Os alunos, professores, e funcionários da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar, já estão utilizando os novos tablets. Cadernos, lápis, borrachas, livros, quadro negro e o giz, foram substituídos por algumas horas por aulas por tablets e a Lousa Digital. Os equipamentos foram doados pela Editora Positivo e fazem parte da sala digital itinerante que percorrerá todas as escolas municipais seguindo um cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Educação até o final do ano letivo. As melhorias fazem parte do programa de investimentos para modernização da educação de Ribeirão Claro, projeto presente no plano de governo do prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV).
Os professores utilizaram os tablets para enriquecer as aulas e tiveram como resposta um aumento no interesse e motivação dos alunos com relação às aulas. Os estudantes usaram os tablets para a realização de pesquisas, treino ortográfico, visualização de fotos e filmes, pesquisas de voz leitura e jogos pedagógicos. Todas as atividades realizadas utilizando os novos aparelhos foram agregadas aos conteúdos programados para a semana incluindo primavera, trânsito, árvore e livro da Editora Positivo).
O tablet roda Android, um sistema operacional que equipa celulares e tablets, com uma loja de aplicativos que conta com milhares de títulos. Também foi apresentada para os alunos a Lousa Digital, que funciona como uma tela de computador sensível ao toque. Para integrar as ferramentas tecnológicas aos conteúdos em sala de aula uma parceria foi feita entre todos os professores do estabelecimento de ensino. O material também foi disponibilizado para as funcionárias para a realização de pesquisas.
Segundo a diretora Maria Donizeti Brambilla Prado e coordenadora pedagógica Luciane Cirelli Denobe Lourenço, o ingresso dos aparelhos fomentou o aprendizado na escola. “Foram momentos de descobertas e aprendizados para todos”, resumiu a coordenadora. “É emocionante ver o brilho no olhar dos alunos nos dizendo o quanto gostaram e nos questionando quando vamos ter aulas utilizando a tecnologia novamente”, descreveu a diretora. “A educação é o maior agente de transformação de uma nação e assim como o ser humano, ela tem que estar em constante evolução”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???