Reservatório da Usina Chavantes opera com um terço da capacidade

O calor excessivo e o baixo volume de água de chuva estão alterando a paisagem da região. Turistas que frequentam cidades como Carlópolis e Ribeirão Claro - banhadas pela represa da Usina Hidrelétrica Chavantes de concessão da empresa Duke Energy Geração Paranapanema - já estão percebendo o surgimento de bancos de areia, antes submersos. 
Segundo a assessoria de imprensa da Duke Energy, o nível do reservatório Chavantes se encontra hoje com 32,55% do volume total, ou seja, está operando com um terço da sua capacidade. Apesar de tão baixo, para a geração de energia elétrica essa quantidade não afeta a operação. Segundo informações da empresa, em 2010, o reservatório de Capivara (SP) chegou a ficar com menos de 14% do normal, e mesmo assim não faltou eletricidade naquela região. 
Apesar de a energia estar garantida, a pouca água na represa atrapalha o turismo. A vegetação que costumeiramente fica submersa, assim como bancos de areia e pedras estão ficando cada vez mais expostos e podem trazer transtornos para banhistas e pilotos de lanchas, jets ski e outras embarcações. 
Segundo a assessoria de imprensa da Duke Energy em Presidente Prudente, os reservatórios que antigamente eram usados apenas acumular água de chuva para ser usada em época de seca, hoje têm múltiplas funções e são utilizados até no desenvolvimento de algumas atividades profissionais, como a piscicultura e irrigação de plantas, o que também colabora para manter o nível do reservatório baixo.
O acúmulo de água de chuva nos reservatórios tem se tornado problemático já há alguns anos. O calor e a seca de dezembro de 2013 baterem o recorde histórico da Duke Energy, o que significa que desde 2013 o reservatório vem permanecendo abaixo do normal. 
A esperança de melhora sempre vem com o mês de novembro, quando as chuvas costumam voltar com força total, mas a empresa espera também que elas ocorram nos rios afluentes para que eles despejem o excesso no Paranapanema.
A Usina Hidrelétrica Chavantes atende 15 municípios entre o Estado de São Paulo e Paraná. No Paraná, as cidades banhadas pela represa Chavantes são Carlópolis, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santana do Itararé e Siqueira Campos, num total de 1.085 quilômetros lineares de borda de reservatório de acumulação. A área total ocupada é de 400 quilômetros quadrados.

Duke Energy 

Há 15 anos a Duke Energy Geração Paranapanema S.A. – subsidiária da Duke Energy Corp, maior companhia do setor energético dos Estados Unidos – atua na produção e comercialização de energia elétrica por meio da administração de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do Rio Paranapanema: Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Capivara, Taquaruçu, Rosana, Canoas I e Canoas II (estas últimas, operadas em consórcio com a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA). Com capacidade total instalada de 2241 MW, a companhia é considerada uma das maiores geradoras privadas do País, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), respondendo, aproximadamente, por 2% da energia total produzida no Brasil.
Segundo censo do IBGE de 2010, 97% da população brasileira tem energia elétrica em seus domicílios, o que significa que esse é o serviço mais abrangente de todo o País. 

FONTE: Gladys Santoro - Jornal Tribuna do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???