Começa o Campeonato Ribeirão-Clarense de Futsal 2015‏

Uma partida entre Construtora BGO Marcela Modas e Bico Verde abriu oficialmente o Campeonato Ribeirão-Clarense de Futsal 2015 Matheus Olher, na última segunda-feira (26). O torneio homenageia o ex-jogador da equipe Bico Verde, morto em 2014. O evento contou com a presença de vereadores, do pai e do filho do homenageado. Bico Verde venceu a partida de esteia por 7 a 3. O campeonato é organizado pela Secretaria de Esportes da prefeitura de Ribeirão Claro.
Este ano 10 equipes, divididas em dois grupos, disputam um lugar no quadrangular final, que começa em cerca de duas semanas. O grupo A tem Pé e CIA AAMR, Prefeitura e Gabi Lanches. No grupo B estão Casa de Carnes Pacheco, Água da Mula, Audax Beaty Moda, Laticínios Carolina e Carlópolis F.C. No segundo confronto, goleada da Casa de Carnes Pacheco sobre Água da Mula, por 12 a 1. Na terça (27), Audax Beaty Modas perdeu para o Laticínios Carolina por 5 a 2. Pelo grupo A, Pé e Cia AAMR venceu a Prefeitura de virada por 6 a 2.
O organizador da competição e coordenador de futebol da Secretaria de Esportes, Carlos Luiz Pinheiro da Silva, destacou o ponto alto da competição, quando o pai e o filho do homenageado deram o pontapé inicial. “A emoção maior foi no pontapé inicial dado filho do homenageado, acompanhado pelo avô, seu Quinha”, lembrou. “Emocionou a todos nós que estamos envolvidos na organização e conhecemos o menino”, completou. Ele também comemorou a presença do público e o apoio recebido da prefeitura. “É uma competição que já nas primeiras duas rodadas teve uma presença marcante do público”, avaliou. “Agradecemos o apoio da Secretaria de Esportes e do prefeito em exercício, Jovadir Blum”, concluiu.

Prefeitura de Andirá abre 12 vagas em Concurso Público

Edital publicado. A Prefeitura de Andirá, Paraná, divulgou a abertura de processo seletivo para o preenchimento de 12 vagas no cargo de Agente de Combate a Endemias. O salário é de R$ 1.014,00. Para participar, é necessário o ensino médio completo.
A inscrições poderão ser realizadas a partir de 02 de fevereiro até o dia 13 de fevereiro de 2015 na sede da Prefeitura de Andirá, situada na Rua Mauro Cardoso de Oliveira, nº 190. Não será cobrada taxa.
Os candidatos serão avaliados por análise de títulos. Os resultados estarão disponíveis na sede da Prefeitura de Andiráhttp://www.pciconcursos.com.br/noticias/prefeitura-de-andira-pr-abre-vagas-e-cadastros-para-agente-de-combate-as-endemias.
A contratação será pelo prazo de 1 ano, em caráter excepcional, que poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

76 pássaros silvestres são encontrados em cativeiro irregular

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Polícia Ambiental apreenderam 76 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro de maneira irregular em Barra do Jacaré. A operação ocorreu na última quarta-feira (28). 
As aves são de espécies como pássaro-preto, trinca-ferro, sabiá, azulão, chupim do brejo, periquito tuim, entre outros. As equipes chegaram aos dois imóveis através de denúncia registrada junto ao IAP. 
Em uma das casas fiscalizadas o proprietário possui o registro do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis Naturais (Ibama) como criador amadorístico de passeiformes e a relação de aves a qual ele possui autorização para criar em cativeiro. Porém 15 aves não constavam na lista de espécies autorizadas e também não estavam com as anilhas, obrigatórias para a criação de animais silvestres. 
O responsável pela criação dos pássaros responderá a um processo criminal junto à Polícia ambiental e outro administrativo junto ao IAP, o qual foi lavrado um auto de infração no valor de 7,5 mil reais. 
Já o outro imóvel fiscalizado possuía 61 pássaros silvestres mantidos em dois viveiros e em gaiolas sem qualquer documentação dos órgãos ambientais responsáveis. O proprietário também responderá a um processo criminal junto à Polícia Ambiental e outro administrativo junto ao IAP, o qual foi lavrado um auto de infração no valor 30,5 mil reais. 
Todos os pássaros apreendidos foram levados para o batalhão da Polícia Ambiental, onde passarão por uma avaliação para, se possível, serem soltos novamente na natureza.  Ainda cabe apresentação de defesa e recursos aos envolvidos e em todos os processos.

FONTE: Portal BONDE
FOTO: IAP

Prefeitura amplia rede de água no Parque Industrial

A prefeitura de Wenceslau Braz segue com os investimentos no Parque Industrial do município, local este que carrega consigo a expectativa e esperança de geração de centenas de empregos para este e os próximos anos. Desta vez a aplicação de recursos acontece na área do saneamento, com a ampliação da rede de água.
São 240 metros de nova tubulação, ampliando assim a rede de água em uma ação que beneficia de imediato nove empresas, além de dar infraestrutura aos novos lotes recém formados pela prefeitura no Parque Industrial.
“Estamos estruturando nosso Parque Industrial cada vez mais. Agora é a questão da água que está sendo resolvida. Logo ampliaremos também a rede de energia elétrica”, garante o secretário de Obras do município, José Gentil Gomes.
Outro importante passo na estruturação da “casas das indústrias” de Wenceslau Braz é a formação de uma avenida, que atravessará o Parque Industrial seguindo paralela à PR-092. “Já fizemos o aterro na baixada, e nos próximos meses faremos a avenida, que será duplicada com canteiro central e também terá iluminação”, afirma Gentil.
Segundo o secretário, a prefeitura ainda aguarda emendas parlamentares para que a avenida, que terá pouco mais de 1 mil metros de extensão, ganhe já neste ano pavimentação.
Atualmente, o Parque Industrial de Wenceslau Braz conta com 14 empresas já instaladas ou em processo de instalação. “Inicialmente nós priorizamos as empresas que já estavam em Wenceslau Braz e que precisam de mais espaço para poder expandir seus negócios. Agora que já trouxemos algumas para cá, vamos investir em empresas de fora, já que nosso Parque Industrial está ganhando estrutura e temos como aliado a ótima localização do nosso município”, revela o secretário de Indústria e Comércio da prefeitura brazense, Geraldo Kléber.

