Na noite da última sexta-feira (5), 180 alunos dos 5º Anos da Rede Pública Municipal de Ribeirão Claro se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Participaram da formatura, pais, diretoras, supervisoras e professoras dos formandos.
A secretária de Educação e Cultura, Cleuza Molini Ormeneze, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Henrique Molini e os vereadores Carlos Alberto dos Reis, Osmar Baggio e Altair Baggio, o comandante do 3º Pelotão da 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar, subtenente Josimar Pereira de Souza, o instrutor do PROERD, sargento Aparício Príncipe e o comandante do destacamento de Ribeirão Claro, o sargento Evandro José Faganelli, prestigiaram a solenidade.
Os alunos, ao longo desse ano, receberam orientações do instrutor do programa e educador social, soldado Sampaio. O trabalho desenvolvido pelo soldado Sampaio teve o intuito de orientar as crianças a como se manterem longe das drogas. O sucesso alcançado durante as aulas foi percebido por meio das redações produzidas pelos alunos, que retrataram com muita clareza o quanto as aulas ministradas foram importantes para eles.
Foram selecionadas as cinco melhores redações e seus autores foram premiados no evento. Maria Alice Braz Gardi da Escola Municipal José Gavioli ficou com a primeira colocação, seguida de Danieli Serafim Marcheti da Escola Municipal Professora Jovira Conti Neia (2º),
Giovana Inácio Bianqui da Escola Municipal Correia Defreitas (3º), Luiz Miguel Lopes Rojas da Escola Municipal Correia Defreitas (4º) e Bárbara Souza Silva da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar (5º).
O primeiro prêmio foi uma bicicleta oferecida pela secretaria de Educação e Cultura, que também doou livros de literatura infanto-juvenil. O secretário Lisandro José Néia Baggio ofereceu como prêmios, kits de cosméticos do Boticário e Natura.
O ponto alto do evento foi juramento solene dos formandos, que se comprometeram a manter-se longe das drogas, seguido pela entrega dos diplomas e a participação da mascote, o Leão Daren. As escolas e alunos homenagearam o instrutor com presentes. A aluna Johanna Colioni Runpf da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar, leu um poema escrito por ela mesma, em agradecimento ao Instrutor por compartilhar com eles tantas informações importantes.
O instrutor do programa e educador social, soldado Alexsandro Sampaio, compartilhou com os presentes que estava bastante desmotivado com seu trabalho na Polícia Militar e que o Proerd foi para ele “um novo ânimo”. “Com esse trabalho direto com as crianças percebi que podia realmente exercer o grande objetivo da Polícia Militar, o de valorizar e proteger a vida”, disse. "Agindo preventivamente com as crianças, com certeza colheremos bons frutos e teremos uma sociedade muito mais justa, saudável e feliz", completou.
Segundo o sargento Príncipe "quando se fala em drogas, fala-se muito de repressão, combate aos usuários e ao tráfico e pouco em prevenção, enquanto houver usuários, haverá tráfico de drogas”, alertou. “O trabalho do Proerd vem nesse sentido, diminuir os usuários e consequentemente o tráfico”, resumiu.
Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, as aulas do Proerd e a parceria com a Polícia Militar tem sido muito importante para a educação municipal. "Preparar nossas crianças para que façam as escolhas certas, para que sejam pessoas de bem é uma importante ação social”, declarou. “Um passo importante foi dado nesse ano para garantir que essa parceria continue, ao firmar o convênio com a Polícia Militar para a execução do Proerd, a Prefeitura Municipal mostra o quanto acredita no Programa”, frisou.
0 Comments:
O que você achou desta matéria???