Campanha contra Polio começa com carreata com “Família Gotinha”

A 35ª Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite teve inicio na manhã desta sexta-feira (7) em Jacarezinho com uma carreata com os personagens da “Família Gotinha” que percorreram diversas ruas da cidade em uma caminhonete do Corpo de Bombeiros, seguidos por vários carros da Secretaria Municipal de Saúde.
A vacinação em si, começará neste sábado (8), quando será o dia “D” em Jacarezinho, assim como também acontecerá no dia 22, outro dia “D” da campanha. Estas datas são as de mobilização nacional. Neste ano o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde é que lança a campanha.
Nesta campanha a população alvo são crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, portanto, (4 anos, 11 meses e 29 dias). De acordo com Suelene Manfre Francisco de Oliveira, Diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Jacarezinho, os pais e responsáveis devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber as vacinas e atualizar a caderneta de vacinação.
Doença
Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.
A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.
Sintomas
O período de incubação varia de 5 a 35 dias, com mais frequência entre 7 e 14 dias. Na maioria dos casos, a infecção pelo vírus da poliomielite pode ser assintomática. Isso não impede sua transmissão, pois é eliminado pelas fezes e pode contaminar a água e os alimentos. Quando se manifestam, os sintomas variam de acordo com a gravidade da infecção.
Nas formas não paralíticas, os sinais mais característicos são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite. Na forma paralítica, quando a infecção atinge as células dos neurônios motores, além dos sintomas já citados, instala-se a flacidez muscular que afeta, em regra, um dos membros inferiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???