Cambará tem Plano de Cargos e Carreiras depois de 90 anos

Os cerca de 750 servidores de todas as categorias da prefeitura de Cambará agora contam com um Plano de Cargos e Salários.No dia primeiro de dezembro serão pagos os primeiros salários já dentro da nova formatação.Os últimos detalhes foram tratados semana passada entre o prefeito João Mattar(foto) e a promotora Kele Bahena,chefe do Núcleo Regional de Trabalho de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro.
"É a realização de um sonho, pois sempre tínhamos essa vontade de que os funcionários públicos tivessem uma valorização na carreira, para que possam se aposentar depois de muitos anos dedicados ao município com dignidade;os trabalhadores da prefeitura fazem o trabalho diário independente de divergências políticas e isso deve ser defendido de maneira vigorosa",afirma Mattar.
Ele passou momentos difíceis e tensos por conta das demissões que foi obrigado a fazer, mas acredita que, com o passar dos anos, todos irão apoiar a iniciativa histórica(o município completou 90 anos em setembro deste ano), "quando se entra numa empresa privada ou num órgão público precisamos planejar e ter metas, isso não acontecia antes",lembra.
Até o início do século passado, as terras às margens do Alambari eram raramente visitadas, até mesmo por caçadores em busca da caça farta existente na região. Depois, a exuberância da terra, a descoberta da madeira de lei e a abundância da árvore denominada Cambará, própria das terras roxas e férteis apropriadas para o cultivo do café, fez com que a região tivesse um fluxo muito grande de pessoas, principalmente de imigrantes japoneses. A notícia da fertilidade do solo da região rapidamente se espalhou, dando conta que “ali o dinheiro se tirava até de árvores, que se raspava com o rodo, pois esta era, realmente, a verdadeira terra da promissão."
No ano de 1904, instalaram-se então na margem do ribeirão Alambari várias famílias, dando início a um povoado de nome Alambari. Quatro anos depois, o Coronel Joaquim Severo Batista doou dez alqueires de terras à margem esquerda do Ribeirão Alambari, para as famílias construírem suas casas.E assim o povoado sobreviveu com grandes lavouras de café.
Foi denominado Cambará, devido a grande quantidade de um arbusto de nome Cambará. Foi oficializado em 21 de setembro de 1924, desmembrado do município de Jacarezinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???