O prefeito de Cambará João Mattar Olivato (PSB) deu um importante passo neste início de seu terceiro ano de mandato. Ele realizou o sonho de treze pessoas portadoras de deficiência física da cidade ao efetuar a entrega dos equipamentos motorizados. Este é o primeiro lote de um total de cinqüenta pessoas cadastradas no programa.
A entrega aconteceu no Espaço Cultural Nilza Furlan na noite da última sexta-feira (16) e contou com a presença de vereadores e comunidade no geral.
O prefeito destacou que este é um projeto concretizado no período em que esteve na presidência do Cisnorpi – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro, e disse que ao todo, 600 pessoas portadoras de deficiência física do Norte Pioneiro serão beneficiadas com a iniciativa nos 22 municípios ligados a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro – Amunorpi. “Fui taxado de louco por alguns prefeitos quando coloquei o projeto em pauta, pouca gente acreditou que isto se tornaria realidade, mas tinha a convicção do que estava fazendo” declarou o prefeito.
João Mattar enfatizou categoricamente que Cambará foi a cidade que mais irá receber os equipamentos graças ao empenho de pessoas que acreditaram na proposta. “O Dr. Walmir Joaquim acreditou em mim, fez a medição de todos os que se cadastraram e hoje damos um importante passo na direção de dar mais comodidade as pessoas que infelizmente se encontram na condição de deficiente físico, porém, terão, com a ajuda destes equipamentos, mais liberdade para ir e vir na hora que desejarem” frisou o Alcaide.
O prefeito lembrou que só quem tem um ente querido na condição de cadeirante sabe o quão importante é ter a sua disposição um equipamento desta natureza.
“Quero que fique claro que nosso esforço para trazer estas cadeiras para Cambará não é nenhum favor, estamos trabalhando por vocês, usando da influência que o cargo de prefeito dispõe para beneficiar quem precisa” frisou João Mattar.
Cada cadeira entregue gratuitamente pelo departamento de Saúde de Cambará custa em média R$5mil, valores acima do que pode pagar os cadastrados no programa.
É o caso de Mario da Silva (52), que desde 1995, convive com sua cadeira de rodas. Ele contou que ficou paraplégico após sofrer um trauma na coluna cervical por conta de disparo de arma de fogo. “Nem preciso dizer que estou feliz por receber minha cadeira motorizada, o valor de mercado deste equipamento está acima do que posso pagar” contou. Mario tem dois filhos e vive com pouco mais de um salário.
Cada cadeira foi produzida sob medida para cada caso. O clima de contentamento era visível no ambiente.
O prefeito disse que o próximo passo é entregar os lotes restantes e recomendou a Marisa Nascimento, Secretária de Saúde do município que agilize a papelada para que cada pessoa cadastrada receba o equipamento no menor prazo possível. “Temos mais 37 pessoas na espera destes equipamentos, temos que encurtar o prazo de entrega” disse o prefeito. “Estas pessoas não podem esperar por muito tempo” finalizou João Mattar.
FONTE: Roberto Francisquini - Circulando.aqui
0 Comments:
O que você achou desta matéria???