A equipe da Associação Ribeirão-Clarense de Canoagem (ARCCA) organizou uma limpeza na Prainha da Cachoeira no dia 29 de outubro. A iniciativa teve o objetivo de reverter os danos causados à natureza e ajudar na preservação dos recursos naturais do município. Após o final do trabalho, a diretoria da ARCCA promoveu uma confraternização entre atletas, diretores e técnicos.
A associação tem desenvolvido trabalhos semelhantes durante o ano no município, tanto para conscientização da população quanto para reverter os danos causados pelo descarte de lixo em local inadequado. O mesmo trabalho foi feito no entorno do lago artificial do Parque Ecológico Salomão Sogayar.
Segundo o técnico da ARCCA, Rodrigo Jorge, as consequências devastadoras causadas pelo homem no meio ambiente crescem gradativamente. “[Isso acontece por] falta de conhecimento, desde de crianças escutamos falar que a água acabaria se não fosse preservada, mas ninguém creditava que isso poderia acontecer de verdade, no entanto está aí, acontecendo em várias cidades”, disse.
Para ele, o trabalho com as crianças e adolescentes é essencial para reverter o quadro calamitoso enfrentado em muitas cidades. “Todas as crianças e professores envolvidos fizeram a limpeza com satisfação”, lembrou. “Nossa cidade por ser uma cidade pequena não está fora desse grupo de risco, pois nas represas já nota-se grande baixa da água”, alertou. “Todos deveriam tomar consciência desse grande mal e valorizar o meio ambiente, principalmente a água, essencial para a vida do ser humano”, completou.
De acordo com ele, a utilização da represa Xavantes como local de treinamento agrega ainda mais responsabilidade sobre a equipe. “Com tudo isso acontecendo a equipe de canoagem de Ribeirão Claro se sensibilizou e resolveu fazer seu papel, pois o lugar em que mais gostamos de ficar é na água, por isso fizemos uma limpeza geral nas margens, barrancos, dentro e fora da agua”, declarou. “Temos que cuidar desse nosso paraíso, pois caso contrário, amanhã não teremos água para beber, quem dirá para poder se divertir nela”, alertou.
Depois de terminado o trabalho, todos os atletas e diretores da ARCCA participaram de uma confraternização que contou com almoço, voleibol, futebol, corrida e atividades na água. “Professores e alunos se divertiram muito na água, tudo com muita segurança, todas crianças entram de coletes, e supervisionadas o tempo todo por quatro professores e o presidente da ARCCA Ruy Edson”, explicou “Gostaria de agradecer a presença de todos os atletas dos projetos, e também a todos os pais que incentivam a prática esportiva dos filhos, pois o primeiro passo depende primeiramente de nós, se queremos ver quem amamos bem, o esporte certamente proporciona isso a cada um que nele se apaixona”, concluiu.
FONTE: Diógenes Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???