Ribeirão Claro investe na qualificação profissional do cidadão

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Claro vem desenvolvendo várias ações integradas visando à qualificação profissional do cidadão. Só em 2014 a Secretaria Municipal da Assistência Social disponibilizou vários cursos de qualificação, alguns já finalizados e outros em andamento, beneficiando diretamente os usuários do CRAS, bem como de entidades conveniadas: APAE, Asilo e Lar da Criança. Os cursos têm sido viabilizados com recursos próprios da prefeitura e em parceria com SENAC, SENAI e PRONATEC.
As mães de crianças que frequentam o Lar da Criança “Jesus Amigo” tiveram a oportunidade de concluir dois cursos do SENAC: Confecção de Bonecas em E.V.A. e Decoupage. As aulas foram realizadas no CRAS, beneficiando 20 alunas em cada curso.
Os idosos do Asilo foram beneficiados com o Curso de Primeiros Socorros ofertado aos funcionários e ainda poderão participar do Curso de Pintura em Tecidos que já está contratado e será realizado esse ano.
Já os alunos da APAE também foram beneficiados com os cursos do SENAC de Artesanato em Feltro e Técnicas de Modelagem em Massa Biscuit. A iniciativa teve por mérito além de qualificar o aluno, valorizar a pessoa com deficiência, contribuindo com a política de inclusão social. Após a conclusão dos cursos, os alunos foram recepcionados pela Secretária Regina Margareth Nogueira Fernandes no CRAS, que foi presenteada com artesanatos confeccionados no curso. Segundo Margareth a intenção é levar os cursos contratados junto ao SENAC de Jacarezinho mais próximos das Entidades que prestam relevantes serviços a nossa comunidade.
A Zona Rural do município também foi contemplada com o Curso de Manicure e o Workshop de Tranças realizados no Distrito da Cachoeira do Espírito Santo e o Curso de Unhas Decoradas no Bairro Três Corações. Vale destacar e parabenizar o empenho os alunos dos bairros da Zona Rural que mais uma vez demonstraram comprometimento nos cursos realizados.
Em parceria com o SENAI foi concluído o Curso de Costureiro Industrial, beneficiando 20 alunos. Também pelo SENAI está em andamento o curso de Auxiliar de Marceneiro com previsão de término em dezembro e o Curso de Pedreiro, vinculado ao PRONATEC, no qual o aluno ainda recebe uma ajuda de custo por aula assistida. A parte prática desse curso beneficiará diretamente o município com a construção de um edifício a ser utilizado como almoxarifado.
Já em parceria com o SENAC foram realizados os cursos de pizzaiolo, bartender e atendente de lanchonete na Carreta de Gastronomia do SENAC. A estes alunos ainda foi viabilizada visita às instalações do empreendimento Ponta das Garças. Ainda no sentido de promover pessoal qualificado a atender a vocação turística do município, a prefeitura conseguiu gratuitamente com o SENAC o curso de Inglês aplicado aos Serviços Turísticos atendendo a demanda de empresários do ramo que pretendem contratar pessoas da própria cidade.
Também gratuitamente o SENAC disponibilizou duas turmas do Curso de Operador de Computador, à tarde na Biblioteca Cidadã e à noite no Centro Social. O CRAS ainda disponibiliza o curso de Iniciação à Informática para Idosos no Centro Social, duas vezes por semana.
Nesse mês de novembro está sendo realizado o Curso de Corte e Escova na Unidade nova do SENAC, situada na Rua Luis Carlos Paraná, quase esquina com a Avenida das Palmeiras, que além de qualificar os alunos, também atenderá gratuitamente à população com os serviços dos mesmos.
Aqueles que pretendem investir em si mesmos, a Secretaria Municipal de Assistência Social informa que em meados de dezembro se iniciarão às inscrições para os cursos de Confeitaria e Panificação a serem realizados na Carreta Nova de Gastronomia do SENAC que ficará no município por três meses.

Esse esforço do Prefeito Geraldo Maurício Araújo em levar qualificação, conhecimento e informação aos idosos, pessoas com necessidades especiais, usuários do CRAS, da cidade e do campo em várias modalidades visa à melhoria de qualidade de vida da população com a possibilidade de uma geração de renda maior para a família, bem como o aumento da autoestima do cidadão que se percebe como ator da transformação de sua própria realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???