Animais continuam sendo abandonados em Jacarezinho

O abandono de animais de estimação pelas ruas e casas de Jacarezinho está mais do que comum. A maior parte do abandono são de gatos, onde as fêmeas estão prenhas ou com ninhadas. Mesmo com a cultura que se inplantou no Brasil de que os pets já são como um membro da família, muitas pessoas ainda pensam só em si e abandonam animais indefesos sem alimentação e proteção.
Em Jacarezinho, a Organização Não Governamental (ONG) Bicharedo trabalha com os animais para auxiliá-los, mas seu principal foco é a conscientização das pessoas que mantém animais domésticos sob sua guarda. “Ainda é preciso investir em educação ‘pró animais’”, relata a veterinária e voluntária da ONG, Thereza Cristina Duque.
Ainda segundo a veterinária municipal, é preciso partir de dois princípios básicos pra diminuir os animais nas ruas da nossa cidade. “O primeiro é a educação (exercer a posse responsável) e o outro a castração dos animais para evitar novas crias. Estamos fazendo palestras na rede municipal para os 4º e 5º anos, sobre a posse responsável, onde passamos um filme (Fulaninho, o cãozinho que ninguém queria - do Instituto Nina Rosa), e entregamos também uma apostila feita pela prefeitura municipal em parceira com a ONG Bicharedo", explicou uma das ações.
Thereza explica ainda que as castrações são feitas, “tanto quanto é possível, nos animais pra adoção por um custo mais baixo por um "convênio" com algumas clínicas veterinárias”, disse a profissional. “Nosso grande desafio esse mês são as adoções de gatos, já que tivemos muitos casos de ninhadas encontradas em situações de alto risco, a maioria delas está sob cuidados de voluntários e esperam por um lar definitivo”, diz.
Gatos
Conhecidos por sua independência, os gatos, são sim animais carinhosos, dóceis e se apegam muito aos seus donos; diferentemente dos cães sua confiança e afeto precisam ser conquistados. Cada felino é único e se você "conquistar" o seu, será um amor pra vida toda!
Animais de estimação
Se analisarmos a história, veremos que o ser humano evoluiu muito no seu relacionamento com as outras espécies. Hoje, os pets ocupam um espaço crescente nas famílias. Gastos com ração e cuidados veterinários passam a fazer parte do orçamento doméstico e muita gente enxerga seu cão ou gato como membro da família.
Porém o abandono ainda é um grande problema. Fêmeas prenhes e ninhadas indesejadas continuam sendo "descartadas", apesar da repulsa por parte da sociedade, que se indigna fortemente quando vêm à tona casos de crueldade ou maus tratos. As redes sociais são um bom termômetro dessa mudança de mentalidade, com campanhas intensas por "justiça" sempre que um animal é vitimado de maneira brutal.
Entrem em contato com a Ong Bicharedo para conhecer mais sobre nosso trabalho,doações e adoções pelo nosso facebook: ong.bicharedo.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???