais de eventos, garantindo, portanto, a segurança a todos”, afirmou o comandante.


FONTE: Comunicação 2º BPM

Carnaval de Rua leva 15 mil pessoas em Jacarezinho



A noite de segunda-feira, 16, foi de grande festa no tradicional desfile das escolas de samba em Jacarezinho, nem mesmo a fina chuva que caiu espantou os foliões. Segundo a organização do evento mais de 15 mil pessoas acompanharam a passagem das alegorias e fantasias das escolas “Cruzeirinho”, “Obatalá” e “Unidos do SACODJE” pela Rua Paraná.
“Para o próximo ano queremos colocar mais dias de festa. Com atração num ponto na cidade e mantermos o tradicional desfile que é referência em todo o Norte Pioneiro”, comenta o prefeito Sérgio Eduardo de Faria. Dr. Sérgio. Na ocasião, ele destacou que pretende trazer um trio elétrico para animar a comunidade nos outros dias de carnaval próximo à antiga FAFIJA.
O município vem aumentando a tradição das festividades populares. No início do mês de fevereiro houve um show na Praça Rui Barbosa para a escolha da rainha do Carnaval 2015. A jovem Cíntia Alves foi escolhida com a presença de mais de três mil pessoas. “Quero agradecer a todo o público que abrilhantou mais uma vez esta festa em nossa cidade. E também toda a equipe do Departamento de Cultura e da Secretária de Indústria e Comércio que se empenharam para a realização do evento”, argumenta Dr. Sérgio. 

Ainda na noite da segunda-feira a escolha “Cruzeirinho” foi declarada campeã após a contagem dos pontos pelos jurados. “Muito mais importante que a competição é participação das três escolas”, finaliza o prefeito de Jacarezinho.


























Conselho Municipal de Ribeirão Claro recebe R$ 131 mil da CPFL Santa Cruz

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Santa Cruz) destinou R$ 131.287 para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ribeirão Claro. O recurso será usado para dar suporte ao projeto de Diagnóstico Situacional da Criança e do Adolescente que será realizado durante esse ano. A verba é proveniente da dedução de 1% do Imposto de Renda devido da empresa. O cheque simbólico foi entregue pelo gerente de negócios da CPFL, Luiz Henrique Cocchi, ao prefeito em exercício, Jovadir Blum (PV), prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV), membros da diretoria do conselho, vereadores e representantes da comunidade.
As ações elencadas foram pensadas para serem executadas dentro de um intervalo de tempo compreendido entre 2014 a 2017, prevendo ações imediatas e permanentes, a médio e longo prazo, em respeito às necessidades e a realidade local. Para os municípios de pequeno porte, que recebem repasses menores do governo, as parcerias com empresas constituem um importante meio para realização de projetos de grande abrangência.
O CMDCA de Ribeirão Claro, com apoio de alguns setores da comunidade, tem promovido campanhas de divulgação, conscientização e arrecadação de fundos, com visitas às empresas e segmentos organizados, para ampliar projetos que atendam às diversas políticas de proteção à criança e ao adolescente, atendendo assim às 2.994 crianças e adolescentes da cidade.
Segundo o acompanhamento feito pela PRATTEIN, consultoria especializada em Desenvolvimento Social, entre 2004 e 2014 em 130 municípios do Brasil, os principais problemas enfrentados pela rede local de proteção da Criança e do Adolescente são: violências domésticas (maus tratos, negligência, abandono), adolescentes em conflito com a lei, envolvimento de crianças e adolescentes com álcool e drogas, ruptura dos vínculos familiares, abuso sexual ou exploração sexual comercial de crianças e adolescentes e evasão escolar. 
Os Conselhos Municipais da Criança e Adolescente (CMDCA) são importantes instrumentos de execução das políticas públicas para esse público, porém a falta de recursos e de capacitação adequada prejudica o entendimento da realidade das crianças e adolescentes nas cidades, e consequentemente a aplicação eficiente dos recursos captados.
Segundo o diretor-presidente da CPFL, Carlos Zamboni Neto, a experiência de mais de 10 anos com o Programa de Apoio aos CMDCAs, motivou a empresa a contribuir de forma mais efetiva no fortalecimento dos Conselhos e da rede de proteção e na disseminação de políticas públicas. Assim, a interferência em realidades sociais traz ganhos muito mais abrangentes. “A distribuidora preocupa-se com a melhoria da qualidade de vida dos públicos que atende e nesse sentido, busca soluções que garantam as condições necessárias ao pleno desenvolvimento, especialmente àqueles em situações de vulnerabilidade social”, afirma Zamboni Neto.
O apoio é parte da política de sustentabilidade e responsabilidade coorporativa da empresa, de acordo com ele. “Alinhado à sua Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa o Programa CPFL de Apoio aos Conselhos Municipais e Iniciativas Federais, através de leis de incentivo fiscal, atua em quatro diferentes frentes: Conselhos Municipais da Criança e Adolescente, Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, pacientes com câncer e pessoas com deficiência física”, completou.
A presidente do CMDCA, Juceli Aparecida Spaduto, agradeceu a CPFL Santa Cruz pelo apoio a essa importante ação. “A importância do apoio das empresas em doações, contribui para a efetivação dos projetos, que trazem benefícios incalculáveis à população mais vulnerável. Estamos imensamente agradecidos por ter podido contar com a participação, colaboração e parceria da CPFL, e acima de tudo, por ter efetuado a doação de recursos e ter acreditado no sucesso do nosso projeto”, afirmou.