FONTE: Lucas Aleixo - Jornal Folha EXTRA

Hospital de Tomazina dá reajuste para funcionários



O Provedor do Hospital São Vicente de Paulo de Tomazina, Vanderlei Mendes, informou que os funcionários da instituição de saúde receberam um reajuste de 6,59%. Ele comemorou a notícia com os servidores na última terça-feira, 27, ressaltando as conquistas nos últimos meses.
“É com o empenho de cada um desses funcionários que estamos conseguindo. Agradeço a todos, pois enquanto muitas unidades estão fechando, conseguimos dar este reajuste no salário dos servidores e melhorar a cada dia mais o atendimento”, argumenta o Provedor Vanderlei Mendes.
Na parte estrutura, no mês de dezembro foi trocado todo o beiral que já estava com madeiras antigas por PVC e mais uma porta de ferro foi substituída por blindex. Além disto, o Provedor ressalta que em agosto do ano passado foi comprado R$ 90 mil em equipamentos para o atendimento. “Foram adquiridos um cardiovesor, camas, colchões, carrinho de emergência, aparelhos de secreção, autocrave (aparelho usado para a esterilização de material) e oxímetro pediátrico e adulto”, complementa.

Produtores filiados ao Sindicato Rural participam do Show Rural de Cascavel

O Sindicato Rural Patronal de Santo Antônio confirmou ontem que vai deverá levar 84 produtores rurais para um dos maiores eventos do agronegócio do Sul do Brasil, o Show Rural em Cascavel. Segundo o presidente do Sindicato, José Afonso Junior, o evento, que acontece entre os dias 2 e 6 de fevereiro, é a maior vitrine do setor do Paraná e uma das maiores do mundo. Organizado pela Cooperativa Agroindustrial de Cascavel, a Coopavel, o Show Rural é um evento voltado à tecnologia agropecuária que tem como objetivo aumentar a produtividade das propriedades rurais. Junior Afonso explicou que o Sindicato Rural já abriu as inscrições para quem tiver interesse em participar do evento. Para confirmar a participação basta procurar a sede do SR em Santo Antônio da Platina ou sua base em Guapirama. Para o evento serão disponibilizados dois ônibus. Um deles partirá de Santo Antônio da Platina com destino a Cascavel no dia 3 de fevereiro às 23h30. Para esta viagens serão reservados 42 assentos. O segundo ônibus sairá de Guapirama (21 assentos) e passará também por Jundiaí do Sul (outro 21 assentos) na madrugada do dia 4. A chegada à Cascavel está prevista para a manhã do dia 4.  Já no Parque Show Rural os produtores serão recebidos no espaço da Federação da Agricultura do Paraná (Faep) onde farão o credenciamento. Além de participar de palestras e conhecer o melhor da tecnologia agropecuária, os produtores ainda serão recepcionados com um almoço dentro do próprio parque. A visita se encerra no final da tarde com retorno a Santo Antônio da Platina, Guapirama e Jundiaí do Sul por volta das 18 horas.  As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até o dia 30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 43 35341503. (Assessoria Sindirural) 

Família acusa 'amigo' de atos obscenos com criança de dois anos

Um homem está sendo acusado de atos obscenos praticados a uma criança de dois anos, na tarde dessa segunda-feira (26), em Salto do Itararé. Ele foi flagrado pela mãe da criança tentando praticar abusos. De acordo com a POlícia Militar, no final da tarde de segunda-feira a mulher e o marido compareceram ao destacamento da PM denunciando o amigo da família que os visitava. Segundo relatos da mulher, ela teria deixado a filha de dois anos com ele, se ausentando de um dos cômodos por alguns minutos. Ao voltar, percebeu que ele havia sentado a criança em uma cadeira e estava com seu pênis para fora da calça pedindo à criança que segurasse.
Ao ver a cena, ela correu para a casa da sogra chamando o marido, acionando o Conselho Tutelar. Acompanhados da PM, retornaram à residência, mas ele já havia fugido. Foram realizadas buscas para localizar o suspeito, porém, sem êxito.
Os conselheiros tutelares encaminharam a solicitante e a criança para o Hospital Municipal para que fosse realizado exame de corpo de delito. O caso foi repassado à Delegacia de Polícia Civil para que fossem tomadas as providências cabíveis.

Cluster de empresas belgas busca Tecpar de Jacarezinho

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu a visita de uma associação de representantes de empresas do agronegócio da Bélgica em busca de apoio à entrada no mercado brasileiro. Na reunião, foi discutida a possibilidade de o instituto fazer a ponte entre as empresas belgas e o Brasil, inclusive com o suporte da Incubadora Tecnológica do Tecpar, no campus de Jacarezinho.
A Wagralim é um polo de indústrias agroalimentares da região de Wallonia, na Bélgica. O cluster reúne empresas do agronegócio belga e realiza capacitações para o desenvolvimento de novos produtos, entre outras atividades.
De acordo com o gerente da Agência Tecpar de Inovação, Marcus Zanon, os representantes da Wagralin vieram ao instituto com a intenção de conhecer as soluções tecnológicas do Tecpar que apóiem o ingresso no mercado brasileiro.
“Como a vocação da associação é o agronegócio, oferecemos o campus de Jacarezinho para incubar empresas que desejem comercializar no Brasil. Outra dificuldade grande para os estrangeiros são os assuntos regulatórios brasileiros. O Centro de Informações e Estudos Estratégicos do Tecpar foi colocado à disposição para levantar as informações necessárias para essa aproximação”, destaca Zanon.
Da reunião ficou acertado ainda que o Tecpar receberá a missão comercial da Bélgica, em março, para que os empresários belgas conheçam o ambiente econômico do estado e do país. “Há um grande potencial nessa aproximação, para atrair empresas belgas para o país, assim como para gerar a troca de conhecimentos no agronegócio”, diz o gerente da agência.

