Todo ano, na época de matrículas na Escola Municipal Sagrada Família em Santo Antônio da Platina, o cenário é o mesmo: fila de pais de alunos à espera de uma vaga no estabelecimento. Este ano, a instituição ofereceu quase 100 novas vagas, e antes do período das matrículas, os interessados foram avisados que deveriam levar toda a documentação exigida em mãos, para que o processo fosse agilizado. Como o critério era atender por ordem de chegada, muita gente passou a noite na porta para garantir o lugar. Alguns levaram cadeiras e cobertas.
A diretora irmã Leonora Alencar, disse que fica apreensiva com essa situação. “Vou lá fora e converso com as pessoas. Explico o número de vagas e as condições, mas ninguém vai embora na esperança de sobrar alguma para seus filhos”, contou explicando que se a documentação exigida não for entregue corretamente, a pessoa perde a vaga na mesma hora, mesmo que esteja no começo da fila. “É por isso que os demais vão ficando. Pode acontecer de pessoas que estão na frente não consigam o lugar”, considerou.
As crianças que estudam na escola fazem a rematrícula algumas semanas antes e não é preciso entrar na fila. “Para o aluno que já frequenta nossa escola a matricula é automática’, avisou.
Para a irmã, a preferência pela Sagrada Família não tem uma explicação consistente. “Não sei explicar. É uma escola particular, cobramos matricula e mensalidade, e não vejo essa movimentação nas outras. Acho que um dos motivos é a confiança que os pais têm em nosso trabalho. Não me sinto orgulhosa. Me sinto honrada por merecer essa confiança”, comentou.
Além do reconhecimento público, a irmã Leonora disse que a escola trabalha com professores altamente preparados. “Só contratamos pedagogos pós graduados e também mantemos uma neuropsicopedagoga que atende problemas individuais dos alunos, e em consonância com os pais. Nossos profissionais participam de formações continuada mensalmente. Usamos uma apostila por ano, mas também aproveitamos conteúdos interessantes da internet, mantendo nossos alunos atualizados com tudo o que acontece”, contou.
A escola atende pouco mais de 200 alunos entre os três e cinco anos divididos nos períodos da manhã e tarde. A irmandade que dirige o estabelecimento é da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família.
Em 2015, as aulas começam dia 3 de fevereiro, mas no dia 30, toda a equipe estará na escola para receber os pais, que devem levar os materiais pedidos. “É uma acolhida fervorosa. É o dia que todos se conhecem e se confraternizam”, contou a diretora.
FONTE: Gladys Santoro
FOTO: Antônio Picolli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???