FONTE: Diógenes Gonçalves

Diego Garcia é primeiro deputado a aderir ao Ecocâmara

Nos próximos quatro anos, o deputado federal Diego Garcia (PHS) vai atuar em um gabinete sustentável. Isso será possível porque nessa terça-feira, 10, ele aderiu ao Comitê de Gestão Socioambiental – Ecocâmara. Com essa iniciativa, Garcia se torna o primeiro parlamentar desta legislatura a implantar práticas, totalmente, sustentáveis em um gabinete.
As ações serão diversas, desde a utilização de papel reciclável até medidas de consumo consciente de água e energia, coleta seletiva e o bom uso de materiais de expediente. Os representantes do Ecocâmara apresentaram ao deputado o projeto “Gabinete Sustentável”. Na ocasião, eles entregaram alguns produtos, feitos com materiais recicláveis, para uso no cotidiano, como caneca, agenda, prancheta, entre outros. Além disso, também orientaram o deputado de como ter uma gestão mais sustentável dentro da Casa durante seu mandato.
Segundo Garcia, as ações também serão aplicadas em seu gabinete regional, que será em Jacarezinho, norte do Paraná. Ele estabeleceu à sua equipe que os gabinetes devem atuar da forma mais sustentável possível, e como primeira medida que só fosse pedido o número necessário de material gráfico e impressos. O que representa uma medida de grande impacto, em razão do quantitativo de material descartado, nas últimas legislaturas.
Criado, em 2003, pela Câmara dos Deputados, o Ecocâmara incentiva os gestores a adotarem ações sustentáveis e os auxilia a exercerem uma administração comprometida com o meio ambiente. Em breve o Comitê lançará o Selo Verde, a ser conferido aos gabinetes mais sustentáveis, de acordo com os critérios a serem estabelecidos.
Preocupado com a sustentabilidade, o deputado Diego Garcia acredita que todos devem contribuir com esse projeto, assim a Câmara dos Deputados se tornará referência para outros seguimentos da sociedade. “Fui o primeiro deputado a aderir ao Ecocâmara, em 2015. Quero servir de exemplo a outros. Mas agora não depende só de mim. Talvez eu possa parecer uma gotinha no oceano, mas vou fazer o meu dever e estimular meus pares nessa missão", destaca.
Agenda
O senador Magno Malta (PR-ES) recebeu o deputado Diego Garcia em seu gabinete nessa quarta-feira, 11, em Brasília. Durante o encontro, Garcia assinou a frente parlamentar da família e apoio a vida. Ambos lutam e defendem projetos que valorizem a vida e fortaleçam a família.
No mesmo dia, Garcia participou de uma reunião com o grupo parlamentar Brasil-Itália. Após uma votação para a nova diretoria do grupo, o deputado foi eleito suplente. O encontro reuniu parlamentares dos dois países. Esse grupo tem como objetivo a cooperação entre os parlamentos e o apoio ao desenvolvimento econômico e social entre Brasil e Itália.
Nessa quinta-feira, 12, o deputado retorna à Jacarezinho para cumprir agenda política. Nesta sexta-feira, 13, ele vai se reunir com sua equipe para definir as próximas ações no Norte Pioneiro.

Mais um celular recuperado pela PM

Policiais Militares recuperaram na madrugada de hoje (12/02/2015), por volta das 02hn, mais um celular produto dos roubos do final de semana em Santo Antonio da Platina.
O celular foi encontrado após denúncias de que dois indivíduos tentaram assaltar uma pizzaria na cidade. A equipe policial efetuou patrulhamento com o intuito de localizar os indivíduos e abordou alguns suspeitos, sendo que com um deles (17 anos), foi encontrado um celular “Moto G” que havia sido roubado (07/02/2015) em um dos assaltos do fim de semana.
O aparelho e o adolescente foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia de Polícia.


FONTE: PM