Resolução do Ministério Público provoca avalanche de demissões de médicos

Uma resolução do Ministério Público Federal, válida desde o início de 2015, está provocando uma verdadeira avalanche de pedidos de demissão por parte dos médicos do Programa Saúde da Família (PSF), na região. As solicitações de desligamento são provocadas principalmente pela exigência do cumprimento da jornada de oito horas diárias e o registro com ponto eletrônico. O alerta é da secretária de Saúde de Ribeirão Claro, Ana Maria Baggio Molini.
Uma reunião foi realizada pela gestora na última segunda-feira (26), para explicar a situação a vereadores e servidores públicos municipais e apresentar algumas propostas para solucionar o problema. A secretária também esteve no gabinete do prefeito em exercício, Jovadir Blum (PV) na manhã da última terça-feira (27), onde apresentou o plano de contingência que será executado nos próximos dias.
Com a aplicação dos novos métodos de trabalho, quase a totalidade dos médicos da região estão se desligando alegando compensação financeira insuficiente. No caso de Ribeirão Claro, os médicos vêm de outros municípios, o que, na opinião dos profissionais, torna os custos da prestação de serviços muito alta. Desde o início do ano, um dos médicos que atendem no PSF pediu demissão e a outra, que está de férias, já manifestou o desejo de interromper o vínculo empregatício assim que retornar às atividades.
Segundo a secretária de Saúde, Ana Maria Baggio Molini, a resolução coloca os municípios em uma situação delicada. “Mantive contato com juristas e gestores de saúde da região e não há outra alternativa senão aplicar a resolução”, lamentou. “Para nós, que somos uma cidade pequena, a maneira como estávamos trabalhando era o suficiente para atender nossas necessidades”, explicou. “Infelizmente, muitas cidades do Norte Pioneiro ficarão sem atendimento médico ou serão denunciadas ao Ministério Público Federal”, adiantou.
Uma das soluções rápidas encontradas seria a adesão ao programa Mais Médicos, do Governo Federal, porém a iniciativa privilegia cidades com baixo desenvolvimento. “A única solução imediata seria recebermos profissionais estrangeiros do programa Mais Médicos, porém nosso IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é muito elevado e não nos enquadramos”, afirmou. “Já entrei em contato com o Ministério da Saúde para que a negativa seja revista e possamos ser incluídos no programa”, revelou.
Para resolver o problema provisoriamente, a prefeitura fará a aquisição de consultas avulsas com médicos da região, até que um concurso público para contratação de dois médicos para jornadas de quatro horas seja realizado ainda esse ano, o que resolverá a questão em definitivo. “O prefeito já autorizou e acionamos nosso departamento jurídico para lançarmos os editais o mais rápido possível”, antecipou.
De acordo com o prefeito em exercício, Jovadir Blum, as medidas para reverter a situação desfavorável já estão sendo tomadas e o problema será sanado rapidamente. “Queremos tranquilizar a população e dizer que os atendimentos não serão prejudicados”, garantiu. “A equipe da Saúde está mobilizada e as medidas para normalizar a situação serão concluídas o mais rápido possível”, concluiu.

Alunos retornam para sala de aula dia 9 em Jacarezinho

Os alunos da rede municipal de ensino de Jacarezinho voltam as atividades no dia 9 de fevereiro. Ao todos serão mais de quatro mil estudantes que retornarão às salas de aulas. Mas no dia 2 de fevereiro os 600 professores receberão capacitação para retornarem para os estabelecimentos de ensino.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Danielle Cruz, é importante esta atenção na área da capacitação. “Os professores voltam motivados e também repassamos várias informações que podem ser levadas para dentro da sala de aula”, argumenta.
O prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, ressalta que a área educacional é muito valorizada em sua gestão. “Estamos trabalhando com 33% do orçamento para esta pasta (pela lei seria no mínimo 25%). Temos a consciência que este setor é base de tudo. Então sempre estamos realizando capacitação, melhorias na parte estrutural para que reflita em qualidade de ensino para os nossos alunos”, argumenta.
O prefeito destaca ainda que toda esta situação refletiu no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), que é realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O município obteve crescimento para 5,4 na última avaliação. “Iremos continuar trabalhando para dar um melhor ambiente para nossos alunos, professores e funcionários”, explica.
Transporte Escolar
Os alunos que necessitam utilizar o transporte escolar em Jacarezinho precisam realizar o cadastramento até o dia 20 de fevereiro. É preciso levar um comprovante de residência e documento de matrícula ao setor de transporte escolar.

O diretor da área André de Mello explica que atualmente são 25 linhas que realiza o transporte dos alunos (sendo dez próprias e 15 terceirizadas). “Já estamos agendando uma vistoria para todos estes transportes como temos feitos durante os dois últimos anos. Com isto, podemos dar segurança aos pais para o transporte correto destes alunos”, finaliza.

