Cambará comemora desenvolvimento industrial e urbano nos 90 anos

Cambara comemorou no último domingo, 21, 90 anos ostentando números invejáveis para qualquer cidade do interior com menos de 50 mil habitantes. São números que colocam Cambará, de pouco mais de 25 mil habitantes, como uma das cidades brasileiras de maior destaque quando o assunto é planejamento. 

Estudo Instituto Brasileiro de Estudos Especializados (Ibrae), com sede no Rio de Janeiro mostra que Cambará tem 10% das suas ruas e avenidas asfaltadas e 97% de cobertura de saneamento básico, índices de cidades do primeiro mundo. 

E se há planejamento os investimentos também aparecem. Apesar de estar em uma região predominantemente agrícola, tem sua principal fonte de renda proveniente do setor terciário. Hoje a cidade conta com 90 estabelecimentos de atividades industriais, 645 estabelecimentos comerciais, 518 empreendimentos individuais e 492 prestadores de serviços. Neste emaranhado de empresas, as indústrias de maior porte geram de cerca de três mil empregos, entre elas a Yoki Alimentos, que gera cerca de 1,2 mil empregos; seis empresas de serviços em metalurgia, que geram uma média de 200 empregos cada uma; Panco 
Alimentos, que emprega 250 funcionários; a empresa Certano Atacadista, que gera em torno de 280 empregos diretos e indiretos e a Cooperativa Integrada, que conta com mais 120 funcionários. 

Se há emprego e excelente qualidade de vida a população aumenta. Em apenas quatro anos a cidade registrou um aumento populacional de 8%. O crescimento de Cambará também causou um fenômeno só visto nas regiões metropolitanas: o crescimento populacional de cidades vizinhas. 

Para o prefeito da cidade, João Mattar Olivato (PSB), o crescimento da cidade é o resultado dos da aplicação de recursos públicos, que oferece infraestrutura e serviços de acordo com as necessidades da população, somado aos investimentos de empresas e empresários que enxergam na cidade uma oportunidade para ampliar seus negócios. “Preciso reconhecer que são anos de investimentos, mas a atual administração está fazendo a sua parte e investindo pesado em várias áreas para garantir cada vez mais qualidade de vida”. 

FONTE: Dayse Miranda - Jornal Tribuna do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???