Entrega de primeiro lote de cadeira de rodas motorizada

O prefeito de Cambará João Mattar Olivato (PSB) deu um importante passo neste início de seu terceiro ano de mandato. Ele realizou o sonho de treze pessoas portadoras de deficiência física da cidade ao efetuar a entrega dos equipamentos motorizados. Este é o primeiro lote de um total de cinqüenta pessoas cadastradas no programa.
A entrega aconteceu no Espaço Cultural Nilza Furlan na noite da última sexta-feira (16) e contou com a presença de vereadores e comunidade no geral.
O prefeito destacou que este é um projeto concretizado no período em que esteve na presidência do Cisnorpi – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro, e disse que ao todo, 600 pessoas portadoras de deficiência física do Norte Pioneiro serão beneficiadas com a iniciativa nos 22 municípios ligados a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro –  Amunorpi. “Fui taxado de louco por alguns prefeitos quando coloquei o projeto em pauta, pouca gente acreditou que isto se tornaria realidade, mas tinha a convicção do que estava fazendo” declarou o prefeito.
João Mattar enfatizou categoricamente que Cambará foi a cidade que mais irá receber os equipamentos graças ao empenho de pessoas que acreditaram na proposta. “O Dr. Walmir Joaquim acreditou em mim, fez a medição de todos os que se cadastraram e hoje damos um importante passo na direção de dar mais comodidade as pessoas que infelizmente se encontram na condição de deficiente físico, porém, terão, com a ajuda destes equipamentos, mais liberdade para ir e vir na hora que desejarem” frisou o Alcaide.
O prefeito lembrou que só quem tem um ente querido na condição de cadeirante sabe o quão importante é ter a sua disposição um equipamento desta natureza.
“Quero que fique claro que nosso esforço para trazer estas cadeiras para Cambará não é nenhum favor, estamos trabalhando por vocês, usando da influência que o cargo de prefeito dispõe para beneficiar quem precisa” frisou João Mattar.
Cada cadeira entregue gratuitamente pelo departamento de Saúde de Cambará custa em média R$5mil, valores acima do que pode pagar os cadastrados no programa.  
É o caso de Mario da Silva (52), que desde 1995, convive com sua cadeira de rodas. Ele contou que ficou paraplégico após sofrer um trauma na coluna cervical por conta de disparo de arma de fogo. “Nem preciso dizer que estou feliz por receber minha cadeira motorizada, o valor de mercado deste equipamento está acima do que posso pagar” contou. Mario tem dois filhos e vive com pouco mais de um salário.
Cada cadeira foi produzida sob medida para cada caso. O clima de contentamento era visível no ambiente.
O prefeito disse que o próximo passo é entregar os lotes restantes e recomendou a Marisa Nascimento, Secretária de Saúde do município que agilize a papelada para que cada pessoa cadastrada receba o equipamento no menor prazo possível. “Temos mais 37 pessoas na espera destes equipamentos, temos que encurtar o prazo de entrega” disse o prefeito. “Estas pessoas não podem esperar por muito tempo” finalizou João Mattar. 

FONTE: Roberto Francisquini - Circulando.aqui

Rua Paulo Pompéia Coutinho recebe pavimentação asfáltica

Os moradores da Rua Paulo Pompéia Coutinho no Jardim Pompéia em Jacarezinho acompanham diariamente a movimentação da empresa terceirizada que está realizando a pavimentação asfáltica daquela localidade. A ação é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado através do Plano de Apoio aos Municípios (PAM) à Fundo Perdido.
“Desde que assumimos aquele local estava de difícil trânsito. Fomos a vários locais atrás de recurso e no começo do último ano tivemos a notícias que o dinheiro iria vir através do Plano de Apoio aos Municípios”, explica o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio. No início do ano de 2014, uma engenheira da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano esteve no local para constatar ‘inloco’ onde seria investido o dinheiro.
A rua é considerada uma dos principais ramos de acesso entre a Vila Setti e a Nova Jacarezinho. No intuito de auxiliar neste projeto de conservação da rua Paulo Pompéia Coutinho, a Secretaria Municipal de Conservação Urbana realizou a pavimentação asfáltica da Rua Georgina de Carvalho, paralela a atual obra. “Algumas vezes ouvimos comentários maldosos que não está sendo feito nada. Estamos com os projetos planejados para que as ações sejam executadas corretamente e que não aconteça nenhum problema no futuro”, argumenta o prefeito.
Além da pavimentação asfáltica a Prefeitura contratou uma empresa para a colocação de manilhas de galerias pluviais para escoamento correto da água. “Esta foi a primeira etapa para o processo de recape asfáltico que beneficiará centenas de pessoas que passam pelo local diariamente. Agora com a finalização do asfalto, iremos resolver um problema que já dura mais de cinco anos”, argumenta o prefeito Dr. Sérgio.
Ele ainda destaca que no mesmo projeto também está a pavimentação asfáltica do Jardim Alvorada, próximo ao antigo Colégio Estadual Padre Magno. “A equipe já está realizando a colocação de galerias naquelas ruas e logo a mesma empresa que está fazendo na Paulo Pompéia Coutinho começa o trabalho do asfalto no local”, finaliza o prefeito de Jacarezinho.


Audiência pública inicia nova fase de programa habitacional em Ribeirão Claro

Uma audiência pública marcada para a próxima sexta-feira (23), às 18h30, na Sede Mariana, em Ribeirão Claro, marca o início de uma nova fase do programa habitacional promovido pela prefeitura de Ribeirão Claro na atual administração. Na assembleia serão fornecidas informações aos interessados em se candidatar a uma das 102 moradias populares disponibilizadas através da parceria entre a prefeitura, Associação Aruanã e Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).
Após a realização da reunião, serão abertas as inscrições para as moradias populares destinadas a famílias com renda bruta de até R$ 1,6 mil. As inscrições serão coordenadas pela Secretaria de Assistência Social e os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social a partir da próxima segunda-feira (26). Durante a assembleia, os interessados receberão uma ficha de cadastro que deve ser preenchida e entregue no Cras.
Segundo a Assistente Social, Gláucia Martins de Araújo, todas as informações necessárias para a inscrição no programa serão fornecidas durante a audiência pública. “Vamos explicar como participar, tirar dúvidas e entregar a ficha para cadastro”, explicou. “A audiência e a elaboração de uma ata são exigências legais para o início do projeto e é importante que todos levem RG e CPF”, concluiu.

Jacarezinho deverá ter reforço de mais de R$ 2 milhões na área da saúde

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sério, anunciou na última semana durante seu programa de rádio que o município deverá receber R$ 2,6 milhões na área da saúde pública. Os recursos virão através de emendas federais dos deputados federais Abelardo Lupion (DEMOCRATAS) e Nélson Padovani (PSC).
“Um dinheiro que será muito bem investido nesta área que é essencial em nossa cidade. Quero agradecer ao deputado federal Abelardo Lupion que sempre auxiliou o município de Jacarezinho em todos os anos que esteve na Câmara Federal. Também agradeço ao deputado Nelson Padovani pela dedicação e a liberação desta emenda”, comenta Dr. Sérgio.
Abelardo Lupion disponibilizou no final de 2014 duas emendas impositivas no valor de R$ 1 milhão cada para a cidade. Elas foram colocadas no orçamento deste ano e logo deverão ter seus trâmites burocráticos em andamentos em Brasília.
O primeiro recurso será destinado para o auxílio no atendimento da Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho. O local atende pacientes de todos os municípios do Norte Pioneiro e o corpo clínico é formado por profissionais qualificados. “A Santa Casa faz o gerenciamento com seriedade dos recursos do Estado e da União com compromisso e transparência. A Prefeitura também tem se empenhado nesta parceria para melhorias e investimentos”, ressalta Dr. Sérgio.
Outras emendas
A outra emenda parlamentar do deputado federal Abelardo Lupion será destinada para a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na área central e no bairro Dom Pedro Felipack.
A primeira será um novo local mais amplo para atendimento na área central da cidade. “Onde atualmente funciona o Posto Central é um prédio apertado e que conta com dois andares. Isto pode impossibilitar muitas pessoas de irem até as salas no andar superior. Queremos sanar esta situação e possibilitar o acesso a todas as pessoas”, argumenta o prefeito.
Além disto, também será disponibilizada uma verba para a construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Dom Pedro Felipack. “Os moradores daquela localidade precisam descer até a UBS da Vila São Pedro. Com isto, poderemos levar o atendimento básico para mais perto da população”, explica Dr. Sérgio.
A outra emenda parlamentar que o município de Jacarezinho irá receber será do deputado federal Nelson Padovani no valor de R$ 600 mil. Ela será destinada para a reforma, manutenção e ampliação para unidades e compras de materiais para atendimento à comunidade.



Ponte de Estrada Rural que estava quase caindo, será construída uma nova.

A ponte da estrada municipal, que liga o Bairro da Amórinha à BR 153, conhecida como estrada do Ota, que há muitos anos só vem recebendo obras paliativas, e que na verdade sempre deixa a desejar e sempre quando chove, moradores e sitiantes ficavam apreensivos e muitas vezes não conseguiam tirar suas produções, como o leite, por exemplo, que é uma produção diária com medo na ponte cair.
Perante toda essa situação, o Prefeito Roberto Regazzo (Betão) ordenou a Secretaria de Obras que, demolisse a ponte que estava prestes a cair e que  desse inicio na construção de uma nova ponte imediatamente, durante a tarde de hoje (21) o Prefeito Betão esteve no local fiscalizando o inicio da Obra.
Texto e Fotos: Pinheiro de Moura. 

Prefeitura quer soluções para buracos feitos por terceirizada

O secretário Municipal de Conservação Urbana de Jacarezinho, Aparecido Donizete Elero, entregou na última sexta-feira, 16 de janeiro, um documento ao prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, com todos os buracos realizados pela empresa terceirizada da Companhia de Abastecimento do Paraná (SANEPAR). O relatório tem milhares de buracos feitos e não executado a obra de reparação.
“A equipe passou em todas as ruas. É uma situação muito complicada, pois é feito o trabalho de troca de alguma tubulação ou rede de galeria pluvial. Mas na hora do fechamento a empresa não realiza o serviço corretamente causando transtorno para a Prefeitura e principalmente a toda população jacarezinhense”, alerta o Secretário Municipal de Obras.
Esta situação no passado foi tema de debate na Câmara Municipal com a presença de engenheiro da regional de Londrina da Companhia de Abastecimento do Paraná. Durante aquela reunião foi destacado que é preciso uma fiscalização ‘in loco’ da empresa para verificar a qualidade dos serviços prestados.
O prefeito de Jacarezinho recebeu o documento e ficou preocupado com o resultado apontado. Durante o programa de rádio semanal da Prefeitura ele falou sobre a situação “Será enviado um relatório para a SANEPAR para eles tomarem ciência e queremos uma resposta do que será feito para a melhoria desse problema o mais rápido possível”, explica Dr. Sérgio.
Ele também destacou que apesar deste problema a Prefeitura e a Companhia de Abastecimento realizam importantes parcerias para o bem-estar da comunidade. “Juntamente com a SANEPAR conseguimos regularizar a parte de esgoto no Jardim Europa. Também foram trocadas mais de 11 mil metros de rede de distribuição de água no perímetro urbano para melhor atender 720 famílias. Espero que esta situação dos buracos mal reparados seja corrigido o mais rápido possível”, finaliza o prefeito Dr. Sérgio.

                

Partida de sinuca em Ribeirão do Pinhal termina com homem morto a facada

Claudinei Mendes Monteiro, 38, foi assassinado com um golpe de faca por conta de um desentendimento durante uma partida de sinuca na tarde desta segunda-feira (19), em Ribeirão do Pinhal.
De acordo com o delegado Isaías Fernandes, responsável pelo caso, após se desentender com o assassino por causa de uma partida de sinuca em um bar da cidade, Monteiro teria ido embora para casa, na vila Hermínia, para evitar mais confusão.
Inconformado, Cesar Eliandro Masshetti, 43, teria ido até o endereço, onde deu início a uma nova discussão com a vítima, que estava acompanhada pela mulher e os filhos. Ao perceber o início da confusão, a mulher entrou na casa com as crianças para que elas não presenciassem a briga. Neste momento, Masshetti arrancou uma faca da cintura e golpeou Monteiro uma única vez no tórax.
O trabalhador rural chegou a ser socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro Municipal, mas não resistiu ao ferimento e morreu.
Masshetti foi preso pela Polícia Militar pouco depois em Nova Fátima, enquanto tentava fugir, e confessou o crime.
O assassino foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Ribeirão do Pinhal, onde foi autuado em flagrante por homicídio doloso (quando há intenção de matar).

FONTE: Luiz Guilherme Brandani

Municípios querem sustar transferência de ativos da iluminação pública

Municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Território Regional da Bacia do Paranapanema (G5), acionaram seus departamentos jurídicos numa tentativa de sustar o repasse da estrutura de iluminação pública das concessionárias responsáveis pela distribuição de energia elétrica para as prefeituras. Por decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a transferência ocorreu oficialmente no dia 1º de janeiro, mas as cidades alegam um suposto descumprimento das condições impostas pelo órgão público regulamentador.
Uma ação conjunta entre os municípios de Ribeirão Claro, Jacarezinho, Carlópolis, Joaquim Távora e Santo Antônio da Platina chegou a ser estudada, mas após consulta a especialistas, ficou definido que cada prefeitura ingressaria processos individuais. A ideia é inserir condicionantes ao processo de repasse, incluindo a obrigatoriedade da distribuidora em continuar prestando os serviços até que os reparos estruturais necessários sejam concluídos e a entrega de dados completos sobre a rede elétrica, como manda a resolução da Aneel.
Segundo documento encaminhado pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), que orienta os municípios, o objetivo não é questionar a transição de ativos da iluminação pública e sim evitar que as prefeituras sejam prejudicadas. Para a federação, o método utilizado pelas distribuidoras para a transição dos ativos fere diretamente os parágrafos 5º, 6º, e 7º do artigo 218 da Resolução Normativa número 414, de 09 de setembro de 2010, redigida pela Aneel.
As principais críticas comuns entre os municípios são a entrega dos ativos sem totais condições de operação e a falta do documento com dados detalhados sobre o sistema de iluminação pública elaborado após vistoria. As duas exigências foram criadas pela agência e constam nos parágrafos 6º e 7º, respectivamente. A conclusão das prefeituras é que houve falha no cumprimento das normas exigidas pela Aneel e portanto a transferência deveria ser sustada até que as condições sejam totalmente atendidas pelas distribuidoras.
No documento, a FNE acusa a Aneel de contradição, uma vez que o órgão público estaria permitindo que os ativos sejam transferidos sem o cumprimento integral de suas próprias regulamentações. “Queremos aqui destacar que a Aneel está sendo contraditória quando afirma que é um direito do Poder Público Municipal receber o sistema de IP em perfeito estado de funcionamento ao mesmo tempo que permite que a Distribuidora abandone os serviços de manutenção ainda que o sistema de IP encontra-se precário e o Município se nega a formalmente a recebê-lo por este motivo”, explica o documento.
Segundo o secretário de Administração da prefeitura de Ribeirão Claro, Fabio de Lucca, a prefeitura não possui neste momento a infraestrutura considerada ideal para assumir a manutenção da iluminação pública. “Falta pessoal e os equipamentos para que possamos prestar esse serviço com qualidade para a população”, disse. De acordo com o secretário, o município precisa de pelo menos três meses para concluir as licitações necessárias para assumir os ativos da iluminação pública de forma definitiva, contados a partir da entrega oficial dos ativos em situação regular. “Estamos aguardando a entrega do relatório da distribuidora e a execução dos reparos necessários que ainda não foram feitos”, concluiu.

FONTE: Diógenes Gonçalves

Calor forte não afasta praticantes de caminhada em Ibaiti

Com o dia mais longo nem mesmo o sedentário mais convicto fica imune aos apelos da prática de exercícios físicos. Com o verão em alta todos querem ficar em forma. O calor desperta em todos a vontade de sair de casa para fazer alguma atividade física ao ar livre. 

Com mais horas de sol a Pista da Saúde em Ibaiti vem recebendo dezenas de pessoas para corridas e caminhadas no horário das 18 até 21 horas. O ibaitiense está aproveitando o calor intenso para perder peso com exercícios aeróbicos. 

Alguns estudos já apontaram que o melhor desempenho de prática de exercícios parece estar relacionado com o período da tarde e início da noite, devido a algumas alterações corporais como liberação de hormônios, aumento de temperatura corporal e menor pressão arterial.

Recentemente a Pista da Saúde passou por uma grande limpeza. Árvores e gramas foram podadas, postes pintados além do alargamento das ruas com asfalto. Com o local mais limpo e iluminado algumas pessoas têm realizado suas caminhadas até mesmo durante a noite. 

No ano passado a Secretaria de Esportes promoveu na Pista da Saúde os Jogos de Verão. Várias atividades como voleibol, futevôlei entre outros esportes foram promovidos com a participação da comunidade. A Secretaria informou que não desenvolveu o calendário esportivo para este ano. Ainda não se sabe se haverá os Jogos de Verão. O Diretor Esportivo Rubens Alves, o “Tatú”, disse que uma reunião com o prefeito municipal Roberto Regazzo, o Betão, que acontecerá ainda esta semana, irá definir o calendário esportivo/2015. O diretor adiantou apenas que o Campeonato Ibaitiense de Futebol que acontece no Estádio Municipal Jorge Banuth começará em março.

FONTE: Redação INFORME POLICIAL

Escolas passaram por melhorias em Jacarezinho

A Prefeitura de Jacarezinho, através da Secretaria de Educação, vem realizando melhorias constantes nas Escolas Municipais. Somente no ano de 2014 foram dez estabelecimentos que passaram por algum tipo de atendimento na parte estrutural.
“Realizamos visitas constantes nas escolas e conversamos com a direção e equipe pedagógica para saber a necessidade de cada uma. Esta é uma solicitação do prefeito Dr. Sérgio sobre o diálogo em busca da melhoria”, ressalta a Secretaria Municipal de Educação Beth Fagá.
Para o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, é importante esta ação da Secretaria Municipal de Educação. “A administração está sempre atenta para suprir a necessidade das escolas e proporcionar um local adequado e com melhor estrutura para o atendimento dos nossos alunos da rede municipal”, enfatiza o prefeito Dr. Sérgio.
Ele ainda ressalta que nos primeiros meses de 2013 teve dois problemas estruturais para resolver em pouco tempo. Um foi a situação da EMEI Alice Otênio na Vila Scyllas, inaugurada em dezembro de 2012, e já apresentava vários problemas na estrutura física. Outro local foi a troca do telhado da EMEF Renato Azzolini na Vila Setti que tinha infiltração e estava afetando a parte elétrica.
As unidades que passaram por reforma foram: EMEI CANTINHO MEU (Reforma telhado, forro, drenagem, cobertura – telha e calha), EMEI RAIO DE SOL (Reforma telhado, forro, drenagem, portão, conserto telhado, trincas nas paredes), EMEI ALICE OTENIO (Encanamento esgoto), EMEI MARIA SALETE (Encanamento esgoto), EMEI PEDACINHO DO CÉU (Pintura na escola), EMEF RUTH PIMENTEL ROCHA (Reforma quadra, recuperação da estrutura da escola – telhado, piso, cobertura, pintura – reforma completa), EMEF MARIA TEREZA ANDRADE QUEVEDO (Reparos no forro, telhado e confecção de grades, portão, escada, conserto do alambrado), EMEF JOÃO DE AGUIAR (Reforma na quadra, pintura da escola), EMEF ISMÊNIA DE LIMA PEIXOTO (Recuperação do muro e forro), EMEF RENATO AZZOLINI (Rampa e calçada) e EMEF SILVESTRE MARQUES (Reparos na estrutura, banheiro, numa parte da cobertura).


Comitiva de Bela Vista do Paraíso se reúne com Secretário de Segurança Pública

A comitiva, formada por prefeito, vereadores, autoridades locais, entidades representadas e representantes do comércio e empresas da região, foi recebida pelo secretário estadual, Fernando Francischini e pelo Coronel da Polícia Militar PR, Nerino Mariano de Brito, representando o Comandante Geral, Coronel César Koogut.
“Nosso prefeito de Bela Vista do Paraíso, João Monza há alguns dias me procurou para buscarmos juntos soluções para deter a onda de violência que vem afligindo o município e a cidade de Alvorada do Sul, que faz parte da comarca de Bela Vista do Paraíso.  Hoje conseguimos reunir importantes autoridades e representantes locais para apresentar uma pauta de importantes e urgentes reivindicações”, ressaltou o deputado Pedro Lupion.
De acordo com o parlamentar foram apresentados os seguintes assuntos: instalação de uma Cia. da Polícia Militar em Bela Vista do Paraíso, construção de uma nova cadeira pública (a atual é de 1954 e foi reformada pela última vez na década 1980), a efetivação de um novo delegado de polícia para a comarca, a aquisição de uma nova viatura para a Polícia Civil, a regularização da situação de carceragem da Polícia Civil, a militarização e o patrulhamento ostensivo da PM na comarca também foram colocados como prioridades.
De acordo com o relato da maioria dos presentes, a violência e os roubos rotineiros têm contribuído para que a população dos municípios fique em estado permanente de alerta e medo. “Hoje a insegurança domina nossa cidade e região, por isso resolvemos nos unir com o propósito legítimo de resgatar o controle da segurança dos moradores e do comércio local, destacou Dr. Helder José  Anunciato, juiz de direito da comarca.
A comitiva ficou bastante satisfeita com o resultado da reunião, que de pronto atendimento ouviu do secretário Francischini que de imediato será agilizado o alívio do número de presos por celas, evitando as constantes fugas, e a nomeação de um novo delegado para a comarca. “Assumi há poucos dias a secretária de segurança, mas desde já me comprometo a equacionar, dentro do que a estrutura me permite,  as mais importantes necessidades para garantir a segurança dos municípios e região”, salientou o secretário estadual.
Fotos da Assessoria de Imprensa para divulgação

Equipe atende estrada rural do Monjolinho

Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura de Jacarezinho realizou melhorias na estrada rural do bairro Monjolinho. A adequação, de aproximadamente 3.300 metros, é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado através do programa “Óleo Diesel”.
“Estamos atendendo aos poucos todos os bairros rurais de nossa cidade. Ainda não temos maquinário suficiente, mas os funcionários estão realizando um ótimo trabalho na atenção a essas localidades”, enfatiza o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio.
A importância da execução destes serviços caracteriza-se pelo controle da erosão, pela redução da poluição dos cursos de água e pela trafegabilidade ao longo do tempo, garantindo acesso aos serviços de saúde, transporte escolar e escoamento da produção.
Além desta parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Jacarezinho através do “Óleo Diesel” também existe o projeto “Patrulha do Campo” que tem como finalidade de conservação das estradas rurais. O equipamento faz parte do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia do Paranapanema (G5) e trabalha 40 dias no perímetro rural da cidade. Cada patrulha é composta por uma escavadeira, um trator de esteira, uma pá-carregadeira, uma motoniveladora, um rolo-compactador, um caminhão-comboio, uma caminhonete e cinco caminhões basculantes.
“Deveremos receber os equipamentos da Patrulha do Campo novamente no começo de 2015 para podermos atender novamente mais estradas rurais de nosso município”, argumenta o Secretário Municipal de Agricultura, João Paulo Carretero.
Mais ações
O prefeito Dr. Sérgio ressalta que neste ano pretende voltar com o Programa Saúde da Família Rural. “Na época em que fui vice-prefeito e Secretário de Saúde havíamos colocado um ônibus que percorria a Zona Rural realizando atendimento básico para aquela população. A expectativa é que em 2015 já esteja em pleno funcionamento”, argumenta Dr. Sérgio.
Além disto, Jacarezinho também está no “Programa Caminhos do Desenvolvimento – Sucroalcoleiro”. A intenção é melhorar a infraestrutura nas estradas rurais entre as áreas de plantio da cana-de-açúcar até as usinas de processamento. “Isto também beneficiará nossas estradas rurais”, finaliza o prefeito.


Detran alerta para falsas mensagens sobre alteração nas leis de trânsito

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) orienta os usuários que mensagens falsas sobre alterações na legislação de trânsito têm circulado nas redes sociais e também estão sendo enviadas por celular. O conteúdo falso trata principalmente de reajustes de multas não realizados por órgãos oficiais de trânsito, multas inexistentes e medidas contra motoristas que não fazem a renovação da habilitação no prazo de 30 dias.
“Temos recebido diversos questionamentos de usuários, parceiros e da imprensa sobre alterações na legislação de trânsito. É importante salientar que o Detran e os órgãos de trânsito se manifestam de forma oficial para informar as mudanças. A dica é para que o usuário fique atento para não ser enganado por falsas informações”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Em alguns casos, as mensagens até contêm situações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), porém não são verdadeiras por divulgarem valores de multas que não são praticados. Vale lembrar que as infrações são divididas em quatro categorias: leve (3 pontos, R$ 53,20); média (4 pontos, R$ 85,13); grave (5 pontos, R$ 127,69); e gravíssima (7 pontos, R$ 191,54).
REAJUSTES - Recentemente, uma mensagem foi amplamente divulgada nas redes sociais relatando o reajuste do valor da multa para quem for flagrado dirigindo falando ao celular. A infração permanece sendo média com valor de R$ 85,13 e 4 pontos na CNH.
Outra infração que teve divulgação de reajuste inexistente foi a do avanço de sinal vermelho. O valor da multa é de R$ 191,54, por ser gravíssima, e 7 pontos na CNH.
EXTINTOR - Devido a alteração da carga do extintor de BC para ABC, que deve ser obrigatória a partir de 1º de abril para todos os veículos, uma mensagem envolvendo este equipamento também foi divulgada de forma equivocada. 
Não constitui infração de trânsito deixar o extintor envolto do saco plástico transparente. Entretanto, o Detran orienta o usuário, como prática de direção defensiva, deixar sem o plástico de proteção para tornar mais fácil o acionamento do equipamento em uma situação de perigo.
RENOVAÇÃO – A informação que a habilitação é suspensa ou cassada caso não seja renovada no prazo de 30 dias é falsa. O usuário pode realizar a renovação a qualquer tempo e é permitido dirigir por até 30 dias com a CNH vencida, de acordo com o CTB.
O Detran envia a notificação de renovação quando faltam 10 dias para o vencimento da CNH. A correspondência é encaminhada para o endereço do usuário cadastrado junto ao órgão, contendo a guia para pagamento da renovação e o código de acesso para agendamento de exame médico através do sitewww.detran.pr.gov.br
A clínica será sorteada aleatoriamente e o usuário tem a opção de escolher um horário que será apresentado. Após realizar o exame, a CNH será enviada no prazo de até 10 dias para o endereço cadastrado – por isso, é importante manter atualizado no Detran.
O Departamento orienta que em caso de dúvida é possível acessar o site do órgão, utilizar os terminais de autoatendimento e o Detran Fácil ou ligar para a central de atendimento no telefone 0800 643 7373. 

FONTE: ASSESSORIA DETRAN-PR

PM apreende adolescente com maconha em Cambará

Policiais Militares apreenderam na tarde de sexta-feira (16/01/2015), por volta das 15h40, um adolescente com 2kg de maconha em Cambará. Após informação, Policiais Militares apreenderam um adolescente (16 anos), que chegou de ônibus vindo de Londrina para Cambará com dois tabletes de maconha, totalizando 2kg do entorpecente. O adolescente reside em Cambará e já é conhecido no meio policial. O menor foi apreendido e encaminhado juntamente com o entorpecente para a Delegacia de Polícia.


FONTE: Policia Militar

MAIS UMA GRANDE FESTA PARA VOCÊ

A SEVEN & CASTLE APRESENTAM:
A MELHOR BALADA DE FÉRIAS DE TODOS OS TEMPOS , DIA 17 DE JANEIRO NA SEVEN #DEBUT
ACÚSTICO D3 + MARCIO E FERNANDO + INVISIBLE







Garanta hoje mesmo o seu convite em um dos pontos de venda abaixo:
Siqueira Campos - Bruno Henrique da Silva - 43 9611-0982
Jemima Dos Santos - 43 3571-4475
Thiago Rafael Coutinho Kapivara (Tigre) 43 9919-6922
Diego Faria - 43 9628-9268
Eri Siilva - 43 9609-9217
Vanessa Bueno de Godoy - 43 3571-1137
Wenceslau Braz - Caio Teixeira Santos - 43 9817-4499
Andre Pinheiro - 43 9631-0700
São José da Boa Vista - Valeria Alini - 43 9620-9938
Salto do Itararé - Andressa Domiciano - 43 8418-7999
Arapoti - Jhonatan Corsini - 43 9983-9757
Elisa Montanha de Melo - 43 9975-1757
Tomazina - Lucas Reis - 43 8806-2141
Pinhalão - Renata Fraiz - 43 8418-6105
Jaboti - Eduardo S. Chueire - 43 9937-5299
Japira - Dorfão Rodolpho Luiz - 43 9128-8606
Ibaiti - Junior Nunes - 43 9917-9390
Quatigua - João Paulo Estevam Pinheiro - 43 9962-1596
Joaquim Tavora - Jeferson Brisola - 43 9910-3895
Joaquim Tavora - Larissa - 43 9937-0306
Carlopolis - Alessandra Abucarub - 43 8804-5766
Ribeirao Claro - Loja Cosmopolita - 43 8437-0710
Santo Antonio da Platina - Rikarsom - 43 9903-6396

Tomazina registra área para construção de Parque Industrial

O Prefeito de Tomazina Guilherme Cury assinou no último mês de dezembro a desapropriação de uma área para a construção de um Parque Industrial no município. A matrícula do terreno já em nome do Poder Executivo e a área é de aproximadamente 25 hectares de frente para a rodovia PR 422.
“O projeto do Parque Industrial de Tomazina foi desenvolvido por um especialista em gestão empresarial. É um dos mais modernos e funcionais da atualidade, destacam-se nele a auto sustentabilidade, preocupação com o meio ambiente e a operacionalidade, entre outras”, destacou o prefeito Guilherme Cury na época da apresentação do projeto. O recurso de R$ 330 mil para aquisição do terreno é proveniente do Plano de Apoio aos Municípios (PAM) através do Governo do Estado.
“O nosso Parque Industrial com certeza é um grande conquista para nossa comunidade, principalmente para os trabalhadores jovens que terão aqui no município a possibilidade de arrumar um bom emprego, sem precisar deixar suas raízes. Vale destacar que a vinda dos investidores, dará um novo impulso no desenvolvimento de Tomazina”, afirma o Secretário de Governo Flávio Zanrosso.
O prefeito Guilherme Cury já destacou por diversas vezes a grande importância da vinculação do Parque Industrial de Tomazina no Programa Paraná Competitivo para os futuros empresários que virão investir no município. “Primeiro quero reafirmar que o governador Beto Richa é o grande parceiro da comunidade tomazinense, sem a ajuda dele, com certeza muitos recursos e projetos que foram disponibilizados para nosso município, não teriam vindo. Estarmos inseridos no Programa Paraná Competitivo, isso significa que teremos prioridades nas obras de infraestruturas, como a construção do trevo de acesso, disponibilização de água, instalação elétrica, entre outros. Estamos com a documentação da área em estágio bem adiantado e junto com nossa equipe estamos estudando todos os detalhes para que o projeto seja um marco na história do nosso município”, concluiu o prefeito.